As parcelas do consignado estão deixando seu orçamento apertado? Saiba que é possível reajustar esse valor através do refinanciamento de empréstimo consignado. Essa é uma alternativa para melhorar as condições contratadas, podendo reduzir a taxa de juros e o valor das parcelas.

Entenda como o refinanciamento pode te ajudar a ter um empréstimo com melhores condições, quem pode utilizar esse recurso e quais vantagens ele oferece.

O que é o refinanciamento de empréstimo?

Também conhecido como "refin", o refinanciamento de empréstimo nada mais é que uma forma de trocar o contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira.

Isso permite que a pessoa obtenha um acordo com condições mais favoráveis, como prazos mais longos ou taxas de juros mais baixas. Assim, ela não precisa adquirir um novo empréstimo ou assumir parcelas adicionais, e tem mais tranquilidade para organizas as finanças e quitar suas dívidas.

Como funciona o refinanciamento de consignado?

As pessoas que desejarem recorrer ao refinanciamento precisam estar com parte das parcelas pagas. Para entender como ele funciona na prática, confira a situação hipotética a seguir.

Imagine que Julia é uma aposentada do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e já quitou 20 das 60 parcelas de um empréstimo consignado. Ao tentar o refinanciamento, ela conseguiu um novo acordo com o banco que retorna o contrato para o prazo original, ou seja, 60 meses.

Além de reduzir o valor de cada parcela, na medida em que as parcelas são pagas, o saldo devedor diminui e a sua margem consignável aumenta. Isso permite que ela consiga pegar mais dinheiro emprestado sem precisa fazer um novo contrato de empréstimo.

Outro ponto é que, como Julia já pagou mais da metade da dívida, dependendo da nova negociação ela ainda pode receber em dinheiro a diferença do que já foi pago, o que ficou popularmente conhecido como "troco".

Quem pode pedir um refinanciamento de empréstimo?

Qualquer contrato de crédito consignado pode ser refinanciado, desde que uma parte das parcelas esteja quitada. Boa parte das instituições costuma pedir entre 15% e 30% do empréstimo pago, mas não existe uma regra clara sobre isso. O mais recomendado é procurar a instituição com a qual você fez o empréstimo e conhecer suas condições.

Em quanto tempo o refinanciamento é concluído?

O prazo para conclusão do refinanciamento varia de acordo com a instituição, mas em geral ele gira em torno de 7 a 10 dias úteis. Em algumas instituições é possível inclusive refinanciar mais de um contrato ao mesmo tempo.

Diferenças entre refinanciamento e portabilidade de consignado

Além do refinanciamento, outro recurso disponível é a portabilidade de consignado. Por meio dela você pode transferir seu empréstimo para outra instituição que ofereça condições mais vantajosas.

Apesar de serem coisas diferentes, é comum haver confusão entre elas. Para esclarecer as dúvidas de uma vez por todas, criamos uma tabela com as principais diferenças entre portabilidade e refinanciamento, confira:

Critério Refinanciamento Portabilidade de Consignado
Instituição FinanceiraMesmo bancoOutro banco
Alterções no ContratoMesmas parcelas ou novos termosNovas condições e novo contrato
Valor das ParcelasPode ser mantido ou reduzidoPode ser mantido ou reduzido
"Troco"Possível receberNão há
Critério para realizar a operaçãoTer parte das parcelas quitadasNão há
Prazo para concluir a operaçãoCerca de 7 a 10 dias úteisCerca de 15 a 20 dias úteis
Quitação do débito anteriorFeita pelo próprio bancoFeita entre os bancos envolvidos
Cobrança de IOFSimNão há

Quais são as vantagens do refinanciamento?

Refinanciar o contrato do consignado é uma oportunidade para conseguir condições melhores de pagamento do empréstimo e aliviar suas finanças. Dentre as vantagens que esse serviço oferece podemos destacar:

Novos prazos

Através do refinanciamento é possível estender o prazo de pagamento do empréstimo, o que resulta na diminuição do valor das parcelas e, consequentemente, em um alívio para o seu bolso.

Possibilidade de receber troco

Como explicamos anteriormente, em alguns refinanciamentos pode haver um excedente resultado da diferença entre as parcelas que já foram pagas e o que ainda falta quitar do empréstimo. Nesses casos o consumidor recebe esse dinheiro extra, que ficou conhecido como "troco".

Quando o refinanciamento é a melhor opção?

O refinanciamento de empréstimo consignado é uma excelente opção para quem deseja reduzir os juros do contrato, obter parcelas que cabem no seu bolso e evitar o risco de inadimplência.

Além disso, ele oferece a comodidade de manter seu contrato com a mesma instituição financeira enquanto ajusta as condições do empréstimo.

Refinanciamento de empréstimo consignado no Inter

Refinanciar seu empréstimo com o Inter é muito simples! Antes de tudo, é importante garantir que seu convênio e seu contrato estejam ativos. Feito isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse sua conta no Super App e clique em Empréstimos;
  2. Em seguida, vá em Empréstimo Consignado;
  3. Por fim, selecione a opção Refinanciamento Consignado Público.

Você também pode entrar em contato pelo telefone 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) opção 5 e depois 3 ou 0800 940 0007 (demais regiões).

Se o seu contrato está em outra instituição, faça o mesmo caminho, mas seleciona a opção Portabilidade de Consignado Público e traga seu empréstimo para o Inter! Aqui seu salário e sua margem valem mais. 😊

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe