Quando falamos sobre o mercado imobiliário no Brasil muita gente rapidamente associa à venda ou aluguel de casas e apartamentos. Mas, através de Fundos Imobiliários (FIIs), é possível investir em empreendimentos que vão além da moradia, como shoppings, galpões logísticos e hospitais.

Os FIIs, com exceção dos de Desenvolvimento, geralmente distribuem dividendos todo mês, assim como uma renda de aluguel. Mas os dividendos dos FIIs são isentos de Imposto de Renda!

Continue a leitura e conheça os principais tipos de Fundos Imobiliários disponíveis no mercado.

O que são os FIIs?

Os Fundos Imobiliários (FIIs) reúnem grupos de investidores que desejam investir em oportunidades do setor imobiliário.

Os recursos reunidos por esse grupo são usados para financiar empreendimentos variados como condomínios, shoppings, hospitais, hotéis, escritórios, entre outros, e o lucro proveniente do aluguel, venda ou arrendamento desses imóveis é dividido proporcionalmente, de acordo com a quantidade de cotas que cada investidor tem daquele fundo em sua carteira.

Os fundos são geridos por gestoras especializadas e, por isso, é comum vermos uma analogia comparando os FIIs à condomínios de investidores, onde uma pessoa ou empresa responde pelo uso dos recursos reunidos coletivamente.

>> Saiba mais sobre os Fundos Imobiliários: o que são e como investir

Tipos de FIIs

Existem vários tipos de Fundos Imobiliários sendo negociados na Bolsa de Valores, mas aqui vamos focar nos: Fundos de Papel (também conhecido como Fundos de Recebíveis Imobiliários), Fundos de Tijolo, Fundos de Fundos (FoFs) e Fundos de Desenvolvimento.

Fundos de Papel

Começamos pelos Fundos de Papel que são considerados por algumas pessoas do mercado como o tipo mais conservador. Esses Fundos investem em ativos de Renda Fixa lastreados em dívidas do setor Imobiliário como os CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letr as Hipotecárias.

Só que ao invés de adquirir um pedaço da dívida de uma única empresa, você está investindo em vários papéis, simultaneamente, o que garante mais diversificação para sua carteira e, consequentemente, mais segurança.

Apenas atenção para não confundir: apesar de investir em papéis de renda fixa, as cotas dos Fundos de Papel são comercializadas na Bolsa de Valores.

Fundos de Tijolo

Os Fundos de Tijolo investem em imóveis já prontos e constituem a maioria dos FIIs disponíveis no mercado.

Esses imóveis são majoritariamente comerciais como supermercados, shoppings, galpões logísticos, galpões industriais ou agências de bancos e, portanto, o lucro principal provém do aluguel pago para o uso desses espaços.

Fundos de Fundos

Nos Fundos de Fundos (FoFs), como o nome já diz, os recursos dos cotistas são usados para investir em cotas de outros Fundos, gerando mais diversificação para quem investe neles.

Eles são interessantes por oferecerem uma gestão profissional e o acesso a Fundos restritos a investidores qualificados, por um valor menor do que se você investir nesses Fundos por conta própria.

Fundos de Desenvolvimento

Ao contrário dos Fundos de Tijolo, os Fundos de Desenvolvimento concentram-se na compra de terrenos para a construção de empreendimentos, para alugá-los ou vende-los mais tarde.

Por causa das constantes oscilações no mercado de construção civil e burocracia envolvida na licitação de obras, são considerados investimentos com maior risco associado. Em contrapartida, oferecem rendimentos mais elevados.

Vantagens de investir em FIIs

Investir em Fundos Imobiliários oferece várias vantagens em relação à compra de imóveis, que seria a alternativa mais comum para quem investe no setor.

Para começar, eles são mais acessíveis.

No Brasil, poucas pessoas conseguem juntar os recursos necessários para comprar um imóvel à vista ou mesmo os 20% do valor do imóvel para dar de entrada em um processo de financiamento, enquanto com os FIIs você consegue aplicar em empreendimentos imobiliários diversos pagando valores a partir de R$10,00.

