precisa conhecer o conceito de viabilidade de negócio para começar as atividades com o pé direito. Afinal, nenhum empreendedor quer investir tempo e dinheiro para fechar as portas logo de cara, não é?

Em 2023, foram 2.153.840 empreendimentos fechados no Brasil, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. Com isso em mente, siga a leitura para entender o que é viabilidade de negócio, visto que a estratégia ajuda a criar um projeto que realmente tenha o potencial de êxito.

O que é viabilidade de negócio?

O estudo de viabilidade do negócio visa identificar se um empreendimento, de fato, pode ser bem-sucedido, cumprindo o propósito dos idealizadores e, claro, gerar lucro. Para isso, deve-se considerar o mercado de atuação, os investimentos necessários e os riscos associados à abertura e/ou ampliação da empresa.

Essa é uma forma de assegurar a sustentabilidade, que, nesse contexto, vai além das questões socioambientais para também considerar a saúde organizacional e a continuidade dos negócios. Se o projeto for viável, ele tende a ser sustentável, isto é, tem mais chances de se firmar no mercado.

Para exemplificar, a análise de viabilidade para startups busca criar um negócio sustentável de acordo com as características desse modelo. Isso inclui: equipe enxuta, inovação, potencial para escalar, sem burocracia e assim por diante. Porém, essa lógica não se aplica a todas as companhias.

Se você quer saber como abrir uma empresa do zero, avaliando os modelos e as oportunidades de negócio, a melhor natureza jurídica e os custos para fazer tudo funcionar, nós temos a solução. Baixe este e-book gratuito e saiba como começar seu projeto de maneira simples e efetiva.

Como realizar um estudo de viabilidade? 5 níveis

Para realizar esse estudo, pense em 5 níveis de viabilidade: produto, mercado, operacional, financeiro e crescimento, de maneira escalonada. Basicamente, o próximo nível apenas é obtido quando o anterior se consolida. Contudo, não é necessário esperar que tudo esteja consolidado para começar as atividades, mas sim considerar os diferentes aspectos.

Será que a atividade econômica pode ser exercida no local pretendido? O tipo de CNPJ fará com que você pague menos ou mais impostos? O que você quer oferecer será bem aceito pelo público-alvo? Para responder essas e outras questões, leve em conta os seguintes pontos-chave!

Viabilidade de produto

  • Vale a pena lançar um novo produto?
  • Há demanda para isso no mercado?
  • Qual é o público que se deseja impactar?
  • Quais são os custos de produção?
  • E quanto aos canais de distribuição?

Viabilidade de mercado

  • Como está o market share (participação no mercado)?
  • Existe um nicho pouco explorado?
  • Será um negócio presencial ou online?
  • Os fornecedores atendem essa região?

Viabilidade operacional

  • Quais serão os meios de produção?
  • Qual a infraestrutura necessária?
  • Como é a cadeia de fornecimento?
  • Quais os processos do controle de qualidade?
  • Há espaço suficiente de armazenamento?

Viabilidade financeira

  • A projeção das receitas cobre as despesas?
  • Quanto de capital de giro será suficiente?
  • Quando é o break even point (ponto de equilíbrio)?
  • Os investimentos compensam o capital investido?
  • Existem investidores para custear o capital inicial?

Bônus: viabilidade de negócio ou viabilidade econômica?

Enquanto a viabilidade do negócio busca entender se um projeto ou empresa tem potencial para dar resultados em diversas esferas, a viabilidade econômica é focada nas finanças. Em uma fusão ou aquisição, por exemplo, é crucial conferir o valor da empresa no mercado e a previsão de retorno sobre o investimento.

Viabilidade de crescimento

  • Qual é o potencial de crescimento?
  • Pode-se aumentar o market share?
  • Novos investidores tendem a se interessar?
  • A equipe será ampliada para produzir mais?
  • O espaço físico corresponde à demanda?

Aproveite para ler! Como se planejar para abrir o próprio negócio?

Como criar um negócio viável? 5 passos

Com o estudo de viabilidade do negócio em mãos, os próximos passos são: montar o plano, traçar a estratégia de vendas e marketing, estabelecer a vantagem competitiva, pensar no futuro e se planejar financeiramente.

Confira mais detalhes logo adiante!

Monte um plano de negócios

Crie seu plano de negócios conforme os níveis de viabilidade (produto, mercado, operacional, financeiro e crescimento), mas também adicione outros detalhes. Aqui, a proposta é identificar o potencial de crescimento e os riscos, gerenciando os pontos negativos enquanto estão no papel.

O que deve constar em um planejamento de negócios viáveis?

O planejamento de negócios viáveis deve considerar vários pontos, como:

  • capital inicial;
  • investimentos para começar as atividades;
  • gastos para manter a operação;
  • capital de giro;
  • metas de venda;
  • ponto de equilíbrio;
  • retorno do investimento.

Leia também! Empréstimo para abrir um negócio: vale a pena?

Trace uma estratégia de vendas e marketing

Leve em conta as formas de divulgação e promoção dos produtos e serviços, com base nas metas de vendas, no mercado em que quer atuar e no perfil do público-alvo que visa atingir. Para impactar e estreitar o relacionamento com essas pessoas, não deixe de lado fatores, como:

  • identidade visual;
  • mensagens-chave nos conteúdos;
  • canais de comunicação usados pelo público.

Estabeleça uma vantagem competitiva

Ter um diferencial competitivo ajuda a destacar sua empresa da concorrência no mercado de atuação e no nicho, que é mais específico. Por exemplo, se você tem um restaurante com pratos veganos, pode atrair um público que não consome produtos de origem animal.

Pense no futuro

É essencial projetar o ponto em que se quer chegar com o empreendimento, para além de atingir o break even, buscando ser o líder do nicho em questão, por exemplo. Para tal, é interessante investir bem os recursos, de modo a fazer o dinheiro trabalhar a seu favor.

Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a chave do sucesso, pois é primordial direcionar bem os recursos para fazer tudo acontecer. Um exemplo: usar uma ferramenta de fluxo de caixa demonstra como está alocado o capital, embasando a tomada de decisão sobre o que pode ser ajustado.

O que fazer depois de definir a viabilidade de negócio?

Definiu se há mesmo a viabilidade do negócio e está pronto para começar as atividades, pavimentando o caminho para ser bem-sucedido? Para completar, abra agora mesmo a conta digital para pessoa jurídica (PJ) do Inter, que dispõe de:

  • capital de giro;
  • antecipação de recebíveis;
  • gestão de cobranças;
  • boletos gratuitos;
  • investimentos empresariais;
  • cartão de crédito sem anuidade;
  • Pix ilimitado;
  • folha de pagamento e remessas;
  • controle das finanças;
  • integração com sistemas já usados;
  • maquininha de cartão Granito;
  • e muito mais!
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