Gerir uma empresa é um desafio gigantesco para qualquer empreendedor. Não é pra menos, afinal, ter uma visão 360° do seu negócio é fundamental, mas está longe de ser uma tarefa simples.

Para manter um bom gerenciamento empresarial, é preciso que o gestor esteja atento a todos os processos da empresa – para isso, ele precisa ter ao seu dispor ferramentas que agilizem sua rotina e que o auxiliem em sua tomada de decisão.

Nesse sentido, dentre as ferramentas importantes para o dia a dia do empreendedor, estão os sistemas de cobrança. Isso porque, além de trazer economia para os cofres da empresa, garantem a redução do número de inadimplentes e, consequentemente, atuam na melhoria da sua saúde financeira.

Se a gestão de cobrança é um desafio para sua empresa, este post é pra você! Continue a leitura e saiba como escolher o melhor sistema de cobrança para sua empresa!

O que é um Sistema de cobrança?

Um sistema de cobrança é uma solução que permite realizar o gerenciamento do processo de cobranças de uma empresa.

De forma prática, é uma plataforma que automatiza todo o processo de cobrança e recebimento de pagamentos dos clientes da sua empresa. Sua utilização traz organização, segurança e agilidade para o fluxo de caixa do seu negócio, já que é possível cadastrar clientes, emitir boletos bancários, carnês, agendar e automatizar cobranças, além de monitorar todos os seus recebimentos, através dele.

Assim, os gestores conseguem ter uma visão em tempo real sobre a situação financeira da empresa, sendo possível analisar, além do recebimento de pagamentos, as suas despesas pendentes – fatores que permitem avaliar o panorama mensal financeiro de uma empresa.

Dessa forma, os softwares de cobrança trazem maior previsibilidade para o caixa das empresas e atuam no acompanhamento da inadimplência, permitindo traçar estratégias efetivas para diminuir essa taxa de acordo com o contexto do seu negócio.

E não é só o empreendedor que sai ganhando ao utilizar um sistema de cobrança automatizado. Os clientes também ficam mais felizes! Com essa tecnologia, é possível enviar lembretes de pagamentos para os clientes, processo que evita que eles se esqueçam de pagar as contas em aberto com a sua empresa e entrem para a lista de inadimplentes.

Por que sua empresa precisa de um Sistema de cobrança?

Que o processo de cobrança é moroso e exige um cuidado especial, você já sabe. E caso ele não seja automatizado com um software, você deve imaginar que essa tarefa precisará de ainda mais atenção. Isso porque seus funcionários deverão passar mais tempo cuidando desse processo.

Nesse sentido, com a automatização das cobranças, sobra mais tempo para seus funcionários focarem em outras atividades, realizarem treinamentos, trabalharem no lançamento de novos produtos e muito mais! E como seus funcionários estão realizando mais tarefas em menos tempo, consequentemente você está economizando!

Além disso, quando os processos de cobrança são feitos manualmente, a probabilidade de ocorrência de cobranças indevidas e de emissão de boletos incorretos é maior, o que pode abalar seu relacionamento com um cliente e fazê-lo se afastar da sua empresa.

Funcionalidades essenciais para um Sistema de cobrança

Cada negócio possui uma particularidade e uma necessidade diferente. Porém, independentemente do seu segmento, algumas funcionalidades são indispensáveis no sistema de cobrança ideal para sua empresa. Veja abaixo quais são elas:

Controle de recebimentos

Conferir o recebimento boleto por boleto é coisa do passado. Opte por um sistema de cobrança com controle automático de recebimentos para economizar tempo e organizar melhor o caixa da sua empresa!

Emissão de boletos online

Em meio a tantas formas de pagamento, como pix e cartão de crédito, o boleto bancário ainda é muito utilizado. Por isso, sua empresa precisa de uma solução que permita a emissão de boletos online de forma rápida e prática.

Logo, opte por um sistema de cobrança que conte com essa funcionalidade.

Armazenamento em nuvem

Com um software de cobrança com armazenamento em nuvem, suas preocupações com o armazenamento de cobranças e históricos de pagamentos acabam!

Isso porque todas as informações referentes a cobranças ficam salvas online, de forma independente da sua máquina, eliminando os riscos de perda de dados caso o computador da sua empresa estrague.

Assim, tudo ficará armazenado de forma segura em um data center, e você conseguirá acessar os dados da sua empresa a qualquer momento pela internet.

Sistema de cobrança Inter

Seria incrível se existisse um sistema de cobranças prático, seguro e totalmente gratuito para otimizar a rotina de cobranças da sua empresa, não é mesmo?

Então pode comemorar! O Inter pensou em tudo e desenvolveu a solução perfeita para a sua empresa! 🥳 😁

Com as contas para Pessoa Jurídica e MEI do Inter Empresas, você tem acesso a um sistema de cobranças prático e simplificado, que permite que você emita boletos e acompanhe o status de cada um, de forma digital e gratuita. E sabe o melhor? As soluções do Inter estão em constante evolução e sempre trazem novidades pra você e seu negócio!

Gostou? Então está esperando o quê? Abra já sua conta empresarial ou conta MEI Inter Empresas e revolucione a gestão de cobranças da sua empresa!

Perguntas frequentes sobre Sistema de Cobrança

O que é um sistema de cobrança?

Um sistema de cobrança é responsável por gerenciar de forma automática todo o processo de cobranças de uma empresa. 

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Como abrir conta MEI no Inter?

Abra sua conta MEI 100% gratuita e livre de tarifas do Inter e simplifique a...

Leia mais