Sem contar que o investidor não precisa passar por um processo longo e burocrático, nem apresentar vários documentos para adquirir uma cota de um Fundo Imobiliário.

Esses investimentos também tem seus ganhos isentos de Imposto de Renda. Exceto, quando você vende uma cota, nesse caso, você deverá pagar 20% de imposto sobre o lucro.

Outro ponto a favor é que os Fundos Imobiliários oferecem mais liquidez para o investidor. Ou seja, se você precisar resgatar o valor investido o processo é bem mais rápido do que vender um imóvel, uma vez que as cotas são negociadas em Bolsa.

Por onde começar?

Com foco em simplificar a vida das pessoas e seguindo nosso DNA de inovação, somos pioneiros em oferecer Fundos de Investimento Imobiliários indexados e ainda somos o único a oferecer a opção de fundos com foco em Tijolo e em Papel.

O ITIT11 (Inter Teva Índice de Tijolo FII) e o ITIP11 (Inter Teva Índice de Papel FII) são opções para quem quer investir no segmento de uma maneira indexada, diversificada e com exposição aos principais FIIs do mercado. Seus  índices de referência, fruto de uma parceira estratégica com a Teva Índices, incorporam o que há de mais avançado em tecnologia e inteligência artificial.

O investimento através de fundos de índices, sendo os ETFs os mais conhecidos, é uma tendência mundial. Nos EUA, por exemplo, os fundos de ações com gestão passiva ultrapassaram em total de ativos sob gestão (ou AuM – assets under management) os fundos com gestão ativa em 2018. 

Após quase 15 anos contínuos de ganhos de share, os indexados continuam ganhando espaço por lá. Já são mais de 2.000 ETFs negociados, abrangendo várias classes de ativos, como o próprio setor imobiliário, renda fixa, índices de países ou regiões, além de ações de empresas.

Além disso, se você quiser entender mais sobre alguns dos principais aspectos a se considerar na escolha de FIIs, em 2021, fizemos a Maratona de Fundos Imobiliários no YouTube. Foram 4 lives diferentes, ao longo de todo o dia, com a participação de especialistas da Exame Research, Kinea, Navi, Alianza e Hedge Investimentos, além da equipe do Inter.

Os vídeos estão disponíveis no nosso canal e você pode assisti-los clicando aqui.

Leia o prospecto e o regulamento antes de investir, com especial atenção para as cláusulas relativas ao objetivo e à política de investimento do fundo, bem como das disposições acerca dos fatores de risco a que o fundo está exposto. O mercado secundário para negociação de cotas de fundos de investimento imobiliário pode apresentar baixa liquidez e não há nenhuma garantia de que existirá no futuro um mercado para negociação das cotas que permita aos cotistas sua alienação, caso estes decidam pelo desinvestimento. Dessa forma, os cotistas podem ter dificuldade em realizar a venda das suas cotas no mercado secundário, ou obter preços reduzidos na venda de suas cotas. Adicionalmente, os fundos de investimento imobiliário são constituídos sob a forma de condomínio fechado, não admitindo o resgate a qualquer tempo de suas cotas. O investimento do fundo de investimento apresenta riscos para o investidor. Ainda que a instituição administradora mantenha sistema de gerenciamento de riscos, não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo e para o investidor. O fundo de investimento não conta com garantia da instituição administradora, do gestor, do custodiante, de quaisquer outros terceiros, de mecanismos de seguro ou fundo garantidores de crédito - FGC. A rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura.
https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Fundos Imobiliários: o que são e como investir?

Invista no setor imobiliário sem ter um imóvel! ...

Leia mais
Para simplificar a vida
Fundos de investimento: o que você precisa saber, sem complicação

Com as recentes mudanças na economia os fundos de investimento têm atraído cada vez mais...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
LCI ou CDB?

Saiba como comparar....

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Invista em fundos e ganhe dinheiro de volta

Entenda como funciona a cashback para quem investe no Inter!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Carteira de dividendos: o que é e como montar a sua?

Veja as dicas para lucrar com dividendos. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é CRI e como investir

Os Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI) são alternativas de renda fixa não atreladas à Selic....

Leia mais