O Inter está aqui para fazer o novo, para simplificar a vida de quem utiliza. E fazemos isso nos baseando em 3 princípios: Ética, Integridade e Transparência.

Temos o compromisso legal e social de combater a fraude e a corrupção para a construção de uma sociedade próspera, justa e ética.

O Inter conta com um Programa de Integridade robusto que foi estabelecido a partir de um conjunto de ações, normas e diretrizes internas sustentadas pelos pilares da prevenção, detecção e correção de quaisquer ações inadequadas, antiéticas, atos lesivos ou desconformidades com leis, regulamentações e normativos internos, que possam prejudicar o patrimônio, a reputação e/ou a imagem do Inter.

O Programa de Integridade

Neste contexto, o Programa foi estruturado, aplicado e atualizado de acordo com as características e riscos de cada área de atuação. Em consonância com a Lei nº 12.846/2013 e sua regulamentação pelo Decreto nº 8.420/2015, o Programa visa atender todos os requisitos legais exigíveis e medidas anticorrupção, contando com 9 pilares de atuação:

  • Prevenir
  • Avaliação de Riscos de Compliance
  • Código de Conduta e Políticas de Compliance
  • Comunicação e Treinamentos
  • Detectar
  • Canal de Ética
  • Due Diligence de Terceiros
  • Monitoramento e testes
  • Responder
  • Investigações Internas
  • Gestão de Não Conformidades
  • Reporte

Governança e Cultura

Um dos pontos fundamentais para o sucesso do Programa de Integridade do Inter é o comprometimento da Alta Administração, materializando-se com o apoio visível e estimulando a consolidação da cultura de ética, integridade e observância à legislação em geral.

Em virtude disso, foi publicada a PO645 – Política de Compliance do Inter, que define as responsabilidades dos organismos de Governança Corporativa perante o Programa de Integridade do Inter.

Avaliação de Riscos de Compliance

A área de Compliance também é responsável pela gestão de riscos de integridade e conformidade, que decorrem do não cumprimento das obrigações legais e regulatórias aplicáveis, como normas externas, Código de Conduta e Ética e políticas internas.

Para mitigar estes riscos, o Compliance atua continuamente em conjunto com os proprietários dos riscos na elaboração, implementação e monitoramento dos planos de respostas aos riscos de integridade e conformidade.

Código de Conduta e Políticas de Compliance

Para formalizar a governança e garantir a continuidade dos negócios dentro de padrões éticos e sustentáveis, o Compliance atua como responsável pelo Sistema de Padronização de Normativos do Inter.

Em 2021 foram instituídas e revisadas políticas que suportam o Programa de Compliance e fornecem diretrizes institucionais que refletem o comportamento esperado de todos os colaboradores do Inter. Abaixo destacamos as principais políticas:

  • CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA: o Código de Conduta e Ética do Inter foi revisado em 2021, trazendo uma abordagem mais simples, mas com maior visibilidade para os comportamentos esperados dos colaboradores e terceiros no dia a dia.
  • POLÍTICA DE CONSEQUÊNCIA: informa, orienta e disciplina a conduta esperada dos Administradores do Inter e colaboradores próprios e terceiros, além de definir a aplicação de medidas disciplinares nos casos de violações ao Código de Conduta e Ética, normas relacionadas, leis e regulamentações vigentes.
  • POLÍTICA DO CANAL DE ÉTICA: Estabelece as diretrizes do Canal de Ética do Inter destinado a recepcionar relatos de irregularidades, denúncias sobre fraudes e/ ou violações ao Código de Conduta e Ética, à legislação vigente e/ou às normas internas do Inter.
  • POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO: Estabelece as diretrizes para prevenção e combate às situações propensas a atos de corrupção, suborno e fraudes, com base na Lei Anticorrupção brasileira e boas práticas internacionais.
  • POLÍTICA DE TRANSAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS: estabelece as diretrizes a serem seguidas pelo Inter em suas operações com partes relacionadas, para assegurar que todas as decisões envolvendo tais operações sejam tomadas garantindo a transparência e a integridade dos atos praticados, o fiel cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis, e as melhores práticas de governança corporativa.
  • POLÍTICA DE COMPLIANCE: Estabelecer os pilares, as diretrizes e o escopo da atuação do Compliance, demonstrando as atividades pertinentes à atuação da área.
  • POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE: Estabelece diretrizes organizacionais para fixar parâmetros, monitorar, acompanhar e dar transparência quanto à observância de potenciais conflitos de interesses e segregação de funções.

