Nasce um filho, e com ele uma série de preocupações com o futuro. Isso é fruto do desejo genuíno de todo pai de garantir uma vida de qualidade para as futuras gerações. Uma das formas de acalmar esses pensamentos é fazer uma poupança para os filhos. 

E para quem ainda não faz investimentos pensando no futuro, guardar um dinheirinho desde o começo da vida deles é uma forma de garantir uma verba para arcar com custos que fazem parte da formação dos pequenos. 

A seguir vamos te dar mais detalhes sobre esse investimento e explicar como o Inter pode te ajudar na prática, confira!

O que é uma poupança para filhos?

A poupança para filhos é uma forma de economizar no presente para atender as necessidades do futuro.

Funciona assim: Você deposita mensalmente na poupança - ou quando preferir - uma quantia na conta e esse valor vai rendendo com o tempo. Quando precisar, basta fazer uma solicitação para resgatar o dinheiro e usá-lo como quiser.

Na maior parte dos casos esse investimento é revertido nos estudos - escola, faculdade, intercâmbio, curso de idiomas, etc. Mas a verdade é que isso varia de acordo com a situação de cada família, afinal não tem jeito certo de usá-lo.

Vale a pena abrir uma conta poupança para filhos?

Poupar é sempre um ótimo hábito, melhor ainda quando isso é feito desde o comecinho da vida, né? Além de ser uma forma de garantir oportunidades no futuro, abrir uma conta poupança para os filhos é também uma maneira de ensinar os pequenos o valor do dinheiro, para que eles possam dar continuidade a esse projeto quando adultos.

Quando eles são muito novos isso pode ser feito por meio de jogos e brincadeiras que exercitem o "saber esperar," e as recompensas que isso traz. Para os mais velhos, um recurso muito utilizado para ensinar educação financeira é a mesada educativa.

Quanto rende a poupança?

Quem estabelece o rendimento da caderneta de poupança é o Banco Central, por isso ele é o mesmo para todas as intuições financeiras – cuidado para não se enganar com falsas promessas. Além disso, é importante saber que a sua rentabilidade é atrelada à taxa Selic hoje, que é a taxa básica de juros da nossa economia.

Atualmente o rendimento da poupança é calculado da seguinte forma:

  • Selic acima de 8,5% ao ano: aplicação rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR)
  • Selic igual ou menor a 8,5%: aplicação rende 70% da Selic + TR.

Logo, quando a taxa de juros está alta a poupança rende mais, e quando ela cai o rendimento da caderneta também diminui.

O Inter tem conta poupança para filhos?

O Inter nasceu para simplificar a sua vida, e nesse momento não seria diferente. Aqui você não precisa ter duas contas para objetivos diferentes. Através da sua conta digital corrente você consegue fazer aplicações constantes na poupança, de forma totalmente gratuita. 

Para os pequenos a lógica é a mesma, a diferença é que eles fazem isso por meio da Conta Kids, que é a conta do Inter para crianças e adolescentes com até 18 anos. Além de ser uma forma de dar mais autonomia para o seu filho, e ensiná-lo desde cedo a cuidar do dinheiro, a Conta Kids também oferece as vantagens de ser cliente Inter.

Vantagens da conta kids

Toda conta acompanha um cartão habilitado apenas na função débito personalizado com o nome do seu filho. Isso porque a lei permite que somente maiores de 18 anos ou menores emancipados podem ser titulares de um cartão de crédito

Com ela é possível acessar o Inter Shop, a loja virtual do Inter. Essa é uma forma de começar a ensinar desde cedo a poupar dinheiro para comprar algo do interesse, e ainda a saber aproveitar oportunidades para pagar mais barato e ganhar cashback.

A Conta Kids também permite acesso direto a Inter Invest, a plataforma de investimentos do Inter. Assim você também pode ajudar seu filho a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Você votou e neste Inter Responde vamos te contar as vantagens da Conta Kids do Inter: cartão de débito, investimentos, compras com cashback e muito mais.

Como abrir uma conta poupança para filhos no Inter?

Abrir uma conta para menores de idade é tão simples e rápido quanto abrir uma conta digital comum no Inter, olha só:

Pelo Celular

  1. Baixe o aplicativo do Inter;
  2. Se for o primeiro acesso, clique em Abrir conta gratuita;
  3. Forneça os dados solicitados;
  4. Com sua conta criada, ou caso já tenha uma, clique na opção Trocar ou Abrir Conta e depois em Abra uma conta gratuita;
  5. Prossiga com o preenchimento das informações, normalmente.

Pelo Computador

  1. Acesse o Internet Banking;
  2. Clique em Abra sua conta gratuita;
  3. Preencha as informações solicitadas;
  4. Baixe o aplicativo e continue o processo de cadastro por ele.

Como investir na poupança?

Chegou a hora de colocar a mão na massa e saber como aplicar o dinheiro na poupança através do Super App. Para isso basta seguir as orientações:

  1. Acesse sua conta;
  2. No menu de opções selecione “Poupança”;
  3. Preencha o campo “Quanto você quer guardar” com o valor desejado;
  4. Clique em "Investir".

Pronto! Agora é só deixar esse dinheiro quietinho e deixar a mágica acontecer.

Não deixe para depois o que você pode começar agora. Abra uma conta kids para seus filhos e ensine desde cedo que quem poupa sempre tem!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Investir na poupança ainda vale a pena?

Entenda os benefícios dessa aplicação e confira outras alternativas vantajosas ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Qual é a diferença entre conta corrente e poupança?

Conhecidas dos brasileiros as duas contas são simples de abrir e de mexer; confira como...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Quanto rende a poupança hoje, por mês e ao ano?

A poupança é a porta de entrada de muita gente no mundo dos investimentos. Saiba...

Leia mais