Os termos bancários já tomaram conta do nosso dia a dia. Hoje, é difícil encontrar alguém que não use as palavras “crédito”, “transferência” ou “débito”.

Mas o significado de muitos deles ainda é desconhecido.

Por isso, fizemos um pequeno glossário dos termos mais usados por nossos clientes. Quer saber mais sobre as palavras do cotidiano bancário?

Então #contacomagente para entender todos os termos bancários que fazem parte do seu dia a dia.

Conheça alguns termos bancários

Ações

São “papéis” que representam uma parte do capital de uma empresa, e são negociados nas bolsas de valores, como a B3. Ao adquirir ações de uma empresa, o investidor torna-se um acionista e passa a ter uma fatia proporcional da organização.

Anuidade

Era uma vez um banco muito antigo, que cobrava uma taxa para que seus clientes pudessem ter cartão de crédito. Essa tarifa era chamada de anuidade. A boa notícia é que no Inter ninguém precisa pagar só para ter acesso a um cartão.

Aplicação

É um termo comum para designar o aporte de valores em produtos de investimento, como CDBs e LCIs. Ou seja, é quando você investe (ou aplica) seu dinheiro com o objetivo de obter ganho financeiro.

ATM

ATM é a sigla em inglês para Automated Teller Machine. São os famosos caixas eletrônicos, nos quais você pode realizar operações bancárias, como saques, depósitos e transferências. Mas, convenhamos: com o Inter, você pode fazer tudo isso sem sair de casa, direto no app. E se precisar de dinheiro em espécie, pode usar o Interpag para sacar direto com seus amigos e familiares. Bem mais fácil, não é mesmo?

Bandeira

São as empresas responsáveis pelo cartão que você utiliza. Além disso, elas também fazem a comunicação da transação entre o portador do cartão e o emissor. No caso do Inter, por exemplo, o nosso cartão tem a bandeira Mastercard.

Bolsa de valores

Mercados nos quais são negociadas ações de empresas de capital aberto, ou seja, que possuem ações listadas em bolsa. Atualmente, o Inter possui ações na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, categoria BIDI4.

B3

B3, Brasil, Bolsa, Balcão é a combinação entre a BM&FBOVESPA e a Cetip. É uma companhia de infraestrutura de mercado financeiro e a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

Conta inativa

É uma conta corrente que não é movimentada pelo cliente. Quando a conta fica inativa, ela não é encerrada. No Inter, para ativar a conta, basta que o cliente receba uma transferência, ou seja, faça uma movimentação.

Câmbio

São operações de compra e venda de  moedas de diferentes países. O câmbio pode ser utilizado para enviar, receber remessas do exterior, e também para fazer pagamentos em outros países.

CDI

Sigla para Certificado de Depósito Interbancário. O CDI é um dos principais índices do mercado financeiro. É um indicador utilizado pelos bancos em operações de crédito entre as instituições. Também é uma referência muito comum na hora de determinar a rentabilidade de produtos de renda fixa, como CDB, LCI e Tesouro Direto. Quando você vê um CDB que oferece 100% do CDI, por exemplo, isso significa que a remuneração bruta do papel será equivalente ao valor do CDI.

Compensado

Quando um cheque ou um boleto é compensado, significa que o dinheiro já foi disponibilizado na conta destino.

Credenciadora

São empresas responsáveis pela comunicação da transação das vendas que um estabelecimento realiza com as maquininhas de cartão.

Consignado

Crédito Consignado ou Empréstimo Consignado é um tipo de empréstimo pessoal, em que o desconto das parcelas é feito na folha de pagamento (contracheque) do cliente.

Crédito com garantia imobiliária

Trata-se de uma modalidade de empréstimo em que o imóvel é utilizado como garantia para o crédito. No Inter , trabalhamos com o limite de crédito de até 50% do valor da avaliação do imóvel.

D+0, D+1 e D+2

Esses termos se referem aos prazos para que determinada transação, como um depósito por boleto, ocorra. D+0 significa que a transação irá ocorrer no mesmo dia. Em casos de D+1 ou D+2, o depósito será realizado em um ou dois dias depois de ser efetivado (dia D da efetivação + 1 dia útil, por exemplo).

Débito automático

São pagamentos de tributos ou títulos (contas) programados e agendados para ocorrerem de forma automática, com débito do valor na conta do cliente. No Inter, você pode programar o débito automático da sua fatura do cartão, além das contas de água, energia e celular. É só conferir as opções disponíveis no Internet banking.

Domicílio Bancário

É a conta corrente que um estabelecimento comercial indica para receber os créditos  das vendas realizadas por meio das maquininhas de cartão. Por exemplo: correntistas da Conta PJ do Inter podem solicitar a transferência do domicílio bancário e receber todas as vendas aqui. É só informar os dados da conta à empresa que administra a maquininha (chamada de credenciadora).

Endossar

Endosso é o ato de transferir direitos ou títulos, como cheque, por exemplo. Um cheque é endossado quando o responsável a quem o mesmo se destina (caso esteja nominal) assina no verso do cheque.

Financiamento

Trata-se de um crédito para a compra de um determinado bem (como carro ou uma casa). O pagamento desse crédito é feito em parcelas.

Internet Banking

Site em que o cliente acessa a conta e consegue fazer transações bancárias. Cada banco possui seu próprio Internet Banking.

IOF

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF é um imposto federal que incide sobre algumas operações de crédito, câmbio, seguros ou títulos e valores mobiliários.

IPO

O IPO, sigla em inglês para initial public offering (ou “oferta pública inicial”), é um processo por meio do qual uma empresa de capital fechado oferece ações para o mercado pela primeira vez.

Ao fazer isso, a companhia busca trazer sócios para o negócio, uma vez que os investidores, ao comprarem papéis daquela organização, também se tornam proprietários de uma fração dela.

No Brasil, a oferta pública inicial é feita na B3, a bolsa de valores de São Paulo,

Lançamentos futuros

São valores que serão creditados ou debitados em uma conta futuramente. Esses valores já aparecem no extrato bancário, com a informação da data em que haverá o débito ou o crédito.

Lastro

Lastro é a garantia de ativos dos bancos, ou seja: se você investir em uma LCI, por exemplo, terá a certeza de que o banco possui em caixa o valor aplicado, o que torna a operação segura e rentável para o cliente.

Liquidez

Liquidez é a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro (sem perdas grandes em seu valor). Quando se diz que uma modalidade de investimento tem liquidez diária, isso significa que não há um prazo mínimo prefixado para retirar do valor investido, o resgate pode ser solicitado a qualquer momento.

Portabilidade de salário

Portabilidade salarial é um direito que o trabalhador tem de escolher em qual banco irá receber seu salário.

Trata-se se uma transferência automática, realizada todos os meses, para a conta escolhida pelo cliente. Se você quer receber seu salário na Conta Digital do Inter, basta baixar Termo de Portabilidade (disponível na aba “Serviços” no Internet Banking), ou diretamente no app (na barra lateral), preencher, imprimir e assinar.

Depois, é só entregar no banco onde seu salário é creditado atualmente.

Rotativo

É uma taxa aplicada quando você paga o valor mínimo, abaixo do mínimo ou parcela a fatura do cartão de crédito. A taxa do rotativo do Inter está entre as menores do mercado, e você pode conferi-la na sua fatura.

TED

Transferência Eletrônica Disponível, também conhecida como TED, é uma operação para que você envie ou receba dinheiro em sua conta. No Inter, as TEDs são gratuitas e ilimitadas, inclusive para outros bancos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
7 atitudes que comprometem seu planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro é um passo muito importante para quem quer colocar as contas...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
9 termos de investimentos que você precisa conhecer

Criamos um minidicionário com os principais termos deste mercado. Confira. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir sua conta digital sem pendências

Confira o passo a passo para não ter problemas na hora de abrir sua conta!...

Leia mais
Viver é Inter
Inter. Simplifica a vida

Em 2018 fomos pioneiros e nos tornamos o primeiro banco do Brasil 100% digital e sem tarifas.  E...

Leia mais