Seja a trabalho, turismo ou estudos a regra não muda, para entrar nos Estados Unidos você precisa ter um visto.

Esse processo é burocrático, e envolve várias etapas, por isso é importante ter muito planejamento para não deixar que algo passe desapercebido.

Para te ajudar a conhecer a terra do Tio Sam com tranquilidade, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para tirar seu visto americano ✅

O que é o visto americano?

O visto americano é, basicamente, uma autorização que o governo concede para que estrangeiros possam entrar e permanecer nos Estados Unidos. Ele também determina o período de permanência, número de visitas permitidas e o direito de uma pessoa trabalhar ou estudar no país.

Quanto custa?

O valor do visto americano varia de acordo com a categoria, que é determinada pelo objetivo da viagem. Para quem vai viajar a turismo, trabalho ou intercâmbio a taxa é de U$160. Consulte aqui os valores para demais tipos de visto. Lembrando que no caso de renovação as taxas são as mesmas.

Quais documentos são necessários para tirar o visto?

Durante o processo de solicitação do visto norte-americano você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Passaporte atual e anteriores caso tenha;
  • Duas fotos coloridas (5×7) com fundo branco;
  • Carta de matrícula da escola (se aplicável);
  • Comprovante de acomodação;
  • Carta de custeio (caso utilize patrocinador);
  • Declaração de IR atual com recibo de entrega;
  • 3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1.500 por mês de permanência nos EUA);
  • 3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore);
  • Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha);
  • Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional.

Deixe esses documentos guardados em uma pasta, pois você também vai precisar deles no dia da entrevista no consulado.

Quais são os tipos de visto americano?

Existem diversas categorias de visto que você pode solicitar que varia conforme o objetivo da sua viagem. Explicamos abaixo os tipos mais procuradas pelos brasileiros:

B1: Visitantes a negócios

Esse visto deve ser utilizado por pessoas que vão aos Estados Unidos por razões profissionais, como visitar a filial de uma empresa ou ministrar palestras em um evento. Mas é importante destacar que ele não concede autorização para trabalho.

Existem duas condições que são avaliadas antes de conceder esse visto: a primeira é que haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego por causa dessa visita, e a segunda é que esta não será remunerada com dinheiro de origem norte-americana.

B2: Turismo

Esse é o visto que deve ser solicitado por quem pretende viajar a passeio para os Estados Unidos. Sua validade é de 10 anos, mas a permissão para ficar no país costuma ser de 6 meses – essa informação é definida pelo oficial da imigração no momento de entrada nos EUA. O visto do tipo B-2 também é valido para quem pretende fazer cursos de baixa carga horária, mas ele não permite trabalhar no país.

C1: Trânsito

Mesmo que você esteja apenas de passagem pelos EUA também precisa de um visto. Nesse caso o passageiro deve possuir o tipo C1 válido.

J1: Intercâmbio

Pessoas que pretendem realizar intercâmbio em uma instituição de ensino americana precisam solicitar o visto J1.

Lembrando que ele não se aplica para intercambistas que vão fazer cursos de curta duração no país, nesse caso o tipo correto é o B2, que já explicamos anteriormente.

O visto J1 é destinado para estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.

F1: Estudante

Diferente do anterior, esse visto serve para estudantes que foram admitidos em algum colégio ou universidade americana que exige este tipo de visto. As instituições devem ter permissão para processar o formulário I-20, que determina se a pessoa está apta ou não para estudar no país.

O estudante também precisa comprovar que possui vínculos no país de origem, garantindo que ele vai retornar ao final do curso, e que tem condições financeiras para se manter durante sua estadia sem a necessidade de um emprego.

K1: Casamento

Esse visto é exigido para pessoas que pretendem se casar com cidadãos americanos.

Como tirar o visto americano?

Após definir o objetivo da viagem, é hora de solicitar o visto americano. Confira no passo a passo o que você precisa fazer:

Preencha o formulário DS-160

O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário DS-160.  O formulário é todo em inglês e as respostas também devem ser nessa língua, mas no site é possível traduzir as perguntas para o português, dando uma ajudinha pra quem não e bilingue.

Tenha muita atenção na hora de preencher, pois qualquer inconsistência nas informações pode prejudicar todo o processo. Não esqueça de salvar cada uma das etapas, para evitar que a página expire e você tenha que começar do zero.

Pague a taxa

Após preencher o formulário é hora de pagar a taxa. Como já explicamos, o valor vai depender do tipo de visto que será solicitado. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do agendamento, dinheiro em qualquer agência do Citibank ou boleto bancário. A boa notícia é que com o novo sistema esta é a única taxa, não havendo mais cobrança separada para agendamento ou envio do passaporte. O prazo para confirmação do pagamento é de 2 dias úteis.

CASV

Assim que o pagamento for confirmado você pode dar seguimento ao processo. Primeiro você deve agendar um horário em um Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) mais próximo para realizar a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto). Leve com você seu passaporte válido, o recibo de pagamento da taxa MRV e a página de confirmação do formulário DS-160.

Entrevista no Consulado Americano

Em seguida é a vez de realizar a entrevista no Consulado Americano. O agendamento pode ser feito pelo site ou por telefone. Se optar pelo site você terá que se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do passaporte, que chega junto com o seu visto americano. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o consulado escolhido.

Além dos documentos citados no tópico "Documentos Necessários", compareça no dia e hora marcados com o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos não precisam fazer a entrevista, mas podem ser convocados se a embaixada ou consulado julgarem necessário.

Essa costuma ser a etapa mais temida por quem quer tirar o visto americano. Mas não tem por que ficar assim, respire fundo e mantenha a calma ao confirmar seus dados. Se tudo estiver correto as chances de ter seu visto reprovado são muito pequenas. O mais importante: confira toda a sua documentação antes de sair de casa para não ter imprevistos!

A entrevista costuma ser breve e o retorno - aprovação ou negação - é dado na mesma hora.

Agora é só esperar

Se seu visto for aprovado, basta aguardar que logo logo você terá ele em mãos! A entrega vai depender da opção escolhida na etapa do agendamento. Você pode receber ele em casa, junto com o passaporte - que costuma acontecer de forma bem rápida - ou retirar no CASV selecionado.

Onde tirar o visto americano no Brasil?

No Brasil, existem consulados americanos e CASVs no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). A exceção é a cidade de Belo Horizonte (MG), que não possui consulado, apenas um CASV.

Veja abaixo os endereços e formas de contato:

Rio de Janeiro (RJ)

  • CEP: 20030-020
  • Telefone: (21) 3823-2000
  • Endereço: Avenida Presidente Wilson, 147
  • Bairro: Castelo – Centro
  • E-mail: immigrationrio@state.gov (Imigração)
  • E-mail: visario@state.gov (Vistos Temporários)
  • CASV: Rua Humaitá, 275 – Humaitá

Recife (PE)

  • CEP: 50070-060
  • Telefone: (81) 3419-3050
  • Endereço: Rua Gonçalves Maia, 163
  • Bairro: Boa Vista
  • CASV: Av. Herculano Bandeira, 949- Pina

São Paulo (SP)

  • CEP: 04709-110
  • Telefone: (11) 3250-5000 ou 3250-8730
  • Endereço: Rua Henri Dunant, 500
  • Bairro: Chácara Santo Antônio
  • CASV: Av. José Maria Whitaker, 370 – Vila Mariana

Porto Alegre (RS)

  • CEP: 9101-005
  • Telefone: (51) 3345-6000
  • Endereço: Avenida Assis Brasil, 1889
  • Bairro: Passo d’Areia
  • CASV: Av. Assis Brasil, 1712 – Passo D’Areia

CASV Belo Horizonte (MG)

  • Endereço: Rua Maranhão, 31, MG
  • Bairro: Santa Efigênia
  • CEP: 30150-330
  • Telefone: (31) 3956-0800

Como renovar o visto americano?

