Viajar é viver o novo, conhecer pessoas novas e ter experiências diferentes das que estamos acostumados. É algo inexplicável, que se torna até mesmo viciante para algumas pessoas.

Com a ascensão do trabalho remoto, muitos profissionais acabaram optando por uma vida de nômade digital, em que a mudança de cidades e países acaba virando uma rotina. Em outros casos, sejam férias do trabalho ou estudos, feriados prolongados, fazer uma viagem é tudo que a gente precisa para dar aquela renovada antes de retomar a rotina.

Mesmo com o orçamento curto, com um bom planejamento financeiro e organização é possível viajar com pouco dinheiro e praticamente sem perrengues. Veja as nossas dicas:

Dicas para viajar com pouco dinheiro

 1. Pesquise muito e evite terceirizar o planejamento

Existem muitas agências dedicadas especificamente ao planejamento de roteiros para viagens. Elas são muito práticas e funcionais, é claro, mas para viajar sem gastar muito mais do que seu orçamento permite, o ideal é fazer seu próprio planejamento dos dias que estará fora.

Para começar, liste os itens principais:

  • Dias reservados para viagem (opte por períodos de baixa temporada);
  • Valor das passagens aéreas, gasolina ou aluguel de carro;
  • Valor da hospedagem;
  • Gastos diários (alimentação, passeios e compras).

Coloque no papel quanto você está disposto a gastar e comece sua pesquisa.

Fazer toda essa logística exige disciplina, a gente sabe. Mas ao fazer seu próprio planejamento dá para listar todos os gastos que você terá e cortar o que achar desnecessário, além de economizar com a comissão que pagaria para as agências de turismo.

2. Economize agora, aproveite depois

Economizar é sempre a palavra de ordem quanto você tem planos para o futuro. Qualquer viagem – seja ela internacional ou para as praias cariocas – vai exigir um gasto extra no seu orçamento, portanto, o ideal é já ir economizando agora para ter uma reserva nas férias.

Se você não tem o hábito de juntar dinheiro, pode começar com quantias pequenas na sua poupança – como R$ 10 por semana – e ir evoluindo para quantias maiores.

Como juntar quase R$7.000,00 em 52 semanas

Ao fazer uma reserva financeira específica para viagem você aproveita suas férias com muito mais tranquilidade, e ainda fica mais fácil deixar algumas coisas pré-agendadas com a antecedência ideal, sem comprometer o seu gasto fixo mensal.

3. Compre passagens aéreas e hospedagem com antecedência

Essa dica vale não apenas para passagens aéreas e estadia mas também para passeios turísticos e locomoção (aluguel de carro, cartão pré-pago uber, passagem de ônibus ou avião). Ao reservar com antecedência você garante os melhores preços e não corre o risco de pagar dobrado em cima da hora ou de ter o ingresso esgotado.

Pela internet é possível reservar passagens aéreas, comprar passagens de trem e pacotes dos principais passeios em pontos turísticos. Você compra no conforto da sua casa e ainda pode comparar os preços.

>> Compre passagens aéreas com cashback no Serviço de Viagens do Inter 

Booking com cashback? Reserve a sua próxima estadia no Booking com o Serviço de Viagens do Inter e receba parte do seu dinheiro de volta.

4. Contrate um seguro viagem

Pode parecer desnecessário, já que você planejou tudo e não está pensando em imprevistos, mas além de ser uma exigência em vários países, o seguro viagem pode te poupar de gastos além do planejado. Isso porque o seguro viagem não é só sobre saúde, ele cobre:

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Indeniza em casos de perda de bagagem;
  • Indeniza em casos de atrasos de voo e até cancelamento ou interrupção de viagem.

5. Escolha como levar seu dinheiro

Se você for para o exterior, terá que levar dinheiro vivo (moeda em espécie), cartão de débito internacional ou usar seu cartão de crédito internacional. Todas as maneiras têm vantagens e desvantagens, mas o ideal é sempre levar mais de um meio de pagamento.

Muitas pessoas têm medo de usar o cartão de crédito em viagens internacionais, mas levar seu cartão é ideal para ganhar mais liberdade e para eventuais emergências e perrengues.

Mastercard com as melhores taxas

No Inter, o cartão da sua Conta Digital é Mastcard Internacional e o câmbio das operações internacionais acontece 2 dias úteis antes da data de fechamento da fatura, usando a cotação desse dia.

O valor do dólar usado para compras internacionais é PTAX + 4%, somado com o IOF de 6,38% que é cobrado em todas as transações internacionais.

Leia também: O que é IOF?

Outra vantagem do cartão de crédito internacional é a segurança, uma vez que ele pode ser cancelado em caso de perda ou roubo. Ah, e lembre-se de desbloquear a função “compras internacionais” antes de viajar.

Cartão de Débito Internacional

Uma alternativa ao cartão de crédito internacional, é abrir uma conta global. A conta global acompanha um cartão de débito americano em dólar com a vantagem de cobrar um IOF menor (1,10%) apenas na recarga dos valores.

6. Acompanhe seus gastos

Uma boa forma de viajar sem gastar muito mais do que seu orçamento permite, é acompanhar de perto todas as suas despesas. Se você utilizar o cartão do Inter como forma de pagamento, poderá ativar serviços gratuitos de notificação pelo celular. Assim você evita surpresas desagradáveis no fechamento da fatura.

No app do Inter você recebe notificações de todas as transações e pode acompanhar a fatura em tempo real pelo aplicativo da Conta Digital.

Agora que você já sabe as principais dicas para fazer uma viagem econômica, chegou a hora de escolher o destino e se divertir!

>> Vai viajar? Viaje sem dor de cabeça com o Seguro Viagem do Inter. Clique e Conheça!  

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Compras
Dicas para fazer compras online no exterior

Quer comprar gadgets e novidades dos EUA mas você mora em um país onde podem...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba mais sobre a Conta Digital Internacional e como ela funciona

Com a conta internacional é possível abrir uma conta em moeda estrangeira sem sair do...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Como juntar dinheiro pra viajar?

Preparamos algumas dicas valiosas pra sua viagem dos sonhos sair do papel com o apoio...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Viagem para os Estados Unidos: as melhores dicas!

Seu sonho é conhecer os Estados Unidos? Então confira essa guia com dicas de ouro...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Confira o Calendário de Feriados 2023

Saiba quando vão cair os feriados de 2023 e já comece a programar suas viagens!...

Leia mais