As fronteiras no mundo dos investimentos estão cada vez menores, e já é possível investir no exterior com alguns cliques!

Em busca de diversificação e maior rentabilidade, cada vez mais pessoas têm se interessado por levar seus investimentos para fora do Brasil.

Neste artigo, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse assunto, para te ajudar a investir lá fora com mais tranquilidade e confiança.

1. Por que investir no exterior?

Uma das principais razões para investir no exterior é a diversificação. Afinal, a variedade de ativos que você passa a ter à disposição aumenta consideravelmente. Para se ter uma ideia, enquanto existem cerca de 550 empresas listadas na B3, a Bolsa brasileira, no mercado financeiro dos Estados Unidos esse número é de aproximadamente 6 mil.

Além disso, investimentos no exterior estão expostos a outras moedas e cenários econômicos, o que pode trazer mais proteção e rentabilidade para a sua carteira. Em momentos de crise, por exemplo, enquanto o real se desvaloriza o dólar tende a se valorizar, efeito que recebe o nome de correlação negativa.

2. Quais os riscos de investir no exterior?

Assim como no Brasil, ao investir no exterior também é preciso levar em consideração os riscos daquele país ou mercado. Quem decide investir lá fora precisa ter consciência de que pode lucrar, mas que também pode perder dinheiro.

Um dos principais riscos está relacionado à variação do câmbio. Da mesma forma que a oscilação do real impacta seus investimentos no Brasil, se o dólar variar, de forma positiva ou negativa, seus investimentos no exterior também serão impactados.

Além disso, é importante avaliar bem as empresas e os ativos que você pretende investir. Entenda os riscos que eles podem estar sujeitos, como de mercado, de crédito, de liquidez e riscos políticos, para ver se realmente são bons investimentos.

De maneira geral, tenha uma estratégia bem definida e saiba qual o seu perfil de investidor. Assim você consegue avaliar os ativos que fazem mais sentido para sua carteira e o quanto você está disposto a se arriscar.

3. Onde investir no exterior?

Nasdaq e NYSE são as duas principais bolsas de valores dos Estados Unidos, e estão entre as mais importantes do mundo. Enquanto a Nasdaq oferece ações de empresas mais jovens voltadas para o setor de tecnologia, as empresas listadas na NYSE possuem mais tempo de mercado, sendo mais consolidadas.

Mas se engana quem acha que elas contam apenas empresas norte-americanas. Nessas bolsas é possível comprar ações de companhias da Europa, Ásia, Oceania, e por aí vai. Por isso elas são interessantes para começar a investir no exterior!

4. Quais são as opções para investir no exterior?

De maneira geral, existem quatro principais ativos para se investir lá fora. Veja quais são eles:

  1. ETFs: Exchange Traded Funds, ou fundos de índice, são ativos que replicam o desempenho de um índice de uma bolsa de valores. Alguns exemplos são o VOO, que acompanha o S&P 500, e o QQQ, que replica o índice Nasdaq 100.
  2. Reits: Conhecidos como FIIs americanos, os Real Estate Investment Trust (Reits) são fundos de investimento que detém e operam ativos imobiliários nos EUA e no resto do mundo.
  3. Stocks: Stock é como são chamadas as ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas. Para investir nesses ativos é preciso abrir uma conta em uma corretora internacional.
  4. BDRs: O Brazilian Depositary Receipt (BDR) é um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas listadas em Bolsas de outros países. Dessa forma, os investidores brasileiros podem investir em ativos no exterior sem precisa abrir conta em uma corretora estrangeira.

5. Vale a pena investir exterior?

Resumindo tudo o que foi dito, investir no exterior te permite ter acesso a uma diversidade maior de ativos, se expor a outras economias mundo a fora, proteger sua carteira em momentos de crise no Brasil e até aumentar seu retorno financeiro.

Mas é sempre importante ter em mente que você também se expõe a riscos, por isso não existe respostas pronta para essa pergunta. No fim das contas, a decisão de investir deve se basear nos objetivos e perfil de cada investidor.

