Hoje em dia enviar e receber dinheiro do exterior está mais acessível do que nunca. Seja para receber um pagamento internacional de uma empresa estrangeira ou um valor de um ente querido que está trabalhando no exterior – a boa notícia é que atualmente é muito mais fácil fazer uma transferência internacional.

Se por um lado existe a facilidade para receber dinheiro do exterior, por outro é preciso ter atenção aos custos envolvidos na operação. A escolha do banco intermediário pode ajudar a evitar a perda de dinheiro no recebimento dos valores.

Listamos cinco aspectos para levar em consideração ao receber dinheiro do exterior:

1. Taxa de câmbio

Opte por instituições bancárias com taxas de câmbio acessíveis. No Inter, as taxas de câmbio estão sempre entre as mais baratas do mercado. A cotação é sempre o dólar comercial acrescido de um spread que é transparente;

2. Taxa de envio no banco do país de origem

Dependendo da forma de como o pagador decidir enviar o dinheiro (share ou bem), o banco no exterior poderá cobrar uma taxa ao seu critério;

3. Custos swift

Algumas instituições financeiras cobram a taxa swift na transação de dólares para o Brasil. No caso de transferências recebidas pelo Inter, basta você ter uma Global Account , nossa conta internacional gratuita, para receber dólares diretamente, sem essa taxa.

4. Taxa de recebimento do banco de destino no Brasil

No caso do Inter, o valor da taxa de recebimento é absorvido pelo banco, ficando isento ao correntista.

5. Valor do IOF

Ter ou não ter IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) depende da natureza do recebimento – por isso, atenção para esse detalhe. Normalmente, para transferências internacionais de dinheiro entre contas bancárias de titulares diferentes, a alíquota cobrada é de 0,38%.

Importante: não esqueça que é necessário declarar o imposto de renda dos valores recebidos. Clique aqui para ver como declarar seu imposto de renda.

A seguir duas formas de receber dinheiro do exterior pelo Inter:

Receber via transferência bancária

Você pode receber dinheiro do exterior por meio de uma transferência internacional. Para isso, é só acessar a funcionalidade câmbio no app do Inter para obter um canal bancário e seguir com os procedimentos para realizar o recebimento da transferência bancária.

IBAN, SWIFT e canal bancário: onde encontrar? 

Abrir uma conta no exterior

Uma das alternativas para receber dinheiro do exterior é abrir uma conta corrente nos Estados Unidos aqui do Brasil. O processo de abertura de conta é online e totalmente gratuito para correntistas Inter. A conta global mantém um saldo em moeda estrangeira e os depósitos ficam alocados nos Estados Unidos, protegidos pelo Fundo Garantidor do País. Além de ser uma alternativa interessante para quem recebe valores em dólar, também é uma forma de economizar em compras internacionais.

Gostou das dicas ou tem alguma sugestão? Deixe o seu comentário.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como receber e fazer transferências internacionais?

Operações de câmbio podem parecer algo complicado mas conta com a gente para explicar tudo...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Dicas para fazer compras online no exterior

Quer comprar gadgets e novidades dos EUA mas você mora em um país onde podem...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba mais sobre a Conta Digital Internacional e como ela funciona

Com a conta internacional é possível abrir uma conta em moeda estrangeira sem sair do...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Taxa de câmbio, o que é?

Você provavelmente já deve ter ouvido algo sobre a alta ou baixa de uma moeda...

Leia mais