Para os diversos tipos de negócio que uma empresa pode exercer, várias soluções são necessárias para tornar viável os seus investimentos.

Os seguros empresariais, por exemplo, são uma dessas necessidades. Existem diversos tipos, mas o Seguro Garantia causa mais estranheza aos empresários por sua proximidade com o conceito de "fiança".

Quer saber mais sobre esse assunto e desmistificar seu funcionamento? Continue a leitura!

O que é Seguro Garantia?

O seguro garantia é um tipo de seguro que viabiliza que pequenas, médias e grandes empresas realizem negócios sem comprometer o seu caixa.

De forma prática, o seguro garantia é uma ferramenta de gerenciamento de risco que assegura que prazos, valores ou outras obrigações definidas em contratos por empresas públicas ou privadas sejam cumpridos, protegendo o segurado (a quem o serviço está sendo prestado) de possíveis prejuízos ocasionados por descumprimento de alguma cláusula pelo tomador (quem está prestando o serviço ou fornecendo bens).

A apólice de seguro garantia determina todos os detalhes do acordo entre a instituição seguradora e o contratante, como o tempo de contrato e o valor limite da cobertura, por exemplo.

É uma escolha com ótimo custo-benefício por ser normalmente mais barata que outras garantias disponíveis no mercado, como fiança bancária e caução em dinheiro.

Como funciona o Seguro Garantia?

Basicamente, o seguro garantia é firmado após a assinatura de seu contrato entre as partes envolvidas. Neste caso, o contrato é firmado entre a Seguradora e o tomador.

O seguro deve ser utilizado caso o tomador não cumpra alguma obrigação contratual que prejudique o segurado. Assim, a cobertura financeira resgatada pelo seguro deve ser utilizada para garantir que o contrato entre tomador e segurado seja cumprido ou para indenizar o segurado.

Seu custo varia de acordo com a:

  • Análise de crédito da empresa;
  • Modalidade de risco do negócio;
  • Vigência da apólice.

Quais são os tipos de Seguro Garantia?

Existem diversas modalidades deste seguro reconhecidas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Veja abaixo alguns dos principais.

Judicial

Possibilita que uma empresa recorra sobre alguma decisão judicial e garante o pagamento dos valores que a empresa precise arcar nos trâmites de um processo.

Contratual

Proporciona segurança para os envolvidos em um acordo contratual. Indeniza o segurado quando o tomador descumpre alguma de suas obrigações.

Permuta Imobiliária

Oferece segurança ao proprietário de um terreno que possui desconfiança sobre a entrega do empreendimento imobiliário por parte da incorporadora.

Imobiliário

Garante a entrega ou devolução de prestações pagas por uma unidade imobiliária adquirida quando constatado que sua entrega não será feita.

Adiantamento de Pagamento

Garante que o tomador receba de forma adiantada os pagamentos que o segurado precise realizar.

Licitante(Bid Bond)

Em muitos casos é exigida em licitações públicas e garante que o tomador vencedor da licitação mantenha sua proposta e assine o contrato no prazo estabelecido no seu edital e, também, seguindo as condições apresentadas nele.

Compra e Venda de Energia

Para empresas que consomem muita energia mensalmente e precisem apresentar uma garantia para o seu pagamento. A apólice deste seguro garante que a obrigação do seu pagamento seja cumprida.

Execução Fiscal

Para empresas que possuem execuções fiscais, ações relacionadas a débitos fiscais ou valores caucionando uma dívida. Sua apólice garante o valor da condenação durante todo o andamento do processo judicial de execução, sem comprometer o caixa da empresa.

Seguro Garantia Inter Empresas

O Inter oferece aos seus correntistas diversas modalidades de Seguro Garantia com as melhores taxas de mercado. Clique aqui e saiba mais sobre o Seguro Garantia Inter Empresas!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Seguros
Seguro Empresarial: quais assistências disponíveis para sua empresa?

Sua empresa também pode se proteger de quaisquer imprevistos! Conheça os seguros empresariais do Inter...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Dicionário de Seguros: descomplicando o segurês

Chega de letra miúda e palavras que ninguém entende!...

Leia mais