Um dos nossos principais objetivos sempre foi oferecer uma conta bancária que facilitasse o dia a dia dos nossos clientes. Ter todas as funcionalidades que você precisa há alguns cliques de distância e sem cobrar nada por isso. Foi assim que a Conta Digital do Inter surgiu: acessível, gratuita e completa!

Ainda assim você pode se perguntar: “Mas afinal, quais são as taxas cobradas pelos bancos e por que elas existem?” Continua a leitura que a gente te explica.

Por que os bancos cobram taxas?

Simples, é um retorno pelos serviços que prestam aos seus clientes. Cada vez que você faz alguma movimentação na sua conta corrente, como saque ou transferência, o banco pode cobrar por ela e esse valor leva o nome de taxa ou tarifa.

O quanto é cobrado por cada tipo de serviço varia por instituição, de qualquer forma, quando você faz contas, vê que é um gasto mensal desnecessário e que faz você perder dinheiro sem nem ao mesmo perceber.

Quais são taxas que os bancos não podem cobrar?

Antes de te mostrar quais taxas cobradas pelos bancos que você pode evitar, é importante saber quais são os serviços que você NÃO pode ser cobrado de jeito nenhum, de acordo com Resolução 3.919/2010. Olha só:

  • Acesso a conta pela internet;
  • Cartão de débito;
  • Depósitos à vista;
  • 4 saques por mês;
  • 2 transferências entre contas da mesma instituição;
  • 2 extratos de movimentação referentes aos últimos 30 dias;
  • Extrato anual consolidado;
  • Compensação de cheques;
  • 10 folhas de cheque por mês.

Sendo esses os serviços disponíveis gratuitamente por lei, qualquer movimentação além dessas, fará com que você seja taxado pelos bancos tradicionais. O que nos leva ao nosso próximo tópico...

Quais são as taxas cobradas pelos bancos?

Se tem uma coisa que os bancões amam fazer é te cobrar a cada vez que você usa a sua conta. Conheça quais são as principais taxas por aí:

- Manutenção de conta

Uma das taxas mais comuns é a taxa que o banco cobra para manter sua conta ativa. Ou seja, todos os meses você paga uma tarifa só para que possa usar a conta, mesmo sem fazer nenhuma movimentação.

- Anuidade do cartão de crédito

Além de pagar para ter uma conta, você também paga pelo cartão de crédito! Mesmo que nem tenha utilizado o cartão naquele mês, a cobrança da anuidade vai aparecer no seu extrato bancário.

- Saque

Como já comentamos antes, depois daquele limite de transações gratuitas, qualquer movimentação é cobrada. Por isso, se precisar sacar um dinheirinho, mas já ultrapassou o limite, pode ser cobrada uma tarifa.

- Transferência por TED

O TED, ou Transferência Eletrônica Disponível, é muito conhecido por aqueles que fazem transferências entre diferentes instituições, principalmente, por conta da taxa que é cobrada e difícil de ser esquecida. Em alguns casos, o valor pode chegar até R$10,50 por transferência.

- Pacotes de serviços (cuidado extra!)

Muitas instituições oferecem como alternativa aos seus clientes um pacote mensal que, ao ser contratado, te permite usar alguns serviços sem ser cobrado individualmente por eles. Ou seja, ao invés de pagar a cada transferência feita, você paga um valor mensalmente e tem a possibilidade de fazer um certo número de transferências, além de alguns outros serviços também inclusos.

O que pode parecer um bom negócio inicialmente, se torna um gasto desnecessário por dois motivos: primeiro, porque nem sempre você irá usufruir de todos os serviços disponíveis e acaba pagando a mais sem nem utilizar.

Comece a economizar

O Inter já nasceu economizando, o que só é possível graças a alguns pontos importantes:

  • Somos digitais: por não precisarmos de agências, economizamos e ainda facilitamos a sua vida, já que não precisa se descolar a cada vez que precisar resolver algum assunto com a gente.
  • Somos sustentáveis: sem agência, sem gastos. A lógica é a mesma, como você consegue movimentar a sua conta usando o celular, nós economizamos com papel, energia e outros recursos.
  • Nossos processos são automatizados: amamos tecnologia e a aplicamos em nossos processos. Dessa forma, diminuímos a burocracia e o custo operacional.
  • Ganhamos em escala: estamos sempre atentos para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Assim, além de te deixar satisfeito com os nossos serviços, você também nos indica para amigos, familiares, conhecidos...e para todos que também buscam uma Conta Digital gratuita!

Aqui você faz transferências entre conta e bancos, saques nas redes 24h, emite boletos de cobrança ou depósito em dinheiro, usa o Pix, pode ter um cartão de crédito sem anuidade e muito mais.

Acesse o app e abra a sua Conta Digital sem pagar nada. Aproveite as diversas vantagens de ter tudo o que você precisa em um só lugar!

Gostou? Compartilhe