Você já deve ter escutado por aí que a gestão empresarial de todo e qualquer negócio, independentemente do porte da empresa, deve ser tratada como prioridade. E sim, essa priorização é essencial!

Em uma empresa pequena, o gestor precisa focar no seu crescimento sustentável de modo que seja possível competir com empresas que possuem mais recursos. Já para empresas maiores, a gestão empresarial é importante para gerenciar as demandas do dia a dia, afinal, é provável que existam muito mais tarefas para serem feitas do que pessoal e tempo disponíveis.

Nesse sentido, fizemos esse post para listar algumas dicas de gestão empresarial a que todos os gestores devem estar atentos. Confira!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é um processo cujo objetivo é trazer resultados melhores para as empresas. Uma boa gestão empresarial é fundamentada com planejamento e desenvolvimento de estratégias para atingir as metas da organização.

É um processo voltado para todas as áreas da empresa. Nesse sentido, ações para tornar a gestão da empresa mais eficiente, como o aperfeiçoamento do controle financeiro, organização dos processos internos e gestão da rotina dos funcionários, devem ser planejadas para serem colocadas em prática.

Também é importante que seja feito um acompanhamento de perto dos resultados das ações. Assim, caso necessário, adaptações na execução das estratégias para diminuir a ocorrência de erros ou problemas poderão ser feitas para trazer resultados positivos para o negócio.

Além disso, mesmo que algumas dessas ações não estejam ligadas à venda do produto ou serviço prestado pelas empresas, isso não quer dizer que uma mudança no seu caixa não será sentida. Isso porque a otimização de processos pode tornar a operação da empresa mais barata, o que vai afetar diretamente o seu lucro.

Qual é a sua importância?

É importante porque toda empresa só sobrevive ao mercado se estiver trazendo resultados financeiros positivos, e para que isso seja possível, ela deve estar funcionando adequadamente.

Portanto, a gestão empresarial não é um processo que tange apenas às empresas com muitos recursos; é uma necessidade para qualquer negócio, já que pode influenciar a sua performance perante os concorrentes.

Quais podem ser as áreas de atuação de um gestor empresarial?

Um gestor empresarial pode atuar em qualquer área de uma empresa, visto que todo ambiente corporativo pode aumentar sua capacidade produtiva, e desenvolver uma estratégia para tornar isso possível é uma tarefa para o gestor empresarial.

Tipos de gestão empresarial

Existem várias formas diferentes para aplicar a gestão empresarial. Abaixo explicaremos os 3 tipos de gestão empresarial mais conhecidos.

Cadeia de Valor

Visa gerar valor em todos os processos desenvolvidos pela empresa. Dessa maneira, está focada em observar como cada um deles pode trazer mais satisfação para os clientes e, com base nisso, propor melhorias em sua estrutura.

Ciclo de Inovação

Traz para o foco do negócio os processos de criatividade e inovação. Com o intuito de trazer crescimento para a empresa, estimula intelectualmente seus colaboradores a buscarem mecanismos para aumentar a sua competitividade no mercado.

Ciclo de Deming (PDCA)

O Ciclo de Deming, ou PDCA é, basicamente, o caminho para a conclusão de uma meta. Deve ser colocado em prática com suas quatro fases. São elas:

  • Planejamento;
  • Desenvolvimento;
  • Checagem;
  • Ação.

A partir da execução do ciclo, a melhoria contínua dos processos é colocada em posição de destaque, a fim de trazer cada vez mais eficiência para a gestão.

Como desenvolver uma gestão empresarial eficiente?

Alcançar a eficiência na gestão empresarial não é fácil, mas existem ações simples que um gestor pode colocar em prática para alcançar bons resultados. Tudo se trata de usar bem as ferramentas que estão ao seu dispor.

Veja abaixo cinco dicas para tornar a gestão empresarial da sua empresa mais eficaz!

Esteja atento!

Esteja atento a tudo! Monitore constantemente a operação da sua empresa, seu nicho de mercado e concorrentes, área geográfica de atuação e seu público-alvo.

A partir disso, trace um plano de negócio com base nas informações que você observou. Planeje as etapas que você deve seguir para alcançar seus objetivos e desenvolva métricas claras para analisar seu desempenho.

Avalie sempre possíveis tendências de mercado! Porém, não fique preso a elas. Modismos podem ter vida curta e você deve estar preparado para enxergar a longo prazo.

