Um levantamento feito pelo Poder Data, em 2020, mostrou que 68% dos brasileiros não guardam dinheiro nem tem uma reserva para emergências para acionar diante de um imprevisto.

É nesse cenário de contas para vencer e pouco dinheiro na conta que o parcelamento da fatura do cartão de crédito pode ser uma grande aliado, te ajudando a manter a linha de crédito ativa e seu nome limpo.

Mas para usar o serviço o Banco Central estabelece algumas regras. Entenda quais são elas nesse post!

O que é e para que serve o parcelamento do cartão de crédito?

Quando o cliente paga qualquer valor entre o mínimo e o total da fatura do cartão de crédito, ele pode aderir ao parcelamento para a fatura seguinte. Nesse regime de pagamento é como se ele estivesse se comprometendo a fazer o pagamento total da fatura, só que fará isso a prazo.

Essa seria uma opção para o crédito rotativo –que é quando o cliente atrasa o pagamento da fatura – com a grande vantagem que no parcelamento não são cobrados multa ou juros por atraso.

Veja também: como funcionam as taxas e os juros do cartão de crédito. 

Regras do parcelamento

A primeira regra para o parcelamento é que o crédito rotativo só pode ser acionado uma vez por cada cliente. Isso significa que, após 30 dias no crédito rotativo, se o pagamento total não for feito o saldo devedor será parcelado, automaticamente. A regra foi alterada para evitar que os juros do rotativo se acumulem a cada nova fatura e que a dívida multiplique de tamanho em um curto espaço de tempo.

Outra regra que deve ser seguida pelas instituições financeiras é que as condições de parcelamento ofertadas para os clientes sempre devem ser melhores do que as condições do crédito rotativo, já que esse segundo tem um dos maiores juros do mercado. Essa medida também beneficia os clientes, já que eles passam a ter acesso a juros menores para pagarem as dívidas em aberto.

A última exigência do Banco Central é que o emissor do cartão informe, seja na fatura, pelo internet banking ou no aplicativo, todas as taxas que serão cobradas nas principais modalidades de pagamento do cartão como o crédito rotativo e o parcelamento.

Posso parcelar o valor total do cartão de crédito?

Pagar um valor da fatura é sempre melhor do que não pagar nada, por isso: sim, você pode parcelar o valor total do cartão. Mas antes de optar por essa modalidade de pagamento é importante avaliar seu momento financeiro.

Se a falta de dinheiro é algo temporário e você vai conseguir quitar a fatura no mês seguinte, é possível fazer o pagamento mínimo da fatura até a data de vencimento, e depois, quando tiver o restante do dinheiro, quitar o saldo que ficou faltando. Mas se a falta de dinheiro for algo crônico, causado por uma demissão, por exemplo, solicitar o parcelamento pode te ajudar a manter o pagamento em dia, com uma parcela mais adequada ao seu orçamento.

É importante destacar que o parcelamento não vai te liberar dos juros cobrados pela emissora do cartão. Esses juros ainda existem e estão embutidos no valor da parcela, embora sejam menores do que os juros sobrados pelo rotativo.

Parcelamento compromete o limite do cartão?

O parcelamento é apenas uma forma de organizar o pagamento do saldo devedor e evitar que o cliente se enrole com as compras no cartão. Sendo assim, o limite do cartão só é liberado conforme as parcelas forem quitadas, e só é restituído totalmente após o fim do contrato de parcelamento.

Como parcelar a fatura do meu cartão de crédito Inter?

É possível aderir ao parcelamento pagando por boleto em outra instituição ou diretamente pelo app do Inter.

Pagamento por boleto: Para aderir ao parcelamento pelo boleto, basta efetuar o pagamento no valor exato da parcela sugerida pelo Inter até a data de vencimento. Após a adesão, o mesmo valor será cobrado nas parcelas seguintes até a quitação do débito.

Pagamento pelo App: Outra opção é realizar o parcelamento diretamente pelo app, na aba Cartões. Selecione a fatura fechada, clique em Pagar Fatura > Parcelar Fatura. Em seguida, basta pagar o valor igual ao do parcelamento escolhido e pronto! O parcelamento foi aderido.

Oferecemos parcelamentos de 1+1, 1+2, 1+3, 1+4, 1+5, 1+6, 1+7, 1+8, 1+12, 1+15, 1+18, 1+20, 1+24 ou 1+30 vezes.

Como fazer a antecipação do parcelamento da fatura?

Suponha que você tenha aderido ao parcelamento, mas pouco tempo depois conseguiu o dinheiro necessário para quitar a dívida. Isso significa que não precisará esperar até o fim do contrato de parcelamento.

Ao adiantar os pagamentos das parcelas faltantes você reestabelece seu limite de crédito mais rápido, economiza nos juros, além de reduzir o custo efetivo da dívida. Só vantagens, certo?

Antecipar as parcelas pelo app é muito simples, basta seguir o passo a passo:

  1. 1. Na página de Cartões, clique sobre Parcelamentos e depois em Solicitar antecipação;
  2. O menu exibirá as três primeiras parcelas, mas ao clicar em Ver todas você terá acesso ao detalhamento da compra que deseja antecipar;
  3. No caso do parcelamento da fatura, dá para ver também o valor dos juros que vai economizar com a antecipação;
  4. Selecione todas as parcelas em aberto e vá em Confirmar;
  5. O valor das parcelas antecipadas será lançado em sua fatura atual, em até 3 dias úteis;
  6. Assim que o processo de antecipação for concluído, prossiga com o pagamento da fatura, normalmente. Depois disso, seu limite será restituído.

O serviço de antecipação de valores só permite antecipar todas as parcelas que faltam. Por exemplo, se ainda restam 5 parcelas não é possível pagar apenas 3. Confira tudo sobre o serviço de antecipação de parcelas aqui no Inter.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Como é feita a cobrança quem pode ter e como solicitar o seu! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito internacional sem anuidade: como funciona e como ter o seu?

Veja como liberar seu cartão para compras internacionais ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o estorno do cartão de crédito?

Veja como solicitar a devolução do valor e quando você pode fazer isso!...

Leia mais