A pandemia da Covid-19 trouxe uma grande lição para os negócios: a necessidade de marcar presença no mundo virtual. Com isso, as carreiras ligadas ao Marketing Digital também foram amplamente beneficiadas.

Com aumento notório do uso dos canais digitais, a forma de comunicação das empresas com seus clientes também mudou, e isso exige adaptação por parte das organizações e pessoas para sobreviverem e se destacarem nesse mercado. Se você ainda não conhece bem sobre ele, é só ler esse artigo que preparamos para te contar tudo que você precisa saber para começar!

Afinal, o que é Marketing Digital?

Podemos definir Marketing Digital como as ações desenvolvidas para atrair e reter clientes através da internet. Portanto, o Marketing Digital envolve iniciativas como Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, blogs, além de criação e administração de perfis e canais nas principais redes sociais.

Assim, você pode perceber que o campo de atuação é amplo, então o ideal é conhecer um pouco de tudo para fazer a priorização do que é viável e combina com você ou sua empresa.

Dicas de marketing digital para iniciantes

Se você está começando agora no Marketing Digital, pode se sentir um pouco perdido em meio a tantas opções e termos técnicos. Porém, não há com o que se preocupar, pois com o tempo e estudo, fica mais intuitivo.

Conhecer suas potencialidades e habilidades naturais é a melhor ferramenta para tomar boas decisões na carreira do Marketing Digital. Confira, portanto, como você pode se desenvolver nesta área.

Estude bastante

Com tantas oportunidades na área, a concorrência também aumenta. Por isso, você precisa saber bem o que quer para se destacar no Marketing Digital. Como em todas as profissões, você vai precisar estudar bastante e entender que esse estudo não acaba nunca.

Invista em alguns cursos e livros de pessoas renomadas. Não existem bons profissionais de nenhuma área que não tenham dedicado tempo aos estudos. No começo, com tantas informações, pode parecer complicado, mas, aos poucos, você vai criando seu próprio método de estudo.

Uma dica bacana é seguir algumas pessoas nas redes sociais que sejam especialistas no tema de interesse; acesse sites e portais sobre o assunto, mas escolha poucas fontes (e fontes confiáveis!), pois o excesso pode te deixar mais perdido e desfocado.

Invista na transformação digital

As empresas e marcas hoje precisam conviver com a realidade da transformação digital. Videoconferências, reuniões virtuais, home office, chatbots, documentos digitais e aplicativos funcionais são algumas ferramentas que antes eram vistas como descartáveis, mas que hoje se tornaram indispensáveis nos negócios que desejam manter-se competitivos. A utilização dessas ferramentas pode simplificar os processos internos, o que leva ao ganho de produtividade, redução de custos e à melhoria da experiência do cliente.

Dessa forma, para manter essa estrutura funcionando bem, os profissionais de marketing digital são indispensáveis.

Atualize-se sempre

Com isso, você que deseja atuar na área de marketing digital precisa estar atento às novidades. Como novas plataformas, aplicativos e ferramentas digitais surgem quase todos os dias, você precisa estar ligado para reconhecer uma nova oportunidade quando ela surgir.

Experimente novas redes sociais quando elas forem lançadas, pesquise novas ferramentas e analise novos serviços sempre que possível.

Conheça tecnologias de outras áreas

Se você pretende se destacar nesse ramo, fique de olho também em novas tecnologias que são desenvolvidas para atender demandas exclusivas do Marketing Digital. Calma! Você não precisa dominar tudo isso. No entanto, um bom profissional de Marketing Digital precisa ter, pelo menos, noções básicas de outras áreas.

Saber colocar um site no ar, criar uma campanha no Google Ads, o básico de HTML ou conhecer as ferramentas básicas do WordPress vão te dar grande vantagem em relação a outros profissionais.

Conheça todas as áreas, mas foque em uma

Apesar de ser importante ter um conhecimento amplo, se você tem noções básicas de Marketing Digital, já deve ter ouvido falar que o ideal é ser especialista em uma área.

Portanto, evite querer se aprofundar em tudo. Busque ser um especialista em uma das cinco áreas do Marketing Digital.

Áreas do Marketing Digital

Atualmente, o Marketing Digital é categorizado em cinco áreas principais, cada uma delas com suas características. Confira suas características e identifique em qual delas você ou sua empresa melhor se encaixam.

Marketing de Busca

O especialista nesta área trabalha para que a empresa apareça nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo ou Bing. Dessa forma, ele trabalha sob duas bases de conhecimento: técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e Rede de Pesquisa.

O especialista em SEO é o profissional que vai utilizar as melhores maneiras para que o conteúdo seja relevante para os mecanismos de busca. Ele vai usar termos, palavras-chave, fluidez e outros elementos para que o site ou página esteja nas primeiras posições dos sites de busca.

O profissional ligado à Rede de Pesquisa é o que vai criar os melhores anúncios para essas redes de busca. Além de saber configurar cada campanha, ele vai utilizar os melhores meios de alcançar os objetivos do anunciante.

Marketing de Conteúdo

O profissional em Marketing de Conteúdo é um dos mais requisitados, pois é ele que vai usar a criatividade para criar conteúdos que atraiam o público para as publicações da empresa ou marca. Isso é feito através de textos, roteiros de vídeos, infográficos ou qualquer outra forma de conteúdo que faça sentido para a empresa.

Este é um ramo que requer criatividade e agilidade para a criação constante de material relevante e atrativo.

Mídias Sociais

O profissional de mídias sociais é o responsável pela criação de postagens nas redes sociais, assim como pelo gerenciamento e interação com o público. Apesar de parecer um caminho divertido, é preciso atuar com muita responsabilidade, afinal, você não quer causar um "cancelamento" de seu cliente, né?

Dessa forma, o profissional de Mídias Sociais, ou Social Media, precisa ser dinâmico e responsável.

CRM

Por fim, um profissional que vem sendo cada vez mais requisitado é o especialista em Customer Relationship Management (CRM), responsável pela gestão do relacionamento com o cliente.

Porém, CRM não é necessariamente uma função, mas um sistema digital e automatizado ou não que gerencia os contatos da empresa, com a finalidade de realizar uma comunicação com a base de clientes já existente, ou bases de leads da empresa, objetivando gerar novas vendas ou manter o cliente fiel ao serviço ou produto.

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Izabella SouzaAnalista de Conteúdo

Jornalista entusiasta da música, da escrita e da missão de te informar e contextualizar sobre o que realmente importa!

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