Uma maneira segura de investir seu dinheiro e obter retornos corrigidos pela inflação através do Tesouro Direto IPCA+

O Tesouro IPCA+ é um tipo de investimento em títulos públicos oferecido pelo Tesouro Nacional. Esse tipo de título faz parte da categoria de títulos públicos do Tesouro Direto e é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado, pois tem a garantia do Governo Federal.

Ao investir no Tesouro IPCA+, você empresta dinheiro para o governo federal por um período determinado. No final desse período, o governo devolve o valor investido corrigido pela inflação (IPCA) e mais uma taxa de juros definida no momento da compra.

O Tesouro IPCA+ é uma excelente opção de investimento que tem atraído cada vez mais investidores no Brasil. Ele é uma alternativa para aqueles que desejam investir em títulos públicos e garantir uma renda fixa para o futuro. Vamos explorar o que é o Tesouro IPCA+ e como ele funciona na prática.

O que é Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um tipo de título público emitido pelo Tesouro Nacional, que é um órgão do Governo Federal responsável por gerenciar a dívida pública do país. O IPCA+ é um título que tem sua rentabilidade atrelada ao IPCA, isso significa que o investidor recebe uma rentabilidade fixa mais a variação da inflação medida pelo IPCA.

Por conta disso, é um investimento de renda fixa seguro e indexado à inflação, cujo principal objetivo é garantir o poder de compra do investidor ao longo do tempo. O título é composto pela taxa de juros real prefixada e a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o principal índice de inflação no Brasil.

Banner Campanha Tesouro Premiado

Como funciona o Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ é um investimento de longo prazo, no qual o resgate dos valores só é previsto para o final do ciclo. Isso significa que, a menos que você precise retirar o investimento em uma situação de emergência, não haverá transferência de rentabilidade ou de qualquer outro tipo de rendimento antes do vencimento do título.

O investidor compra um título do Tesouro IPCA+ com uma data de vencimento pré-determinada. Ao final desse período, ele recebe de volta o valor investido mais os juros acordados. Esses juros são calculados de acordo com a taxa IPCA, mais uma taxa prefixada acordada no momento da compra do título. Dessa forma, o investidor sabe quanto receberá no final do período de investimento.

Qual a vantagem de investir no Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ tem como grande diferencial a possibilidade de o investidor manter seu poder de compra, com um ganho fixo a mais, ou seja, acima da inflação. Outra vantagem é que ele possui uma liquidez diária, o que significa que o investidor pode resgatar o valor investido a qualquer momento se precisar, ou seja:

1. Proteção contra a inflação: o Tesouro IPCA+ é um título indexado ao IPCA, o que significa que o investidor está protegido da inflação e tem a garantia de que a rentabilidade do título vai superar a inflação medida pelo índice se mantido até o vencimento.

2. Rentabilidade atraente: oferece rentabilidades atraentes em relação a outras aplicações financeiras de renda fixa de riscos similares disponíveis no mercado.

3. Diversificação de investimentos: é uma opção de investimento em renda fixa, o que permite diversificar a carteira de investimentos e reduzir o risco de perda de capital.

4. Liquidez: possui aplicação de baixo risco e alta liquidez, o que significa que o investidor pode resgatar o dinheiro a qualquer momento, com baixo custo, mas deve se atentar a oscilação do valor a ser resgatado em função da marcação a mercado que o título sofre.

5. Acesso facilitado: o Tesouro IPCA+ pode ser adquirido por meio do site do governo ou por meio do Super App do Inter na opção de Tesouro Direto, com baixos valores de investimento inicial e sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre o mercado financeiro.

Quais são as desvantagens do Tesouro IPCA+?

Uma das desvantagens do Tesouro IPCA+ é que a rentabilidade dos títulos pode vir a ser menor do que o oferecido em outros ativos de renda fixa que possuem maior risco e, por isso, podem ter prêmios maiores. O Tesouro IPCA+ também sofre com a incidência do Imposto de Renda sobre os rendimentos, o que pode diminuir a rentabilidade do investimento se comparado com outras opções. Veja a seguir outras desvantagens desse título:

1. Risco de mercado: o valor dos títulos públicos pode oscilar de acordo com as condições do mercado financeiro, o que pode afetar a rentabilidade do investimento antes da data de vencimento.

