Para simplificar a vida Inter Bank

Vantagens de usar o Google Pay com seu cartão Inter

Publicado em 22/01/2021

Na década de 80, franquias como “De volta para o futuro” se popularizaram ao tentar prever os avanços tecnológicos que aconteceriam nos anos 2000. Mas uma invenção que ninguém previu, acabou sendo muito mais útil do que o skate voador: o smartphone.

Muito mais do que uma tecnologia de comunicação, o smartphone revolucionou nossa relação com o consumo, tanto de informação como de produtos: hoje em dia é possível comprar pelo celular, pagar pelo celular e, em muitos casos, usar o produto pelo celular.

Neste artigo vamos falar sobre o Google Pay, funcionalidade que permite fazer pagamentos online e que apesar de estar longe de ser uma novidade, ainda gera muitas dúvidas nos usuários. Continue a leitura para entender o que é, como funciona e quais as vantagens de adotar o Google Pay em sua rotina.

O que é o Google Pay?

O Google Pay é um aplicativo de carteira digital desenvolvido pelo Google – e disponível para tablets e smartphones – que permite pagamento online e físico, por meio da tecnologia contactless. 

Como instalar?

  • Baixe o aplicativo do Google Pay na Google Play ou na Apple Store – os dispositivos mais recentes da Android já vem com o aplicativo instalado e pronto para usar;
  • Faça login em sua conta Google e cadastre a forma de pagamento desejada;
  • São aceitos: Cartões de Crédito e Débito (nas versões física ou virtual) Gift Cards, Cartões Fidelidade ou Cartões de transporte;
  • Pronto! A tecnologia já está disponível em seu aparelho e você poderá selecionar o Google Pay como meio de pagamento para suas próximas compras!

Como usar o Google Pay?

O Google Pay possui convênio com as principais instituições financeiras e já é aceito como forma de pagamento em milhares de lojas e no transporte público de várias cidades ao redor do mundo.

  • Para as compras online e em aplicativos basta selecionar a opção Google Pay na hora do pagamento
  • Nos estabelecimentos físicos aproxime a parte de trás do seu smartphone da maquininha de cartão. Antes do pagamento pergunte se o comerciante trabalha com a tecnologia contactless.
  • Quando fizer uma compra pelo desktop, com sua conta Google, o navegador também dará a opção de fazer o pagamento pelo Google Pay.

Vantagens de usar o Google Pay

Para começar você não precisa mais andar com o cartão físico o tempo todo reduzindo não só o risco de perda e roubo, mas o constrangimento que passa quando esquece a carteira. A tecnologia utilizada pelo Google Pay também protege os dados do seu cartão com diversas camadas de segurança e autenticação, o que significa que você corre menos risco do seu cartão ser clonado.

Outra vantagem do aplicativo é que é possível cadastrar mais de uma forma de pagamento, apenas digitando os dados. Por exemplo, um correntista do Inter que acabou de abrir a conta, mas ainda não recebeu o cartão pode ativar o Cartão Virtual pelo app, copiar os dados, inseri-los no Google Pay e, assim, prosseguir com as compras, normalmente.O mesmo vale para quem perdeu o cartão e está aguardando a chegada do novo.

Para ativar seu Cartão Virtual acesse o app > cartões > ativar o Cartão Virtual e confirme a solicitação pelo I-safe.

Dúvidas mais comuns sobre o Google Pay e sobre seu cartão virtual

1. O Google Pay é seguro?

O Google Pay possui diversas camadas de proteção de dados, dessa forma sempre que você realiza um pagamento os dados do cartão não são compartilhados com a loja.

2. Como saber se o estabelecimento aceita Google Pay?

Estabelecimentos que aceitam o Google Pay como forma de pagamento estão sinalizadas com a “bandeirinha” Gpay, bem semelhante às bandeiras de cartão de crédito ou com o ícone de tecnologia contactless que permite pagamento por aproximação.

3. O que acontece se meu celular for roubado?

As compras pagas com Google Pay exigem uma etapa a mais de verificação que pode ser biométrica ou por identificação facial, dependendo do dispositivo. Desta forma, é pouco provável que uma pessoa roube seu celular e consiga fazer compras usando o aplicativo. 

Mesmo assim, a gente recomenda manter senhas de desbloqueio de tela e outros mecanismos de segurança ativos, afinal: o seguro morreu de velho.

4. Como editar meus meios de pagamento?

Para editar seus meios de pagamento acesse sua conta, clique em configurações > pagamentos e selecione o cartão que deseja remover da lista.

5. Preciso desativar meu cartão virtual quando o cartão físico chegar?

Caso seu cartão chegue não é necessário desativar o cartão virtual nem o substituir no Google Pay, pois um não interfere no funcionamento do outro e os dois compartilham o mesmo limite.

Se mesmo assim quiser remover a opção do Google Pay, é só editar suas formas de pagamento. Você também pode bloquear o cartão virtual do Inter a qualquer momento pelo app, acessando: cartões > bloquear Cartão Virtual.

Ficou alguma dúvida sobre o Google Pay e como cadastrar seu cartão Inter? Conta para a gente nos comentários!

Gostou? Compartilhe

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos