Usar o cartão de crédito no dia a dia se tornou algo extremamente comum nos últimos anos. Com ele você tem mais segurança, afinal não vai precisar ficar carregando dinheiro vivo por onde for, além da possibilidade de bloqueio com a própria instituição, o que facilita sua vida em caso de alguma emergência.

Por conta dessa praticidade ele virou item básico na sua carteira. Mas, apesar de ser parte do seu cotidiano, algumas dúvidas ainda podem surgir sobre ele. Uma delas, sobre a bandeira do cartão.

Afinal, o que é a bandeira de cartão? Pra que ela serve? E o que ela muda pra você?

Pra responder essas perguntas e tirar outras dúvidas, é só continuar a leitura.

O que é a bandeira do cartão?

A bandeira do cartão é uma empresa que funciona como mediadora da operação entre o local em que você está comprando e a sua instituição bancária. Ou seja, é ela a responsável por fazer essa transação e é quem vai definir em quais lugares o seu cartão será aceito ou não.

Quando você vai a um estabelecimento, por exemplo, e no caixa estão os adesivos de quais empresas de bandeira de cartão são aceitos ali. Dessa forma, é importante que o vendedor tenha uma maquininha que aceite diversas bandeiras, para que a compra possa ser feita com os diferentes cartões dos compradores.

A MasterdCard, que é a bandeira do cartão de crédito do Inter, é internacional e atua em cerca de 210 países. Por isso, provavelmente você vai conseguir usar seu cartão com tranquilidade em diversos locais.

Diferença entre bandeira e operadora de cartão

As duas são partes necessárias para que você realize suas compras no cartão, mas elas possuem funções diferentes.

Como dito antes, as bandeiras do cartão são mediadoras. Então, elas são as responsáveis pelas transações e fazem a comunicação entre o vendedor e a instituição financeira do cartão. É ela quem transfere os dados necessários, checa o limite de crédito e valida sua compra no estabelecimento.

Já as operadoras de cartão são responsáveis pela emissão dos cartões e gerenciam as operações. Ou seja, são elas que fazem a análise do perfil de consumo e definem as taxas de manutenção. Além disso, elas que credenciam os estabelecimentos e, portanto, distribuem as maquininhas de cartão.

Quando há alguma inadimplência, também são as operadoras que entram em contato com o cliente e realizam a negociação das dívidas.

Qual a bandeira do cartão do Inter?

Para saber qual a bandeira de qualquer cartão, basta olhar nele mesmo. O símbolo da empresa fica bem aparente junto com outras informações, como a sequência de números, data de validade e o CVV.

A do Inter, como você pode ver, é a da MasterCard. Por ser uma das líderes de mercado, você não terá problemas do seu cartão ser aceito nos estabelecimentos. Além disso, você também pode aproveitar alguns benefícios, como o programa de pontos Surpreenda e o serviço de pagamento digital Masterpass.

imagem mostra um modelo de cartão do Inter
Bandeira do cartão

E se o seu cartão já tiver feito um upgrade, você pode conferir aqui 5 vantagens de ter um cartão black. Além claro, das vantagens que você já conhece, como não ter anuidade ou taxas de manutenção.

Quer saber mais sobre como conseguir um cartão de crédito Inter? Clique aqui e confira nossas dicas!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
O que é e onde fica o CVV do cartão de crédito?

Entenda de vez para que serve o código de verificação ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão Black e Platinum: como solicitar upgrade

Veja quem é elegível para o upgrade a partir de agora!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O que são os números no cartão e o que eles significam?

Veja também onde encontrar cada número!...

Leia mais