Você já ouviu por aí que temos que "acreditar nos nossos sonhos". Mas tem vez que a gente se vê um tanto quanto distante de realizá-lo.

Comprar uma casa ou aquele carro que você sempre quis pode não ser tão fácil, afinal, o pensamento positivo sozinho não basta, né?

Um facilitador que pode te ajudar muito é o consórcio. Nesse artigo vamos te apresentar os tipos disponíveis no mercado, vem conferir!

Resumidamente, o que é um consórcio?

Quem nunca se perguntou o que é consórcio? Um Consórcio representa um modelo de aquisição de bens ou serviços. Basicamente, os Consórcios podem ser divididos em três grupos, que são: de imóveis, de automóveis e de serviços.

Como funciona?

Imagine a seguinte situação: um grupo de pessoas deseja comprar um imóvel, um veículo ou um serviço, mas elas não possuem capital para fazer essa compra à vista. Ao adquirir um Consórcio, eles se unem e realizam um pagamento de uma quantia mensal de forma conjunta.

Ao somar esse valor, essa quantidade gera uma carta de crédito, que permite que os consorciados adquiram esse objetivo que tanto querem conquistar.

Como ser contemplado?

Para ser contemplado em um consórcio há duas maneiras: você pode ser sorteado ou aumentar suas chances com lances.

No sorteio não há garantias, você pode ser um dos primeiros do grupo a ter acesso ao crédito - se você for realmente amigo da sorte – ou pode ser um dos últimos e isso gera muita ansiedade, não é mesmo?

Para tentar adiantar o acesso ao bem é possível oferecer lances. Funciona como se você estivesse adiantando as parcelas do consórcio para ser contemplado com rapidez.

Quais são os tipos de consórcio?

Existem 3 tipos de consórcio: o de veículos, de imóveis e de serviços.

Consórcio de veículos

O consórcio de veículos engloba motos e carros. Nele, você pode escolher entre comprar um veículo usado ou novo, porém isso depende das suas necessidades e das suas condições financeiras para comprar o veículo.

Pelo Inter, você pode adquirir o seu Consórcio Auto, que possibilita que você adquira o seu veículo com uma redução nas seis primeiras parcelas do pagamento, que você não precise de dar um valor de entrada e que permite que você utilize a sua carta de crédito e escolha qualquer veículo que foi fabricado nos últimos cinco anos.

Consórcio de imóveis

Atualmente, comprar um imóvel à vista é algo inviável para a maioria dos brasileiros. Através desse tipo de Consórcio, é possível comprar casas, apartamentos, salas comerciais ou até reformar um imóvel que já possui.

No Inter, você pode adquirir o Consórcio Imobiliário e obter os seguintes benefícios para a conquista do seu imóvel: sem taxa de adesão, obtenção de 40% de redução no preço das seis primeiras parcelas e possui mais tempo para pagar, por meio de planos com até 230 meses para realizar todo o pagamento. Caso você tenha se interessado por um consórcio de imóveis, criamos uma simulação gratuita e que pode ser feita em até dois minutos.

Consórcio de serviços

Por fim, iremos mencionar os detalhes sobre o Consórcio de Serviços. Por meio dele, você pode concretizar um sonho que pode parecer impossível - mas vamos te mostrar que não é!

Você já quis fazer uma festa de quinze anos para a sua filha, realizar uma viagem ou fazer um intercâmbio para um país, de forma a aprender um novo idioma e conhecer uma nova cultura? Essas são algumas das possibilidades que o consórcio de serviços abrange, sendo mais viável que várias opções de empréstimo por não apresentar juros e pagando baixas quantias mensais.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre os tipos de Consórcios, produzimos um conteúdo explicando doze mitos e verdades que podem facilitar ainda mais o entendimento sobre esse tema.

Como saber o perfil ideal para cada tipo de consórcio?

Mesmo existindo muitos tipos de consórcio, não quer dizer que haja um perfil específico pra cada pessoa. Cada uma tem sua realidade e objetivo singular.

Um empreendedor que queira crescer sua frota, por exemplo, deve avaliar uma opção que faça sentido, de acordo com sua meta.

Com sua necessidade clara e estabelecida, pesquise o valor do bem ou serviço que você deseja. Sabendo o valor, você poderá se organizar de forma que a mensalidade caiba no seu bolso. Nada de comprometer o orçamento, hein?!

Outro ponto é estar a par dos prazos, já que a data de contemplação não é algo que você consegue prever, mesmo que opte pela antecipação de parcelas.

Como fazer um consórcio?

Para fazer um consórcio é necessário realizar a adesão em uma administradora de consórcios. Na hora de fechar é importante ter a definição do tipo de consórcio desejado, valor da carta de crédito e prazos.

Contrate seu consórcio no Inter

Sem burocracia e com as vantagens mais atrativas, é possível contratar pelo próprio Super App. Veja como é simples:

  • Na página inicial busque pelo menu "Consórcios" (ícone de chave);
  • Confira as opções de carros, motos ou imóveis disponíveis;
  • Faça a simulação conforme seu interesse;
  • Selecione "quero contratar".

Você ainda consegue simular e encontrar o tipo de contrato que mais tem a ver com você e com o seu sonho. Seja no valor da parcela, na quantidade de crédito ou até mesmo no tipo do bem que deseja adquirir.

Temos garantia de entrega e oferecemos a segurança de contratar o seu consórcio com quem já possui 25 anos de mercado.

Ainda não tem conta com a gente? Abra a sua. É simples, fácil e de graça 🧡

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/fdd72f263fb043aaa12c75e1d6664ace_img-20211222-wa0008.jpg
Rúbia GregórioAnalista de Conteúdo e CRM

Publicitária, especializada em Marketing Estratégico e técnica em Administração. Crio conteúdos que simplificam '')

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais
Para simplificar a vida Consórcios
Como ser contemplado no consórcio?

Confira as opções para antecipar a sua contemplação....

Leia mais
Para simplificar a vida Consórcios
Guia completo sobre o Consórcio Imobiliário do Inter

O consórcio imobiliário do Inter tem as melhores condições do Brasil. ...

Leia mais