De acordo com o relatório "Liderança de Ideias – Principais Tendências do varejo para 2023" desenvolvido pela Mastercard, a recorrência é um dos principais caminhos para a fidelidade dos clientes no varejo.

Mas, afinal, o que é vender com recorrência? Como aplicar isso ao meu negócio? Neste artigo, o Inter te conta como fazer cobranças recorrentes! Continue lendo.

O que é cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma consequência de serviços que geram mensalidades. Na prática, o cliente efetua o pagamento por períodos recorrentes pré-definidos, que podem ser semanal, mensal, trimestral etc., e, em troca, recebe produtos ou serviços com recorrência.

Esse modelo de cobrança é comum em serviços de assinatura, como revistas, jornais, plataformas de streaming, software as a service (SaaS), academias, escolas e outros serviços que são fornecidos em caráter continuado. O maior exemplo que temos hoje em dia é a Netflix: o cliente paga uma mensalidade e em troca recebe acesso à plataforma de filmes e séries todo mês. Quando a assinatura é cancelada, o serviço também é.

Com a cobrança recorrente, o cliente autoriza o fornecedor do serviço a cobrar automaticamente o valor referente às mensalidades ou pagamentos regulares, sem a necessidade de emitir novas faturas para cada período. Dessa forma, o cliente tem maior comodidade e facilidade de pagamento.

Essa modalidade está cada vez mais comum em diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes, pois oferece vantagens tanto para varejistas quanto para prestadores de serviço.

Quais são os meios de cobrança?

A cobrança recorrente pode ser feita através de diversos meios. Conheça quais são eles para identificar qual a melhor forma para o seu negócio.

Cartão de crédito e débito

A cobrança recorrente feita pelo cartão pode acontecer através do crédito ou do débito automático. No cartão de crédito, o cliente é cobrado periodicamente, e o valor não consome todo o limite de crédito dele, uma vez que não é um parcelamento, mas sim uma cobrança pontual.

Já no débito automático, em todo dia de cobrança o valor da recorrência será debitado da conta do cliente. A cobrança recorrente pelo cartão pode ser feita virtualmente através de gateways de pagamentos ou presencialmente por maquininhas de cartão.

Pix

No Inter, é possível tornar um Pix recorrente! Quando um cliente vai realizar o pix pelo SuperApp, ele pode selecionar se deseja tornar esse pix recorrente. Após ativar a opção da recorrência, basta definir o período (pelos próximos 2 meses, 3 meses, etc). Além disso, aqui a sua empresa também tem Pix ilimitado e sem taxas!

Boleto bancário

A cobrança por boleto recorrente é uma excelente alternativa, principalmente para pequenas e médias empresas. Isso porque essa ainda é uma das opções de pagamento mais utilizadas.

Para os clientes, é vantajoso porque muitas pessoas ainda não possuem contas em bancos ou acesso à crédito, ou seja, é uma forma de levar a cobrança recorrente a todos os clientes.

Quais são as vantagens da cobrança recorrente?

Redução de custos

A cobrança recorrente pode ajudar na redução de custos da empresa, pois elimina a necessidade de faturar frequentemente, reduzindo o tempo e custos administrativos, além de diminuir a possibilidade de erros.

Otimização de tempo

A cobrança recorrente pode ajudar na otimização de tempo da empresa ao eliminar tarefas manuais e repetitivas, reduzir erros, automatizar processos e permitir maior foco nas atividades essenciais. Desse modo, a empresa consegue aumentar a eficiência e a produtividade da sua equipe, o que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Retenção de clientes

A cobrança recorrente pode ajudar a empresa a reter clientes ao oferecer maior comodidade, evitar inadimplência, trazer previsibilidade financeira, flexibilidade para planos e valores e até mesmo reduzir custos para a empresa. A utilização desse modelo de pagamento proporciona um relacionamento mais saudável com o cliente, uma vez que a cobrança se torna mais simples e eficiente, aumentando a satisfação do cliente em relação à empresa como um todo.

Redução da inadimplência

Com a cobrança recorrente, é possível reduzir o índice de inadimplência, aumentando a segurança no recebimento, já que os pagamentos são realizados automaticamente. Desse modo, o fluxo de caixa se torna mais previsível, evitando custos financeiros com inadimplência.

Previsibilidade de caixa

A cobrança recorrente permite que as empresas tenham uma maior previsão de receita ao longo do tempo. Isso pode ajudar na tomada de decisões sobre investimento e alocação de recursos, proporcionando, inclusive, monitoramento diário das entradas financeiras.

Quais são as diferenças entre a cobrança recorrente manual e automatizada?

A cobrança recorrente manual e automatizada têm algumas diferenças importantes em relação ao modo como são feitas. As principais diferenças são:

  • Processamento: A cobrança recorrente manual é geralmente feita por meio de processos manuais, tais como a emissão de faturas e envio de lembretes de pagamento. Já a cobrança recorrente automatizada é realizada por meio de uma plataforma que processa e registra automaticamente as cobranças e os pagamentos.
  • Tempo: A cobrança recorrente manual pode demandar mais tempo da equipe responsável, já que é necessário realizar a emissão das faturas, o envio de lembretes e o acompanhamento dos pagamentos, demandando ações constantes. Na cobrança recorrente automatizada, o processo é agendado uma vez e ocorre automaticamente, reduzindo a demanda de tempo para as operações de cobrança.
  • Redução de erros: Com a cobrança recorrente automatizada, a chance de ocorrerem erros é muito menor, já que o processamento é feito por meio de um sistema que evita mensagens duplicadas, contas incompatíveis e outros problemas que possam surgir na emissão manual de faturas.
  • Eficiência: A cobrança recorrente automatizada é mais eficiente do que a manual, pois se torna escalável e não exige uma equipe dedicada para o processamento de cobranças. Além disso, a cobrança recorrente automatizada é adaptada ao perfil do cliente, tornando o processo de cobrança mais eficiente e com vantagens adicionais, como personalização, gestão de inadimplência, envio de e-mail marketing e outras integrações úteis.

Como fazer cobranças recorrentes com o Inter Empresas?

O Inter Empresas oferece uma das mais completas ferramentas de Gestão de Cobranças do mercado! Uma área completa para você gerar e gerenciar boletos simples, parcelados e recorrentes.

Na hora de gerar um boleto, é só marcar ele como boleto recorrente, selecionar a periodicidade e pronto! A cobrança será feita de maneira automática.

Abra agora a sua Conta PJ Digital e aproveite as vantagens de cobrar com recorrência 💚.

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Gabriela Fonseca LimaEstagiária de Growth / Marketing de Produto PJ

Escrevo sobre empreendedorismo e tudo mais que simplifica o seu negócio!

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