O processo para renovar o visto norte-americano é bem semelhante à primeira solicitação. O que muda é que não há a necessidade de ter uma viagem marcada para os EUA e nem de fazer a entrevista novamente.

De forma resumida, o passo a passo é o seguinte: Preencha o formulário DS-160, pague a taxa de solicitação de visto, agende um horário para a coleta dos dados biométricos no CASV e aguarde seu visto.

De acordo com a embaixada, para solicitar a renovação são necessários os seguintes requisitos:

  1. Ser um(a) cidadão(ã) brasileiro(a) ou residente permanente no Brasil;
  2. Ter um visto americano válido ou expirado há menos de 48 meses;
  3. Seu visto anterior não ter sido perdido, roubado, cancelado ou revogado;
  4. Não ter tido sua última solicitação de visto recusada;
  5. Nunca ter sido preso ou condenado por crime; deportado ou ter tido a entrada nos Estados Unidos negada;
  6. Quando você solicitar um agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), você irá responder algumas perguntas que irão determinar se seu visto é elegível à renovação.

Conta Internacional em Dólar

Já pensou em ter uma conta no exterior com um cartão de débito para usar em viagens e compras internacionais?

Ter uma conta internacional no Inter é muito simples. Você pode ativar a sua Global Account em poucos passos, olha só:

  1. Faça o login no Super App;
  2. Selecione a bandeira dos EUA no canto superior esquerdo da tela;
  3. Clique em “Ativar Global Account” e pronto!

Se você ainda não é cliente Inter, abrir sua conta gratuita é simples .

Duvidas Frequentes sobre Visto Americano

O que é o visto americano?

O visto americano é, basicamente, uma autorização que o governo concede para que estrangeiros possam entrar e permanecer nos Estados Unidos. Ele também determina o período de permanência, número de visitas permitidas e o direito de uma pessoa trabalhar ou estudar no país.

Saiba como tirar o visto para os EUA.

Quanto custa tirar o visto americano?

O valor do visto americano varia de acordo com a categoria, que é determinada pelo objetivo da viagem. Para quem vai viajar a turismo, trabalho ou intercâmbio a taxa é de U$160. Lembrando que no caso de renovação as taxas são as mesmas.


Saiba qual o visto certo para sua viagem.

Quais são os tipos de visto americano?

Existem diversas categorias de visto que você pode solicitar que varia conforme o objetivo da sua viagem. Alguns dos tipos mais procurados pelos brasileiros são B2 para turismo, J1 para Intercâmbio, F1 para estudantes e K1 para que vai se casar com um(a) norte-americano(a).

Veja os documentos necessários para tirar o visto.

Como renovar o visto americano?

O processo para renovar o visto norte-americano é bem semelhante à primeira solicitação. O que muda é que não há a necessidade de ter uma viagem marcada para os EUA e nem de fazer a entrevista novamente. 

Veja o passo a passo para renovar seu visto. 

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Viagens
Onde comprar passagens aéreas internacionais baratas?

Separamos algumas dicas para você economizar na hora de comprar suas passagens aéreas....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Conheça a Global Account, a sua vida financeira nos Estados Unidos!

A autonomia financeira para aqueles que costumam realizar compras no exterior e a facilidade para...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Viagem para os Estados Unidos: as melhores dicas!

Seu sonho é conhecer os Estados Unidos? Então confira essa guia com dicas de ouro...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
7 Dicas para fazer compras nos Estados Unidos

Confira o guia completo para fazer compras nos Estados Unidos...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Como fazer uma reserva em dólar para viajar ao exterior

Missão impossível? Separamos algumas ideias para fazer a sua reserva em dólares....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba como comprar dólar!

Para viajar ou investir dá para adquirir a moeda americana de diversas maneiras; confira as...

Leia mais
Para simplificar a vida Global Account
O que é remessa internacional e como fazer?

Precisa receber ou enviar dinheiro para o exterior? Então conheça a remessa internacional...

Leia mais