Para simplificar a vida Inter Invest

Simplificando a compra e venda de ações

Publicado em 14/04/2021

Com o Home Broker nossos clientes têm total autonomia para investirem em ativos por conta própria: sem intermediários e sem taxas de corretagem.

Porém, vez ou outra, surgem perguntas sobre a compra e venda de ações dentro da ferramenta. Reunimos as principais dúvidas dos nossos investidores e vamos respondê-las, agora!

Perguntas e respostas

1. Depois que eu compro ou vendo ações, em quanto tempo o dinheiro sai ou cai na minha conta?

A operação de compra e venda é liquidada pela B3 em um prazo de 2 dias úteis. Por exemplo: se você vendeu uma ação na segunda-feira o dinheiro só estará disponível em sua conta na quarta-feira.

2. Posso comprar ações sem ter o dinheiro na conta?

O dinheiro precisa estar na conta na data de liquidação, ou seja, 2 dias úteis  depois da compra.

3. O que acontece se eu não tiver dinheiro em conta no dia do débito da compra das ações?

Se no prazo de liquidação não houver saldo suficiente para concluir a compra, o Inter vende a ação, novamente, como garantia pelo pagamento, uma vez que não temos cheque especial. Nesses casos é cobrado uma multa do cliente.

Em outras corretoras, o dinheiro é “congelado” no momento da compra e você só consegue concluir a operação se tiver saldo disponível. A vantagem da Inter Invest é que você não perde a oportunidade da compra, desde que regularize o saldo a tempo.

4. As ações e FIIs podem ser vendidos se eu não pagar por elas?

As vendas das ações e cotas de Fundos Imobiliárias são feitas como garantia de pagamento. Mas esse procedimento só ocorre se você não tiver saldo suficiente em sua conta no prazo de liquidação.

5. Existe algum limite de valores para compra de ações?

O valor limite para a compra de ações é dado pelo limite operacional do cliente:

  • Saldo da Conta Corrente do dia anterior;
  • + 50% dos investimentos em Renda Variável;
  • + 100% dos investimentos em Renda Fixa (exceto: Fundos, Poupança e CDB + Limite de Crédito).

Para o mercado futuro (BM&F) para contratos de mini índice e mini dólar, o limite operacional será o valor que você deseja alocar para as operações.

Já a venda é limitada ao valor dos ativos que você tenha em carteira.

6. Onde consigo ver o extrato das compras/vendas das ações pra saber o valor da operação?

As notas de corretagem com o registro diário de todas as suas operações já liquidadas estão disponíveis no Home Broker, no menu Notas de Corretagem.

7. Se eu comprar uma ação de R$1 mil sem ter o dinheiro na conta, mas também tiver vendido 1 mil de outra ação no mesmo dia, o saldo vai ser abatido em d+2?

A resposta é sim. Independentemente da hora que você comprou ou vendeu a ação, o dinheiro sairá ou cairá na sua conta 2 dias depois, então, os valores se abatem.

Ficou alguma dúvida sua sem resposta? Comenta aqui embaixo ou nos marque no Twitter: @interinvest. E se você ainda não conhece nosso Home Broker, nesse post a gente te conta como usar a ferramenta

Gostou? Compartilhe

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos