Na hora da entrevista de emprego, surge uma questão que gera diversas dúvidas: o que responder como pretensão salarial?

Afinal, mesmo que seja uma vaga que gere interesse, é importante que a compensação esteja de acordo com as suas expectativas e com a realidade da sua área de atuação.

Continue a leitura e saiba como lidar com esse detalhe da sua busca profissional.

O que é pretensão salarial?

Assim como o próprio nome já insinua, pretensão salarial é o quanto você pretende receber em troca do seu trabalho. Ter esse valor definido pode ajudar no momento de localizar quais oportunidades são mais vantajosas e até servir de negociação na proposta.

É levando em conta a pretensão salarial dos candidatos que muitas empresas definem qual será o salário bruto do cargo. Além disso, dependendo do perfil do candidato, a pretensão pode estar muito acima ou abaixo do valor de mercado e isso influenciará na decisão final do processo de seleção.

Geralmente, o contratante irá perguntar sobre isso em etapas mais avançadas da seleção, como na entrevista. Ou seja, não precisa adicionar a pretensão salarial no currículo. Exceto quando o próprio processo seletivo da empresa solicite isso no momento da candidatura, aí sim você adiciona o valor junto a demais informações.

O que responder como pretensão salarial?

Para responder essa dúvida, separamos 5 dicas de como definir sua pretensão salarial. Olha só:

1. Analise a situação do seu setor no mercado

Na hora de escolher a sua pretensão salarial é importante observar qual a situação do seu setor no mercado. Com um panorama geral, você não se distancia do valor médio pago pela sua função e evita ser desconsiderado do processo seletivo por conta disso. Além disso, alinha suas expectativas em torno da vaga e pode utilizar como argumento em um momento de negociação.

2. Considere o tamanho da empresa

Não esqueça que diferentes tipos de empresa podem oferecer oportunidades com valores bem distintos em uma mesma área de atuação. Considere o porte da empresa e veja se a proposta condiz com a realidade dela. Organizações maiores, provavelmente poderão oferecer benefícios que pequenas empresas não podem.

3. Veja quais benefícios a vaga oferece

Outra dica que pode ajudar na decisão é analisar o que a vaga oferece. Quais são os benefícios, as oportunidades, a perspectiva de crescimento dentro da empresa, entre outros aspectos que tornam a vaga mais relevante.

4. Pense na sua experiencia e suas habilidades

Veja qual a sua experiência na área, cursos, habilidades e tudo que influencie na sua posição no processo seletivo. Observe também o seu histórico e leve em conta o quanto você ganhava em seu último emprego — principalmente se vai permanecer na mesma função. Se estiver fazendo uma mudança de carreira, se questione o que pode agregar nessa nova área.

5. Saiba qual é o seu custo de vida

Leve em consideração também qual o seu custo de vida. Afinal, para sua saúde financeira estar em equilíbrio é preciso que as despesas estejam de acordo com a sua renda. Para te ajudar com isso, você pode montar o seu orçamento familiar e definir uma pretensão salarial que faça mais sentido para sua realidade.

Fui contratado! E agora?

Depois do processo de seleção, você recebe a tão esperada notícia: conseguiu o emprego! Mas, e agora? Qual a melhor forma de cuidar do seu dinheiro?

Fazendo a portabilidade de salário para o Inter você aproveita todas as vantagens de uma conta 100% gratuita, com plataforma de investimentos, shopping com cashback, cartão de crédito com programa de pontos e muito mais.

Além dessas vantagens, aqui você também possui uma ferramenta de controle de orçamento integrada ao Super App. Com a Bússola é possível visualizar receitas e despesas, organizar compras por categoria e acessar gráficos das suas finanças.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Como consultar seu FGTS: 3 formas com passo a passo

Se você trabalha há muito tempo e nunca foi demitido é provável que tenha uma...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como calcular o décimo terceiro + dicas para investir

Todo final de ano alguns bilhões são injetados na economia com o pagamento do décimo...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Reserva para emergência: 5 dicas para você construir a sua

A reserva para emergên...

Leia mais