Para simplificar a vida Inter Bank

Portabilidade de salário: saiba como receber no Inter

Publicado em 16/04/2021

Se você já teve que abrir uma conta só para receber o salário e depois passou pelo trabalhoso processo de solicitar a portabilidade para o banco que realmente utiliza, sabe o que é perrengue, não é mesmo?

Mas, depois da implementação das novas regras da portabilidade de salário lá em 2018, o processo ficou bem mais simples. Para saber como ela é feita aqui no Inter e tirar outras dúvidas, só continuar a leitura.

O que é portabilidade de salário?

Desde 2 de abril de 2007, está em vigor a determinação do Banco Central que obriga as instituições financeiras a realizarem a transferência de salário para outra instituição, mediante a solicitação do cliente, sem cobrar nenhuma taxa.

É importante ressaltar que este é um direito garantido ainda que você tenha algum tipo de financiamento ou empréstimo com o banco contratado pela sua empresa. O que acontece neste caso é que antes de ser feita a transferência para a conta indicada, o valor referente ao crédito poderá ser descontado em folha, desta forma você receberá somente o valor restante.

Ou seja, mesmo que você receba o salário por meio de um banco indicado pela sua empresa, pode passar a receber por outra instituição que você já tem conta e que tenha mais vantagens como correntista.

O que mudou no processo de solicitação de portabilidade?

Em vigor desde 1° de julho de 2018, as novas regras da portabilidade de salário, que estão definidas na Resolução 4.639/2018, proporcionaram mais opções e comodidade aos usuários deste serviço.

Mas afinal, o que mudou no processo de portabilidade de salário?

Antes, você precisava solicitar ao banco da conta em que era depositado seu salário a transferência dos recursos para outra conta. Agora, é muito mais simples!

Você faz o pedido de transferência diretamente na instituição de preferência, que informará ao banco em que sua empresa possui convênio para onde os depósitos devem ser direcionados dentro do prazo determinado.

Em quanto tempo você recebe o dinheiro?

Seguindo as normas estabelecidas pelo Banco Central, aqui no Inter o serviço de portabilidade de salário é prestado sem que seja cobrada nenhuma tarifa.

Concluído o processo de portabilidade, a transferência do dinheiro acontece assim:

1. A empresa depositará seu salário na conta do banco escolhido por ela;

2. Automaticamente, essa instituição repassará o valor integral do salário para o banco que você indicou ao solicitar a portabilidade;

3. Em até 12 horas, as instituições devem concluir essa transação, garantindo assim que você receba o salário normalmente na data de pagamento praticada pela empresa em que trabalha.

Porque solicitar portabilidade de salário para o Inter?

Já imaginou ter uma conta sem todas aquelas coisas que incomodam? Tarifas, burocracias, asteriscos no rodapé da página e complicações? Não precisa ficar só na imaginação, no Inter é assim!

100% digital e gratuito, simples e transparente, sem filas e sem anuidade do cartão.

Ao solicitar a portabilidade de salário para o Inter você tem o controle das suas finanças na palma da mão e ainda conta com uma plataforma completa que te oferece diversas outras possibilidades em um só app: shopping com cashback, seguros, plataforma de investimentos e muito mais!

Seja pelo aplicativo ou Internet Banking é possível realizar transações, conferência de extrato e ainda ter acesso a um menu completo de serviços financeiros, tudo de forma fácil e segura.

Se ainda não é cliente do Inter, abra já sua conta digital gratuita e peça a portabilidade de salário, e se já é um correntista solicite agora o serviço, é simples e rápido!

Como solicitar a portabilidade?

No Inter, em poucos segundos você pede a portabilidade de salário e começa a receber seu dinheiro em uma conta digital totalmente gratuita.

Se você já for correntista, basta seguir as instruções abaixo:

Pelo App:

  • Acesse o App e vá à opção “Portabilidade de Salário”;
  • Preencha as informações da sua empresa e do Banco de origem. Caso tenha dúvidas relacionadas a estes dados entre em contato com o RH da sua empresa e peça orientação;
  • Confirme as informações e procedimento;
  • Realize a autenticação da operação com a senha de 4 dígitos do seu cartão ou com o código enviado por SMS/E-mail.
Portabilidade de salário

Pelo Internet Banking:

  • Acesse o Internet Banking e vá à opção “Serviços” > “Portabilidade de Salário”;
  • Preencha as informações da sua empresa e do Banco de origem. Caso tenha dúvidas relacionadas a estes dados entre em contato com o RH da sua empresa e peça orientação;
  • Confirme as informações e procedimento;
  • Realize a autenticação da operação com a senha de 4 dígitos do seu cartão ou com o código enviado por SMS/E-mail.

Pronto!

O prazo para processar o seu pedido, a partir do recebimento da solicitação, é de 5 dias úteis.

Como é necessária também a aprovação do Banco Central, a conclusão de todo o processo pode acontecer em até 15 dias úteis, após o recebimento da sua solicitação.

Além da portabilidade de salário, no Inter é possível solicitar o mesmo serviço para aposentadoria, caso ela já seja creditada em alguma instituição bancária. No entanto, é importante ressaltar que não possuímos convênio com o INSS para recebimento direto da aposentadoria.

Se você ainda não é correntista do Inter e deseja fazer a portabilidade para nossa conta digital, é só abrir a sua conta e fazer a solicitação.

Atenção!

Um dos principais motivos de reprovação do cadastro são os erros na hora de digitar CNPJ da empresa pagadora e o CPF do próprio correntista. Por isso, é importante checar junto ao RH da empresa o CNPJ correto e ficar atento ao digitar os números.

Além disso, muitas empresas possuem filiais e, por isso, mais de um CNPJ e ao digitar o número errado o seu cadastro pode ser negado pelo banco de origem.

Outras solicitações de portabilidade podem ser negadas pelo banco de origem, por critérios definidos pela própria instituição.

Para que você não passe por isso, sugerimos que antes de realizar o pedido de portabilidade para a Conta Digital do Inter, verifique se está utilizando produtos como cartão de crédito, cheque especial, ou até mesmo aplicando o seu dinheiro no banco de origem. Estes podem ser alguns dos motivos para a reprovação da sua solicitação de portabilidade de salário.

Simplifica com o Inter

Ao solicitar a transferência para o Inter o seu dinheiro é depositado em uma conta 100% digital gratuita e cheia de vantagens.

Faça a sua portabilidade de salário para o Inter e simplifique!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a portabilidade de salário no Inter? Deixe sua pergunta nos comentários.

Gostou? Compartilhe

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos