Você sabia que usar um cartão com chip pode diminuir as chances de ter seu cartão clonado ? O chip consegue armazenar informações de pagamento importantes de forma muito segura.

Essa e uma das vantagens não usar cartão com tarja magnética (aquela fica preta que fica no verso do cartão) ou outro tipo de meio de pagamento. Além disso, o pagamento por aproximação só está disponível para alguns cartões que possuem chip.

Para simplificar ainda mais a sua vida nós criamos esse artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura para entender mais detalhes!

O que é um cartão com chip?

É aquele cartão de plástico retangular que possui um chip, ou microchip, eletrônico em seu corpo.

Embora ele pareça ser tão pequeno e frágil, esse pequeno metal envolto de componentes eletrônicos e tecnológicos possuem um grande papel para a segurança em suas transações.

Geralmente o chip fica localizado na parte lateral esquerda do cartão de crédito ou débito . Esta é a parte que deve ser inserida nos terminais de pagamento, pois assim o chip conseguirá se conectar com o processador que receberá os valores da venda.

Como funciona um cartão com chip?

Você já parou para pensar como funciona a transação de um cartão com chip? Em questão de segundos o cartão é capaz de transmitir diversas informações para a maquininha que por sua vez recebe essas informações e faz a validação do pagamento.

O terminal de pagamento tem o papel de fazer a comunicação entre o cartão inserido e o administrador. No momento da conexão o cartão com chip deve:

  • Verificar o tipo de transação;
  • Se o estabelecimento está registrado e autorizado para fazer essa cobrança;
  • Qual será o tipo de conexão que será feita (deve ser uma conexão extremamente segura);
  • Valor da compra.

Depois de verificar e validar todos esses dados, o cartão com chip envia os dados para o terminal conectado.

Este terminal faz uma serie de validações também e solicita a senha para a confirmação da transação. É nesse momento que você deve digitar a senha do cartão.

Se a senha estiver correta a administradora do cartão vai fazer sua validação de informações e autorizar a operação.

São muitos processos, né? Mas tudo isso acontece de forma tão rápida que nem percebemos. Tudo para garantir sua segurança e também lhe proporcionar uma boa experiência de compra.

Cartão com chip de aproximação

Alguns chips de cartão de crédito ou débito possuem a tecnologia NFC (comunicação de campo próximo) que permite a realização de pagamento por aproximação.

Ou seja, nessa modalidade você não precisa digitar a senha do cartão basta aproximá-lo do terminal de pagamento compatível com essa tecnologia.

Porém, é preciso ter atenção: Nem todo cartão com chip é contactless (permite o pagamento por aproximação). Essa tecnologia se popularizou há pouco tempo e muitas instituições emissoras dos cartões ainda não aderiram. Aqui no Inter, os cartões possuem a tecnologia conctactless :)

⭐ Quer ter um cartão sem anuidade , que permite fazer compras internacionais, aceito em diferentes carteiras digitais e que permite fazer compras por aproximação? Conheça o cartão Inter Gold e solicite o seu!

Como é feito um chip de cartão?

Quer saber como aquele componente minúsculo é feito? Vamos te explicar. A superfície do chip acoplado no cartão possui a responsabilidade de conectar as informações no interior do chip com o processador da maquininha.

Na parte de baixo do chip existe uma série de recursos para manter a segurança em seus pagamentos . Além do processador, alguns cartões de crédito com chip contam com módulos de memória que podem variar de ROM, RAM, EMPROM, EEPROM ou PROM.

Esse chip também emite um sinal com frequência que pode variar de 3.57 MHz a 4,92 MHz. Essa frequência é muito importante para que a comunicação entre o cartão e máquina de pagamento funcione da forma correta.

Como solicitar cartão com chip

Para solicitar um cartão com chip é bem simples: basta abrir sua conta gratuita no Inter . Assim que sua conta for aberta com sucesso um cartão com débito será enviado para sua casa.

Se você quiser ter a função crédito em seu cartão basta fazer a solicitação no SuperApp Inter, vamos analisar seu pedido e se estiver tudo certo você terá crédito conosco!

Aproveite e conheça dicas de como conseguir crédito no Inter !

Como passar o cartão com chip?

Para utilizar seu cartão com chip é necessário mantê-lo em bom estado de conservação, pois embora ele seja resistente, seus componentes são delicados e podem sofrer danos com facilidade.

Quando você estiver realizando uma compra num estabelecimento basta entregar seu cartão com chip para a pessoa que vai realizar a cobrança. Ele vai inserir o cartão no terminal de pagamento e solicitar que você digite a senha.

Depois que você digitar a senha correta, a máquina vai entrar em contato com o administrador de cartão para validar se você tem saldo suficiente e se o seu cartão está desbloqueado para esse tipo de compra. Pronto, sua compra será finalizada com sucesso!

Tem como rastrear chip do cartão?

Infelizmente os chips de cartão de crédito ou débito ainda não permitem seu rastreio. Se você perder seu cartão o mais indicado é bloqueá-lo e despois solicitar uma segunda via.

Outra opção para ter mais segurança em seu cartão com chip é contratar um seguro. No Inter é possível contratar o cartão + protegido. Ele possui cobertura contra perda, roubo, furto do cartão ou saque/compra sob coação.

⭐ Entenda mais sobre o Seguro Cartão + Protegido do Inter!

Erro de leitura no cartão com chip: O que fazer?

Se o chip do seu cartão de crédito estiver com defeito, o mais recomendado é que você solicite a segunda via. Como os componentes do chip são delicados, será muito difícil de você consertá-los.

Nossa dica é: enquanto seu cartão físico novo não chega, você pode utilizar seu cartão virtual para fazer compras online ou cadastrá-lo em carteiras digitais e realizar o pagamento por aproximação em pontos físicos.

Simples e prático, né?!

Como limpar o chip do cartão

Geralmente o cartão de crédito ou débito fica na carteira de muita gente ou naqueles compartimentos atrás dos celulares. Esses locais podem ficar úmidos ou reter partículas de poeira que danificam o chip do cartão.

Em alguns momentos, limpar o cartão de crédito com álcool em gel (aquele que você usa para higienizar as mãos) e um pano seco pode ser uma opção viável. 'É importante que você não exagere no álcool e seu pano não solte pelos, pois isso em vez de ajudar pode acabar prejudicando ainda mais.

De qualquer forma, o mais adequado é solicitar uma segunda via do cartão!

Perguntas frequentes sobre cartão com chip

Onde fica o chip do cartão de crédito?

O chip fica na lateral esquerda do cartão. Geralmente ele tem uma coloração amarelada ou prateada.

Entenda mais sobre os cartões com chip !

Molhar cartão com chip estraga?

Isso pode acabar danificando o chip do cartão de crédito sim, o ideal é que isso seja evitado.

Veja o que fazer em casos de o cartão com chip não funcionar!

Cartão com chip e senha precisa de identidade?

Cartão com chip precisa apenas de senha para ser usado, no entanto, alguns estabelecimentos também solicitam o documento de identificação para evitar compras ou saques sem autorização.

Veja como deixar seu cartão com chip mais protegido!

É possível clonar cartão de débito com chip?

Embora a possibilidade seja bem pequena, sim, é possível clonar um cartão com chip. O ideal é ter cuidado e sempre que vir uma transação não reconhecida faça o bloqueio do cartão no mesmo instante.

Veja mais características dos cartões com chip !

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito sem anuidade: Veja opções e como conseguir o seu!

Cartão de crédito sem anuidade é no Inter além de ter anuidade grátis você ainda...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão Gold Inter: conheça benefícios e vantagens!

Se você é aquele tipo de pessoa que ama fazer compras online ou físicas saiba...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Veja os benefícios do Cartão Platinum e formas de obter o seu sem anuidade!

Quem gosta de viajar já deve saber que o cartão Platinum possui os benefícios mais...

Leia mais