6. Como investir no exterior?

Como você viu ali em cima, em alguns casos é possível investir no exterior da sua corretora aqui no Brasil. Mas para ter acesso a maioria dos investimentos disponíveis lá fora você precisa abrir uma conta em uma corretora internacional.

A notícia boa é que agora você pode investir nas bolsas-americanas EUA pelo Plataforma Global de Investimentos , hospedada no Super App do Inter! Não há nenhuma taxa de corretagem para esta nova oportunidade de investimento e a taxa de câmbio é muito atrativa.

O melhor de tudo é que você não precisa dominar o inglês, já que toda a interface da plataforma está em português. Agora ficou fácil internacionalizar sua carteira!

Invista no exterior através da Plataforma Global de Investimentos

Dúvidas frequentes sobre investimentos no exterior

Por que investir no exterior?

Uma das principais razões para investir no exterior é a diversificação. Afinal, a variedade de ativos que você passa a ter à disposição aumenta consideravelmente. Além disso, investimentos no exterior estão expostos a outras moedas e cenários econômicos, o que pode trazer mais proteção e rentabilidade para a sua carteira. 

Investir no exterior: quais os riscos? 

Quais os riscos de investir no exterior?

Antes de investir no exterior você deve considerar a variação do cambio, em outras palavras, a oscilação do dólar vai impactar nos seus investimentos. Além disso, é importante avaliar bem os ricos que podem impactar a empresa ou os ativos que você pretende investir, para garantir que são bons investimentos de acordo com seus objetivos.

Entenda o que impacta os investimentos no exterior.  

Vale a pena investir exterior?

Investir no exterior te permite ter acesso a uma diversidade maior de ativos, se expor a outras economias mundo a fora, proteger sua carteira em momentos de crise no Brasil e até aumentar seu retorno financeiro. Mas você também está sujeito a alguns riscos, como a variação cambial e crises. Por isso essa decisão deve estar alinhada com seus objetivos e perfil de investidor.

Veja todas as vantagens de investir no exterior.  

Quais são as opções para investir no exterior?

Existem quatro ativos principais para investir no exterior, são eles: ETFs, Reits, Stocks e BDRs.

Entenda o que significa cada um e como investir.  

Como investir no exterior?

Em alguns casos é possível investir no exterior da sua corretora aqui no Brasil. Mas para ter acesso a maioria dos investimentos disponíveis lá fora você precisa abrir uma conta em uma corretora internacional.

Veja como ter uma conta em uma corretora internacional.  

Onde investir no exterior?

Nasdaq e NYSE são as duas principais bolsas de valores dos Estados Unidos, e estão entre as mais importantes do mundo. Além de contarem com ações das principais empresas norte-americanas, nessas bolsas também é possível comprar ações de companhias da Europa, Ásia, Oceania, e por aí vai. 

Saiba os ativos que você pode investir no exterior. 

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/dbca867773384dfd96662a95ce166f24_copia-de-img-20220501-wa0073jpg-2.jpg
Helena BenficaEstagiária de Conteúdo e CRM

Estudante de Jornalismo na UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Invest
Como e por que investir no exterior?

Preparamos um material pra você entender como funciona os investimentos internacionais....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como investir em dólar?

Mais simples do que se possa imaginar não é necessária nenhuma operação com dinheiro físico...

Leia mais
De olho no mercado
Quais são os impactos do dólar no seu bolso?

Spoiler: vai muito além das viagens. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Travel
5 Motivos para ter uma conta em dólar

Você já deve ter se deparado com a idéia de abrir uma conta bancária no...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Invest
BDRs x Stocks: Qual é a melhor opção?

Estas são duas possibilidades de investimento na Bolsa America. Você sabe quais são as diferenças...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Invest
Dividendo em dólar: Entenda o que é e como receber

Saiba como e porque dolarizar sua carteira para receber um dinheirinho extra em dólar!...

Leia mais
De olho no mercado
Como diversificar uma carteira de ações

Veja como compor uma carteira de ativos que te trará resultado...

Leia mais