Quando usamos o cartão de crédito temos a possibilidade de receber de volta o dinheiro que gastamos, quando devolvermos ou cancelamos a compra. Saber disso é muito útil, principalmente, para quem faz muitas compras online.

Afinal, quem nunca se encantou por algo na foto e quando chegou, foi só desilusão? Acontece...

Por isso, no texto de hoje viemos te explicar qual a diferença entre estorno e cancelamento, dizer quando você pode solicitar um dos dois e quais são seus direitos.

Diferença entre estorno e cancelamento

São parecidos, mas pra entender a diferença é só seguir essa lógica: primeiro você cancela e depois recebe o estorno. Isso porque, todo estorno vem depois de você cancelar a compra de algum produto e nem todo cancelamento é passível de estorno.

O cancelamento é algo solicitado no dia da compra se houver arrependimento ou se a compra não cumpriu suas expectativas. Na compra online, por exemplo, você deve pedir o cancelamento antes da encomenda chegar na sua casa. Quando você solicita o cancelamento no dia, o prazo para que o seu limite do cartão seja devolvido é de 72 horas.

O estorno, como já comentamos, é o passo seguinte ao cancelamento. Isso acontece quando o pagamento já foi aprovado e aparece na sua fatura do cartão. Então, caso você tenha feito o cancelamento dentro do prazo determinado, dá pra receber o estorno pela sua compra. Ou seja, o dinheiro gasto será devolvido para você.

O prazo para a devolução pode ser de até 2 faturas e pra conferir se já aconteceu, é só checar o seu extrato.

Me arrependi da compra, e agora?

Nas compras feitas pela internet ou por atendimento em domicílio, é direito do consumidor ter um período de 7 dias para se arrepender de uma compra. O prazo começa a contar no momento de assinatura do contrato ou quando o pedido chega à sua casa. Por isso, vale a pena conferir as políticas da loja antes de finalizar a compra.

Lembrando que esse prazo não vale para estabelecimentos físicos. Nesse caso, você só tem possibilidade de devolução dos produtos com defeito, por exemplo.

Ah, e claro, para que todo o processo de compra ocorra de forma organizada e você não saia no prejuízo, é importante comprar em sites que você confia. Fique ligado nas nossas dicas de segurança para compras online e acesse também o nosso Inter Shop pelo app.

Você teve algum problema com uma compra feita no cartão de crédito e precisa fazer o cancelamento? Nesse vídeo, a gente te conta em quais casos você pode fazer isso e como cancelar a compra do seu cartão de crédito Inter. Vamos lá?

Quando não dá pra receber estorno

Em alguns casos, mesmo com o cancelamento, o estorno não é possível.

Quando você compra passagens de avião, por exemplo, algumas condições não permitem que você receba o dinheiro de volta. Principalmente, se você fez a compra em alguma campanha promocional.

Reservas em hotéis e pousadas também possuem políticas próprias e devem ser consultadas antes da compra. Algumas você consegue receber o valor se cancelar até certo período antes da data da reserva ou ainda pagar somente uma porcentagem do valor.

Os streamings e assinaturas de tv ou telefone também não dão estorno. Ou seja, se você cancelar no meio do mês, não vai receber o dinheiro de volta e, provavelmente, serão cobrados os dias que o serviço foi usado. Por isso, dê uma olhada no contrato antes.

E, pra você que tá sempre fazendo compras e assinando serviços online, conheça 3 vantagens de usar o seu cartão de crédito virtual ao invés do físico. Muito mais praticidade!

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