Ao planejar uma viagem internacional, incluir uma reserva em dólares no seu orçamento pode lhe ajudar a poupar dinheiro: maior proteção em relação à variação do câmbio, menores taxas e impostos são alguns dos benefícios em abrir uma conta no exterior.

Já falamos sobre dicas para fazer compras nos Estados Unidos, e também sobre as vantagens de ter uma conta em dólar. Agora vamos trazer algumas ideias para você poupar em dólar antes de fazer a sua próxima viagem ao exterior.

Parece uma missão impossível, mas com planejamento a gente mostra que dá sim pra ter uma reserva na moeda mais transacionada no mundo.

Quando pensar em uma reserva em dólar?

Poupar em dólar é interessante para pessoas que vão utilizar a moeda. Não é algo recomendado como investimento em si e com certeza há melhores opções para investir no exterior.

A reserva em dólar funciona para as pessoas que gostam de fazer compras em lojas internacionais, e para quem recebe em dólar, mas não deseja fazer a conversão para o real.

É mais interessante ainda para quem viaja ao exterior, pois além dos benefícios econômicos, ela traz algumas vantagens em praticidade como o saque de dinheiro grátis nos Estados Unidos, e ter um cartão de débito para ser usado em carteira digital.

Viajar é um investimento para o seu futuro

É fato, mas não custa lembrar que nem todo retorno de investimento é financeiro.

Cada pessoa tem prioridades diferentes que variam de acordo com o seu estilo de vida, valores, entre os mais diferentes aspectos. Para algumas pessoas, fazer uma viagem internacional por ano é essencial (mesmo que isso signifique baixar o seu padrão de vida em outras esferas).

Citação

Viajar é realmente a única coisa que você pode comprar que o torna mais rico em experiências, amigos, conhecimento, sabedoria, memórias e amor por este belo mundo em que vivemos. Viajar não é um desperdício de dinheiro; é um investimento em seu próprio futuro e, mais importante, em seu presente.

- Leah Sugerman

Outro ponto importante que você deve pensar é no estilo da sua viagem. Você pode optar por algo mais acessível - como se hospedar em um hostel e comer lámen – ou você pode optar por fazer uma viagem mais confortável, ficando em hotéis mais chiques e jantando em bons restaurantes.

Aqueles que possuem um cartão Black ou Platinum podem aproveitar algumas regalias oferecidas como benefícios desses cartões, porém, ainda assim é importante avaliar os prós e contras.

Uma viagem mais rápida pode custar menos, enquanto com mais tempo você terá a oportunidade de conhecer mais lugares por um custo-benefício melhor. De todo modo, tudo vai depender do quanto você está disposto a separar do seu orçamento para viajar. Se seu sonho é ver o mundo, o primeiro passo é planejar.

Faça um planejamento com antecedência

Quanto mais tempo você tiver para se planejar, mais tempo você terá para fazer a sua reserva financeira e escolher as melhores ofertas em passagens aéreas e hospedagem.

Faça uma estimativa do valor das passagens, hospedagem e gastos com documentação (requerimentos para entrar no país como passaporte e visto) e seguro-viagem. Depois, estipule um valor diário para usar no local.

A recomendação de gastos diários em uma viagem pode variar bastante conforme o destino, mas é fácil de estipular um valor pesquisando na própria internet e perguntando para amigos e conhecidos que já possam ter visitado o local.

Portanto, além do valor da passagem e hospedagem, multiplique o valor de gasto diário pela quantidade de dias que você espera ficar no exterior. Tente prever passeios e compras que você espera fazer também, além de um valor para imprevistos.

Opte por períodos de baixa temporada e destinos mais acessíveis

Se você tiver a oportunidade de poder escolher quando viajar, confira quais os períodos de baixa temporada. Alguns destinos podem ser mais baratos do que outros e priorizar datas que costumam ter menos turistas pode ser uma boa ideia para quem quer economizar.

“Se pague primeiro”

Uma vez definido o orçamento para a sua viagem, todo mês, separe uma quantia de dinheiro para a sua reserva. Ao fazer isso, você garante que pelo menos uma parte do seu orçamento está sendo destinada para isso.

Agora, considerando que você já planejou a sua viagem, vamos fazer uma simulação, utilizando o exemplo da conta no exterior:

Caso a sua viagem tenha uma duração de 10 dias e o valor que você estipulou para gastar por dia seja de 50 dólares, guardando 256 reais por mês – em média (o valor pode diminuir ou aumentar, conforme taxa de câmbio, caso você opte por utilizar uma conta internacional - por 10 meses, você já terá uma reserva para seus gastos locais).

Como a passagem e a hospedagem podem ser compradas em real, você pode usar a mesma lógica para guardar o seu dinheiro e já comprar essas opções com antecedência, lembrando sempre de priorizar a passagem aérea e só depois a estadia.

Além disso, opte por realizar a reserva de passagens em sites e apps que te proporcionam mais benefícios ou comodidade. Aqui no Inter, por exemplo, você conta com cashback nas compras de passagens e ainda pode parcelar em diferentes vezes.

Outra dica para fazer a sua reserva financeira para viagens é começar aos pouquinhos com valores menores e ao longo do tempo, conforme for aproximando da data da viagem, ou em momentos de queda do câmbio, colocar um valor um pouco maior.

Abra uma conta no exterior

Uma vez tendo definido o planejamento da viagem e quanto você vai se pagar por mês para realizar esse sonho, vamos ao mais fácil – que é ter uma conta em dólar nos Estados Unidos.

Para fazer isso é só se cadastrar nessa lista de interessados em abrir uma conta internacional Inter.

Alguma dessas dicas ajudou no seu planejamento para viajar ao exterior? Você acrescentaria algo à lista? Deixe a sua opinião nos comentários.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/1defac5b171d4507b7b484d8d835ab18_1624510623611.jpeg
Caroline SchollesAnalista de SEO

Caroline Scholles, analista de SEO do Banco Inter.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
7 Dicas para fazer compras nos Estados Unidos

Confira o guia completo para fazer compras nos Estados Unidos...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Seguros
Por que devo contratar um seguro viagem?

Viajar é tudo de bom não é mesmo? ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
5 Motivos para ter uma conta em dólar

Você já deve ter se deparado com a idéia de abrir uma conta bancária no...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Onde comprar passagens aéreas internacionais baratas?

Separamos algumas dicas para você economizar na hora de comprar suas passagens aéreas....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Shop
Celulares com melhores câmeras para comprar em 2022

Celulares com melhores câmeras para comprar em 2022...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Shop
Dicas para fazer compras online no exterior

Quer comprar gadgets e novidades dos EUA mas você mora em um país onde podem...

Leia mais