O Pix foi lançado há menos de um ano e em pouco tempo se tornou um dos meios de pagamento favorito dos brasileiros. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto, como, por exemplo: “Posso ter Pix em mais de um banco?”.

A resposta para essa pergunta você confere agora!

Pix x Chaves Pix

Antes de mais nada, é importante diferenciar Pix de Chaves Pix, porque é aqui que muita gente se confunde!

O Pix é o meio de pagamento do Banco Central que conecta as instituições financeiras, é por meio desse sistema que o cliente faz a transação. Já a Chave Pix é uma informação do cliente, que pode ser CPF, e-mail ou telefone, que é usada para fazer a transferência de valores no lugar dos dados na conta, porém ela não é obrigatória. 

Moral da história: dá para fazer Pix com os dados da conta, assim como já funciona com TED e DOC. Sendo assim, você pode usar o serviço em mais de um banco.

Quantas chaves Pix posso ter?

Embora as chaves Pix não sejam obrigatórias, a gente recomenda o uso delas por dois motivos: simplicidade e segurança. Simplicidade porque você não precisará mais passar ou solicitar os dados da conta toda vez que quiser fazer uma transferência; e segurança porque as chaves servem para camuflar seus dados bancários e reduzir os erros nas operações.

Cada cliente pessoa física pode ter até 5 chaves por conta, são elas: e-mail, CPF, celular e uma chave aleatória. No caso de e-mail e celular é possível cadastrar mais de um dado, desde que não ultrapasse o limite de chaves estabelecido.

Por exemplo, você pode cadastrar CPF, e-mail, chave aleatória e telefone em uma instituição, e cadastrar endereço de e-mail e número de telefone em outra instituição, desde que os dados fornecidos sejam diferentes. Nesses casos, só é importante ter cuidado para não passar os dados errados para quem for fazer a transferência, isto é informar a chave de uma instituição quando quiser que o dinheiro caia na outra.

Já o cliente que tem a conta PJ poderá cadastrar até 20 chaves por instituição.

Posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Como mencionamos anteriormente, existe a possibilidade de cadastrar o mesmo tipo de chave em mais de uma instituição, desde que os dados informados sejam diferentes. Essa possibilidade vale para os clientes que têm mais de um número de celular ou mais de um endereço de e-mail.

E tem ainda a chave aleatória, um código de 32 caracteres aleatórios gerado pelo sistema do Pix, que você pode gerar em quantas instituições quiser.

É importante lembrar que depois de cadastrar a informação em uma instituição você não poderá usá-la como chave em outra, a não ser que solicite a portabilidade. Por isso, para cadastro de informações únicas como o CPF, privilegie a instituição financeira que você utiliza mais.

>> Veja como solicitar portabilidade da sua chave Pix.

Quer saber mais sobre o Pix? Esses artigos também podem te ajudar:

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como agendar um Pix com sua conta?

Veja o passo a passo para usar a funcionalidade ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Pix tem limite de valor?

Entenda tudo nesse post! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O Pix é mesmo gratuito?

Entenda mais!...

Leia mais
Para o empreendedor
Pix para empresas: saiba como funciona

Entenda como funciona esse meio de pagamento e as vantagens que sua empresa terá com...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Pix é Seguro? Veja As Medidas De Segurança do Banco Inter!

A pergunta que não quer calar é: O Pix é seguro? ...

Leia mais