Sabemos que a ansiedade para voltar a ter o nome limpo é grande. Mas, afinal, quanto tempo pro nome sair do Serasa depois de pagar a dívida? Essa é uma pergunta comum de quem estava endividado e conseguiu quitar seu débito.

A Serasa é um dos órgãos de proteção ao crédito existentes no Brasil. Através do site ou aplicativo você pode consultar suas dívidas gratuitamente e saber quanto e para quem deve. Com essas informações em mãos você pode procurar a empresa credora (para quem você deve) e negociar o pagamento do valor devido.

Além do alívio, ter o CPF regularizado permite que você volte a usufruir de uma série de serviços que estavam impedidos por causa da dívida. Neste artigo a gente te conta quanto tempo esse processo costuma demorar e o que fazer caso seu nome continue sujo após o prazo.

E se você ainda está endividado leia até o final para conferir uma dica especial 😉.

Em quanto tempo o nome fica regularizado?

A partir do pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar a dívida do CPF do consumidor. Em seguida, ela deve enviar essa informação para a Serasa, que tem até 7 dias úteis para remover o nome da sua lista. Depois desse prazo acesse o Serasa Limpa Nome para se certificar de que suas informações foram atualizadas.

É obrigação da empresa emitir um comprovante de quitação da dívida. Lembre-se de cobrar e guardar esse comprovante, pois ele é a prova de que você pagou a dívida.

O prazo passou e meu nome continua sujo. O que fazer?

"Paguei a dívida e meu nome continua sujo". Se esse é o seu caso, não se preocupe que vamos esclarecer o que deve ser feito. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa credora e apresentar o comprovante de quitação do débito.

Se a situação não for resolvida dessa forma, você terá que entrar com uma ação judicial. Nesse caso pode ser que demore um pouco mais para que seu CPF seja regularizado.

Negocie suas dívidas com o Desenrola Brasil

Se você ainda está endividado, aproveite para recuperar sua independência financeira com o Desenrola Brasil. Renegociando suas dívidas através do programa, você pode conseguir descontos de até 90% e outras condições especiais no pagamento. Confira os critérios para renegociar dívidas com o Inter pelo Desenrola!

O programa é dividido em duas fases. Nesse primeiro momento podem participar pessoas físicas com dívidas bancárias contraídas até 31 de dezembro de 2022 que possuem renda mensal de até R$ 20 mil.

Já a segunda fase, que começa em setembro, atende os brasileiros que recebem até dois salários-mínimos por mês, equivalente a R$ 2.640, ou que estão inscritos no CadÚnico.

Cuidado com golpes de negociação

Como tudo o que envolve dinheiro, o cuidado deve ser redobrado! A Federação brasileira de Bancos (Febraban) alerta para a tentativa de diversos golpes envolvendo o programa Desenrola Brasil.

Criminosos estão aproveitando o programa para enviar links de pagamento falsos exigindo dinheiro em troca de condições mais atrativas para pagar a dívida.

Outra prática comum envolve o uso de técnicas para enganar o usuário e pedir que ele forneça dados confidenciais, além de solicitar transferências bancárias.

A principal orientação é não fornecer dados pessoais por telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites suspeitos. Desconfie também de propostas que oferecem melhores condições de renegociação mediante a transferência de qualquer valor.

Se você desejar renegociar dívidas pelo Desenrola, a forma correta e segura é entrando em contato direto com o seu banco através dos canais oficiais. Proteja seu dinheiro e seus dados sempre!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe