Você já parou para pensar na importância da reciclagem para nossas vidas? Quanto mais o processo de reaproveitamento de materiais descartados for feito, menores serão os custos com limpeza urbana e produção de materiais, o que gerará a redução de poluição.

A reciclagem começa pela conscientização e mudança de atitudes corriqueiras no dia a dia. Se você ainda não sabe como contribuir para um futuro mais sustentável por meio do reaproveitamento de resíduos, que tal começar lendo esse post? Vem com a gente!

Não existe só jogar fora: o lixo sempre vai para algum lugar

Todo lixo produzido continua em algum lugar do planeta, certo? O descarte inadequado de resíduos pode causar grandes problemas no meio ambiente, como, por exemplo:

  • Contaminação da água, poluição do ar e solo;
  • Proliferação de diversas pragas e transmissores de doenças;
  • Degradação das cidades e entupimento das galerias pluviais, provocando alagamentos em épocas de chuva.

Diversos materiais demoram muito tempo para se decompor, por isso, é importante se conscientizar sobre o consumo, descarte e reaproveitamento para construir um futuro melhor. Para isso, é necessário realizar a coleta seletiva dos materiais, que é justamente a separação dos resíduos que podem ser reciclados com o resto do lixo.

Qual a importância de reciclar?

Atualmente, cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo são produzidos no mundo, todos os anos segundo a Ocean Conservancy. E no Brasil, aproximadamente 80 milhões de toneladas de lixo são geradas, mas apenas 3% são reciclados segundo o Pangea (Movimento Nacional de Catadores). É assustador, não é mesmo?

Os índices de reciclagem no Brasil são baixos devidos à coleta seletiva ainda limitada, falta de infraestrutura robusta para triagem e principalmente na pouca conscientização da importância da reciclagem.

O processo de reciclagem deve começar no momento de descarte com a coleta seletiva, quando a preocupação na separação do plástico, papel, vidro e metais na lixeira é feita com responsabilidade. E isso depende de cada pessoa!

Impacto da reciclagem: como começar?

Menos lixo, menos poluição. Agora que você já sabe que todo lixo tem seu o lugar, separamos alguns pontos sobre os impactos da reciclagem para minimizar as consequências negativas no meio ambiente, como:

  • Redução dos gases de efeito estufa;
  • Redução no gasto de energia;
  • Preservação de fontes de matéria-prima;
  • Diminuição do gasto com aterros sanitários e geração de empregos.

A prática da reciclagem não beneficia apenas o meio ambiente, ela contribui também para o aumento da renda dos catadores e das pessoas que transformam os itens coletados em produtos, como, artesanato, bolsas, vassouras e outros itens que geram renda na vida de muitas famílias.

Além da coleta seletiva, uma das maneiras mais simples de agir é começar em casa com a redução na utilização de plástico e reutilização do máximo de materiais possíveis, afinal recriar é criativo e gera economia, não é mesmo?

Compartilhe também informações para conscientização de outras pessoas no trabalho, família e roda de amigos, garantindo que o efeito de mudança não pare em você.

Está na dúvida sobre como começar? Conheça os 3R´s, são ações muito importantes para a sustentabilidade que podem ser feitas diariamente:

imagem com os 3´fs da reciclagem em um fundo laranja

Quais materiais podem ser reciclados?

É muito importante se atentar no momento da separação para que os itens sejam reaproveitados da melhor maneira. Veja alguns materiais que podem ser reciclados:

  • Papel e papelão: desde que não estejam sujos ou engordurados, a reciclagem do papel é importante na preservação das árvores e redução dos problemas ambientais gerados pela fabricação de papéis;
  • Metal: a reciclagem de latas de cerveja, refrigerantes e alimentos em conserva também minimiza o impacto ambiental causado pelas atividades mineradoras. Verifique a embalagem se é realmente reciclável.
  • Plástico: por meio de garrafas de refrigerantes e sucos, sacolas de supermercado, potes e brinquedos, podem ser reciclados incentivando a economia da extração de combustíveis fósseis que são finitos.
  • Vidro: essa é uma matéria-prima 100% reciclável, seja copos, frascos de remédio, jarras e garrafas.

É muito importante que todos lavem e removam todos os resíduos dos plásticos e vidros antes de enviar para reciclagem. Já os metais, amasse-os para facilitar o armazenamento. Diversos produtos possuem um selo universal na embalagem, informando que aquele produto é reciclável.

Selo Eureciclo: O Inter também contribui para a reciclagem

Além de simplificar a vida das pessoas, o Inter também faz a sua parte no descarte responsável de resíduos.

Além de direcionar para reciclagem o lixo produzido no dia a dia da nossa sede, desde 2022 compensamos 100% do nosso impacto relacionado ao plástico do cartão e papéis entregues para os nossos clientes.

Compensamos 100% de plástico e papel referente a 2021, somando 202,8 toneladas de papel e 38,63t de plástico do cartão. Esse valor compensado é direcionado para cooperativas de reciclagem que possuem parceria com a Eureciclo, garantindo assim que essa compensação fomente o desenvolvimento sustentável local das áreas onde o Inter atua.

Em 2023 seguimos em parceria com a empresa Eureciclo, que se conecta às marcas que promovem a reciclagem com responsabilidade social. Por meio de um contrato com ela, compensamos novamente 100% do impacto referente a 47,07 toneladas de plástico e 122,38 de papel.

Por meio do Selo Eureciclo, garantimos que o mesmo peso do plástico e papel entregue aos nossos clientes está sendo reciclado em alguma cooperativa de acordo com a distribuição geográfica dos nossos clientes.

selo eureciclo

Saiba mais sobre as iniciativas do Inter para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/4733835bb8c54e97a9be8f2b3c672a74_foto-perfil.jpg
Vitor RodriguesEstagiário de PR & Comms/Branding

Estudante de Jornalismo apaixonado pela criatividade.

Gostou? Compartilhe