Quem não gosta de fazer compras? Melhor ainda é aproveitar boas promoções. Mas não são raros os casos quando, dias após comprarmos algum produto, ele aparece mais barato em alguma outra loja. Nessa hora, é inevitável se sentir um pouquinho arrependido.

Se você já passou por essa situação, saiba que o seu cartão de crédito pode te ajudar a não ficar no prejuízo. Muitos cartões presentes no mercado, incluindo o Inter Gold, contam com um seguro chamado Proteção de Compra. Ele pode ser utilizado sempre que você encontrar uma oferta abaixo do valor pago por um produto.

Quer saber como esse serviço funciona e como utilizá-lo? Então vem com a gente!

O que é o seguro Proteção de Preço?

O seguro Proteção de Preço é um benefício incluso em muitos cartões de crédito oferecidos no mercado, mas que ainda é pouco conhecido. De forma resumida, ele permite que o cliente peça um reembolso da diferença do valor pago em um produto, caso o consumidor encontre alguma oferta do mesmo item com um preço menor até 30 dias após a compra.

Como funciona o Seguro Proteção de Preço da Mastercard?

Ao comprar um produto em uma loja física ou virtual sediada no Brasil usando o seu cartão de crédito Gold, você tem uma garantia de que não vai sair no prejuízo caso o mesmo item apareça por um valor menor nos 30 dias seguintes à compra. Para ter direito ao benefício, é preciso seguir algumas regras feitas pela Mastercard (saiba mais abaixo).

Por exemplo: você comprou um iPhone 13 por R$ 5.999,00 em uma loja e, dias depois, encontrou o mesmo aparelho na Inter Shop por R$ 5.699,00. Se a compra foi feita com um cartão com bandeira Mastercard Gold, você pode solicitar o reembolso da diferença de R$ 300,00.

Quem tem direito ao seguro Proteção de Preço da Mastercard?

Como já dissemos, é preciso ter um cartão de crédito com a bandeira Mastercard Gold para ser elegível ao benefício. Desde o dia 1º de maio de 2021, quase todas as compras passaram a ser incluídas no benefício, desde que respeitem as regras da bandeira:

  • A compra precisa ter um valor mínimo de US$ 50,00;
  • O cliente deve ter guardado a nota fiscal da compra;
  • O anúncio impresso ou na internet deve ser publicado até 30 dias após sua compra e deve possuir uma data de validade;
  • O valor máximo do reembolso é de até US$ 100,00 por compra e até US$ 200,00 por conta durante 12 meses;
  • A compra deve ter sido feita no mesmo país de origem do cartão;
  • O benefício não leva em conta cupons de desconto ou outros tipos de abatimentos oferecidos pela loja.

Quais produtos não têm cobertura?

Em maio de 2021, a Mastercard ampliou a lista de objetos cobertos pelo seguro Proteção de Preço, passando a incluir quase todos os produtos vendidos na internet. Mas, como toda regra tem exceção, a bandeira também deixa claro que alguns itens não são cobertos, entre eles:

  • Produtos adquiridos em sites cujo objetivo não é a venda de mercadorias ou não estejam registrados no país de origem;
  • Produtos adquiridos em um leilão ou site de desconto;
  • Qualquer tipo de veículo motorizado (carro, moto, barcos, aviões etc.);
  • Aparelhos domésticos permanentes, como tapetes, assoalhos, condicionadores de ar e refrigeradores;
  • Cheques de viagem, ingressos, barras de ouro ou qualquer item equivalente a dinheiro;
  • Plantas e animais;
  • Terrenos ou imóveis;
  • Obras de arte, antiguidades, colecionáveis ou objetos raros;
  • Bebidas, cigarros, combustíveis, perfumes, cosméticos e remédios;
  • Itens fixos em residências, como janelas, portas, pias e vasos sanitários,
  • Equipamentos de incêndio;
  • Qualquer tipo de objeto usado.

Como solicitar o seguro?

O cliente do cartão de crédito com bandeira Mastercard Gold pode acionar o seguro Proteção de Preço pelo site My Card Benefits ou pelo telefone 0800-891-3294 até 30 dias após a data da compra. A bandeira vai exigir alguns documentos para confirmar a cobertura, como:

  • Nota fiscal da compra;
  • Extrato de cobrança do cartão constando nome do titular, número da conta e a compra feita;
  • Uma prova do anúncio mais barato, seja em loja física ou virtual, mostrando o produto, a loja e o preço da oferta;
  • Formulário de transferência bancária (obtido em My Card Benefits);
  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia do comprovante de residência.

O cálculo do reembolso é feito em dólar, mas o pagamento é realizado em reais brasileiros, em parcela única na conta do titular da compra. O prazo de liberação do reembolso depende da análise dos documentos feita pela equipe da Mastercard.

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Célio Ribeiro Assistente de Conteúdo

Jornalista pela UFMG. Mineiro, apaixonado por música e por histórias.

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