2. Baixa rentabilidade em períodos de baixa inflação: em períodos de baixa inflação, a rentabilidade do Tesouro IPCA+ pode ser menor do que a de outras aplicações financeiras de renda fixa.

3. Imposto de Renda: o investimento sofre imposto de renda regressivo em seu resgate que pode variar de 22,5% do lucro a 15%.

4. Possibilidade de desvalorização em caso de resgate antecipado: em caso de resgate antecipado do Tesouro IPCA+, o investidor pode ter prejuízos financeiros, já que o valor de mercado do título pode estar abaixo do valor investido.

5. Baixa liquidez em períodos de estresse financeiro: em períodos de estresse financeiro, pode haver falta de liquidez no mercado de títulos públicos, o que pode dificultar o resgate do investimento.

6. Prazo de vencimento: o Tesouro IPCA+ possui diferentes prazos de vencimento, e o investidor deve escolher o prazo que mais se adequa ao seu perfil. No entanto, se o investidor precisar do dinheiro antes do vencimento do título, pode ter que vender o título antecipadamente, o que pode gerar prejuízos financeiros.

Como investir no Tesouro IPCA+ pelo Inter?

Para investir no Tesouro IPCA+ pela Inter Invest é rápido, fácil e seguro. Acesse o Super App e siga o passo a passo a seguir:

1. Clique no menu "Investir";

2. Na Home da Inter Invest, vá em "Ver todos";

3. Em seguida, selecione "Tesouro Direto";

4. Pronto! Agora é só escolher o Tesouro IPCA+ e investir.

Super App do Inter mostrando como investir no Tesouro Direto com segurança
Investimento no Tesouro Direto pelo Super App

Veja as dicas para investir no Tesouro IPCA+ com segurança

Antes de investir no Tesouro IPCA+, é importante seguir algumas dicas para garantir um investimento de sucesso:

  • Entenda seu perfil de investidor

Antes de investir em qualquer tipo de investimento, é importante entender seu perfil de investidor. Isso significa avaliar sua tolerância a riscos e objetivos financeiros. Dessa forma, será possível escolher o título do Tesouro IPCA+ que melhor se adequa às suas necessidades.

  • Avalie o prazo de investimento

O Tesouro IPCA+ é um investimento de longo prazo, com vencimentos que podem variar de 5 a mais de 30 anos. Por isso, é importante avaliar o prazo de investimento de acordo com seus objetivos financeiros. Se você está pensando em investir para a aposentadoria, por exemplo, pode optar por um título com vencimento de 30 anos.

  • Fique atento à taxa de administração

Além da taxa de custódia, é importante ficar atento à taxa de administração cobrada pela corretora de valores. Uma das grandes vantagens de investir em Tesouro Direto com o Inter é que não cobramos taxa de administração, que pode ser cobrada por outros bancos para esse tipo de operação.

  • Diversifique seus investimentos

O Tesouro IPCA+ é uma boa opção de investimento, mas não deve ser o único. É importante diversificar seus ativos através de outros títulos públicos do Tesouro Nacional e também em outras opções, como ações, fundos imobiliários, por exemplo.

  • Acompanhe a rentabilidade

Acompanhe a rentabilidade do Tesouro IPCA+ ao longo do tempo. Isso pode ajudar a identificar se o título escolhido está oferecendo uma boa rentabilidade e se vale a pena manter o investimento.

Qual a diferença do Tesouro IPCA+ com juros semestrais?

A diferença entre o Tesouro IPCA+ e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais está na forma como são pagos os juros ao investidor. No Tesouro IPCA+ com juros semestrais, o investidor recebe o pagamento de juros a cada seis meses, o que pode ser interessante para quem busca uma fonte de renda com certa periodicidade.

Já no Tesouro IPCA+ convencional, os juros são acumulados e pagos somente no vencimento do título, o que pode ser vantajoso para quem está pensando em investir a longo prazo e não precisa de renda periódica. Ambos os títulos contam com a proteção contra a inflação e são tributados da mesma forma pelo Imposto de Renda.

Tesouro IPCA+ ou Tesouro Selic: qual é o melhor?

Se você busca proteção contra a inflação, o Tesouro IPCA+ é a melhor opção para investir, pois seu rendimento está atrelado a inflação, ainda mais se você pretende investir a longo prazo, uma vez que o título tem vencimento em anos.