Comunicação e Treinamento

Programas de capacitação também são fundamentais para promover a cultura de ética, integridade e transparência.

O Inter realiza ações de treinamento periódicas para capacitar, atualizar e especializar os administradores, colaboradores e terceiros sobre temas como integridade, conformidade e condutas éticas.

Em 2021, por exemplo, ao todo 3.812 colaboradores foram treinados em temas extremamente relevantes para a continuidade dos nossos negócios e a conformidade, sendo eles de RO (Riscos Operacionais e continuidade dos negócios); CCE (Código de Conduta e Ética); PLD (Prevenção à lavagem de dinheiro); LGPD (Lei geral de proteção de dados); Segurança da Informação, com uma taxa de 98,8% de adesão.

Adicionalmente, lançamos em 2021 o treinamento de Código de Conduta e Ética para os prestadores de serviços do Inter. No total, 2.067 terceirizados foram treinados sobre as diretrizes do Inter a serem cumpridas. Adicionalmente, reforçamos as cláusulas anticorrupção nas minutas padrões.

A área de Compliance, em conjunto com a de Riscos Operacionais e de Controles Internos, planeja e coloca em prática um calendário de eventos e campanhas de conscientização. Para engajar os colaboradores, são utilizados todos os canais e recursos disponíveis.

Gestão do Canal de Ética

Por meio do Canal de Ética, a denúncia se torna um dos principais mecanismos de identificação de condutas ilegais ou antiéticas. Este é um canal exclusivo do Inter para comunicação segura e, se desejada, anônima. As informações registradas no Canal são recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação.

Não toleramos qualquer discriminação ou retaliação contra denunciantes que tenham comunicado violações ou suspeitas de violações.

Assim, todas as denúncias são coletadas e passam pela apuração e investigação da área de Compliance, baseada na confidencialidade, imparcialidade e sigilo. Ao final, os relatórios de investigação são direcionados ao Comitê de Ética para o tratamento da causa e adoção das medidas necessárias.

Due Diligence de Terceiros

O Compliance é responsável pelo processo de Due Diligence de Integridade no Inter. O objetivo maior é a transparência e segurança na celebração de contratos com terceiros pois possibilita-nos conhecer, de forma antecipada, os riscos de compliance envolvidos e definir controles eficientes para minimizá-los.

O aprimoramento contínuo do Programa é parte do nosso compromisso com a prevenção de condutas que possam prejudicar o patrimônio, a reputação ou a imagem do Inter e, por consequência, a sociedade.

Ações de 2021

Dentre as ações diárias do time de Compliance em 2021, 100% das pessoas que compõe a equipe foram certificadas em "Formação de Implementador e Auditor Líder e de Sistemas de Gestão Antissuborno e Compliance ISO 37001 e ISO 37301".

Além disso, neste ano também foi publicada a Política de Compliance do Inter e feita a pesquisa de Potencial de Integridade Resiliente com todos os executivos do Inter.

Foi implementado o processo de mapeamento de riscos de integridade e conformidade, o que gerou o mapeamento de 11 processos que gerou 86 recomendações de melhoria.

Posteriormente, o Compliance também reestruturou o sistema de gestão de normativos, incluindo a implantação de um sistema de monitoramento que gerou a elaboração de 6 políticas, 8 normas e 2 instruções de trabalho, além da reestruturação de 4 políticas de responsabilidade de Compliance.

Já no pilar de treinamento incluímos o Compliance no onboarding para novos colaboradores e aderência de 98% nos treinamentos onlines.

E por fim, o Compliance aperfeiçoou o monitoramento regulatório e atuação junto às demais áreas de linha de defesa e aproximação com as áreas de negócio.

Quer saber mais sobre as ações de Compliance no Inter? Conheça a Política de Compliance aqui .

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