Conte com bons profissionais ao seu lado

Ter bons profissionais em uma equipe é fundamental para um gestor. Mas mais do que isso, esses profissionais precisam entender o momento da empresa e os objetivos que ela deseja alcançar.

A função de traduzir essas informações aos colaboradores é do gestor. Por isso, invista em profissionais que possuam afinidade com você e que sejam qualificados para a vaga.

Avalie e reavalie seus processos sempre

Para crescer, é preciso ser assertivo! Logo, avalie de perto os processos da sua empresa. Converse com seus funcionários e considere suas opiniões.

A partir disso, várias ideias podem surgir, e a produtividade do seu time pode aumentar. Faça testes e analise as melhores possibilidades para o seu negócio.

Inove

Qualquer que seja o produto ou serviço que você vende, saiba que é possível inovar! Converse com seus clientes e funcionários e ouse propor ideias inovadoras. Busque formas de fazer mais com menos, estude outros mercados e traga outras possibilidades para o seu negócio. Teste suas hipóteses e incremente a mais viável no seu negócio.

Importante: é necessário lembrar que a qualidade do produto/serviço vendido nunca deve regredir, mesmo que os indicadores financeiros tentem mostrar o contrário. Isso pode mudar rapidamente a percepção de valor que o seu cliente enxerga sobre a sua empresa.

Torne a tecnologia o seu principal aliado

A tecnologia evoluiu, e hoje é possível automatizar boa parte das tarefas manuais. Além disso, relatórios de desempenho podem ser gerados em poucos segundos. Assim, os erros são minimizados pela tecnologia e sua equipe pode focar mais tempo em tarefas realmente estratégicas, o que é melhor para a produtividade e valorização dos funcionários também.

Quais são os benefícios da gestão empresarial?

Acreditamos que você já tenha tirado suas próprias conclusões após ler esse conteúdo. Mas para que nada passe despercebido, veja abaixo alguns dos principais benefícios da gestão empresarial:

  • Oferece segurança para os processos;
  • Reduz custos, aumenta a produtividade e consequentemente a lucratividade;
  • Auxilia na tomada de decisão e definição de metas;
  • Torna o trabalho dos colaboradores mais estratégico;
  • Integra as equipes em prol dos objetivos da empresa;
  • Proporciona uma visão integrada sobre o negócio, mercado e concorrentes;
  • Aumenta a eficiência dos processos;
  • Torna a empresa mais organizada.

Conheça a conta empresarial Inter Empresas

Você está procurando por soluções que ofereçam praticidade, economia e segurança ao seu negócio? Pois saiba que a conta empresarial do Inter foi feita para você que deseja evoluir a sua gestão empresarial!

Com ela, sua empresa tem acesso a uma conta PJ totalmente gratuita e com a diversidade de produtos que que ela precisa e merece! Clique aqui e saiba tudo sobre essa solução!

Ah! E se você for MEI, também temos a solução perfeita para o seu negócio! Clique aqui e conheça a conta MEI do Inter.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Como abrir conta MEI no Inter?

Abra sua conta MEI 100% gratuita e livre de tarifas do Inter e simplifique a...

Leia mais
Para o empreendedor
Entenda o que é Lucro Presumido e como funciona essa tributação

O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para empresas no Brasil....

Leia mais
Para o empreendedor
Pessoa Física x Pessoa Jurídica: quais as diferenças?

Quando você abre uma empresa você se torna uma pessoa jurídica. Você sabe o que...

Leia mais
Para o empreendedor
Lucro Real: como funciona?

Entenda como funciona o Lucro Real um regime de tributação que as grandes empresas brasileiras...

Leia mais
Para o empreendedor
O que é capital de giro e como calculá-lo?

E porque você empreendedor precisa saber disso! ...

Leia mais
Para o empreendedor
CNAE: saiba o que é e como consultar

Entenda porque o CNAE é essencial para sua empresa e saiba como escolher o ideal...

Leia mais
Para o empreendedor
Cartão de crédito para empresas Inter de A a Z

O cartão PJ do Inter foi feito para você que precisa organizar sua rotina financeira...

Leia mais
Para o empreendedor
MEI declara Imposto de Renda?

Você é MEI e quer saber se está em dia com suas obrigações fiscais? Confira...

Leia mais