Agora, se você busca segurança e liquidez, o Tesouro Selic pode ser melhor, uma vez que seu rendimento está atrelado à taxa Selic de juros, que é uma referência para a economia brasileira. Se você pretende investir a curto prazo, o Tesouro Selic pode ser mais vantajoso, uma vez que o título tem vencimento em dias.

Lembre-se, o Tesouro Selic pode ter um rendimento menor do que o Tesouro IPCA+, principalmente em períodos de queda da taxa Selic hoje.   

Quem investe no Tesouro IPCA+ precisa declarar Imposto de Renda?

Sim, os investidores que aplicam no Tesouro IPCA+ e outros títulos do Tesouro Direto precisam declarar Imposto de Renda sobre a rentabilidade obtida, seguindo as regras da Receita Federal. O imposto é calculado de acordo com a tabela regressiva de renda fixa e deve ser declarado anualmente na declaração de ajuste anual.

Para fazer a declaração do Imposto de Renda do Tesouro Direto, siga o passo a passo:

1. Na ficha "Bens e Direitos", selecione a opção "Novo" e escolha o código correspondente ao Tesouro IPCA+, que é o código 45 - "Título de Dívida Pública - Tesouro IPCA+".

2. Informe o CNPJ do emissor, que é o próprio Tesouro Nacional (00.000.000/0000-00).

3. No campo "Discriminação", informe o nome completo do título e o número da série adquirida, além da data de aquisição e o valor investido.

4. No campo "Situação em 00/00/0000", informe o valor total do investimento na data de referência.

5. Preencha os demais campos solicitados, como saldo em 00/00/0000 e rendimentos recebidos.

Vale lembrar que os rendimentos do Tesouro IPCA+ devem ser declarados na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva", na linha "06. Rendimento de aplicações financeiras". Eles são tributados de acordo com uma tabela regressiva.

Tabela regressiva de Imposto de Renda

A tabela do Imposto de Renda utilizada no Tesouro Direto possui alíquotas regressivas, ou seja, elas diminuem com o passar do tempo. Entenda como pagar menos imposto sobre seus títulos seguindo a tabela.

Tempo de Investimento Alíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%
Fonte: Receita Federal

O Tesouro IPCA+ é para mim?

O Tesouro IPCA+ é um investimento de renda fixa muito interessante para quem busca rentabilidade a longo prazo. Ele é uma boa opção para quem quer investir com segurança e ter proteção contra a inflação.

Tenha em mente que investir no Tesouro IPCA+ é fácil e acessível a cerca de R$30,00, porém, não deve ser o único investimento em sua carteira e diversificar seus investimentos é fundamental para reduzir os riscos, aumentar as chances de obter o melhor resultado, e ter diferentes prazos de liquidez para cada parte da sua carteira.

Agora que você já sabe o que é o Tesouro Direto e como funciona o Tesouro IPCA+, está pronto para investir nessa opção de renda fixa e fazer seu dinheiro render de forma segura. Lembre-se de seguir as dicas e avaliar bem antes de tomar qualquer decisão.

Banner Joe

Dúvidas sobre o Tesouro IPCA+

Qual é o risco de investir no Tesouro IPCA+?

Embora seja um investimento de baixo risco, o Tesouro IPCA+ possui alguns riscos, como o risco de mercado e o risco de crédito.

Qual o valor do IPCA hoje?

A taxa do IPCA atual é de 0,56%, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de Dezembro 2o23.

Posso resgatar o valor investido a qualquer momento?

Sim, o Tesouro IPCA+ possui liquidez diária, o que significa que é possível fazer o resgate do Tesouro direto a qualquer momento.  

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/19aa9ea83c3740a889cdd3fec0fc860f_captura-de-tela-2023-03-17-as-120131.png
Joe RuasEspecialista em Investimentos

Responsável por simplificar a educação financeira e o mundo dos investimentos no Inter, através de redes sociais, lives, palestras e cursos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Como investir no Tesouro Direto em 4 etapas simples

Descubra como investir no Tesouro Direto com cerca de R$ 30 e quais os tipos...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Resgate do Tesouro Direto: como funciona e quando fazer?

Entenda como funciona o resgate do Tesouro Direto com a possibilidade de resgate no mesmo...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é Tesouro Direto: invista nos melhores títulos públicos de 2024

Tudo o que você precisa saber antes de investir no Tesouro Direto...

Leia mais