Seus negócios estão indo bem e agora você acredita que é a hora de crescer, ganhar novos rumos e aceitar novos desafios. Mas como executar esse crescimento de forma organizada e escalável? Para isso, você precisa conhecer o conceito de Growth Marketing.

O uso das técnicas conhecidas como Growth Marketing e Growth Hacking se tornou mais comum com a popularização do Marketing Digital. Trata-se da elaboração de estratégias para o crescimento acelerado das empresas.

Portanto, se você tem o sonho de ver a sua empresa decolar, precisa saber como aplicar o Growth Marketing nos seus negócios. Vamos lá?

O que é Growth Marketing?

Esse nome tem origem do inglês e pode ser traduzido por “Marketing de Crescimento”. O termo Growth Marketing foi consagrado por Sean Ellis, conhecido como “pai do Growth”, que atuou em empresas como Facebook, Uber, Twitter e Dropbox.

Podemos definir o Growth Marketing como ações desenvolvidas com a finalidade de fazer uma empresa crescer. Para isso, você terá que fazer testes e experiências, sempre monitorando os resultados para embasar suas decisões.

Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que começam a estudar o Growth Marketing, pois em muitos livros e artigos sobre o assunto, lemos também sobre Growth Hacking.

No entanto, enquanto o Growth Hacking visa um crescimento imediato, com técnicas já popularizadas no Marketing Digital, como ações para Topo de Funil, Leads e Vendas, o Growth Marketing visa estratégias mais sólidas, abrangentes, de longo prazo e também de fortalecimento de marca.

Como implementar uma estratégia de Growth Marketing?

Portanto, para iniciar uma estratégia de Growth Marketing na sua empresa, você precisa de tempo e paciência. Uma vez que seu objetivo é criar um vínculo de relacionamento com seu cliente, os resultados não são imediatos.

Para iniciar sua estratégia, siga um roteiro básico, como o que apresentamos a seguir.

Estabeleça persona

O primeiro passo é definir quem vai adquirir o seu produto ou serviço. Sem essa delimitação, todos os próximos passos ficam perdidos.

Se possível, determine a sua persona – um perfil bem definido de seus clientes baseado em dados demográficos e de comportamento.

Assim, você terá um nicho de atuação. Por exemplo: homens de 30 a 50 anos, maduros, que se preocupam em poupar dinheiro.

Entenda e estude seus clientes

Em seguida, pesquise e estude os hábitos da sua persona. Usando o exemplo anterior, você pode pesquisar, por exemplo, se esses homens usam mais computador ou celular, quais são os seus canais do YouTube preferidos, qual a renda média, se viajam e com qual frequência, quais são as suas preocupações e sonhos, e muito mais.

Tente achar estatísticas e estudos sobre o comportamento do seu público. A partir daí, se possível, se comporte como eles, pense como eles. Assim, você vai entender suas preocupações e necessidades.

Selecione plataformas para divulgar a empresa

Uma forma de fazer isso é acompanhar, nas redes sociais, algumas pessoas que têm este perfil. No nosso exemplo, tente saber se eles usam Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, Twitch, Tik Tok, Quora, etc.

Você não precisa estar presente em todas as redes, mas escolha as duas ou três principais para estar próximo do seu consumidor e criar um perfil sólido para a sua empresa nas redes selecionadas.

Criando conteúdo relevante, você atrai público orgânico e espontâneo. Mas não é só isso: você também pode atrair potenciais clientes com conteúdo pago, criando conteúdo publicitário para as ferramentas mais relevantes para o público da sua empresa.

Faça análise de dados constantemente

Com esse trabalho feito, você terá muitos dados para avaliar. Analisando como as pessoas interagem com as suas postagens, quais comentários fazem e quem interage com a sua empresa, você consegue verificar o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Existem alguns indicadores chaves de performance (KPIs) que você pode analisar no seu site ou anúncios na internet. Alguns dos mais importantes são:

  1. Número de visitantes (e visitantes únicos): com ele, você sabe quantas pessoas conheceram o seu produto ou serviço;
  2. Leads:  cada Lead é um potencial cliente, pois são pessoas que demonstraram interesse no seu conteúdo online;
  3. Taxa de conversão: se você trabalha com vendas, analisando esse dado, sabe qual a porcentagem de vendas realizadas em relação ao número de visitantes;
  4. Origem do tráfego: dado que indica de onde vem o seu público. Pode indicar se as suas estratégias por canal estão dando certo ou não;
  5. Custo por clique (CPC): indica quanto você está pagando, em média, em uma campanha publicitária por cada clique no link patrocinado;
  6. Retorno sobre o Investimento (ROI): evidencia se o investimento que você está fazendo está gerando lucro. Se você investiu R$100 para vender R$50, por exemplo, você precisa mudar sua estratégia.

No entanto, para cada tipo de negócio, pode ser que alguns desses KPIs sejam mais ou menos relevantes. Tudo depende dos objetivos da sua empresa, então, mantenha-os bem claros e atualizados.

Quais são as fases do Growth Marketing?

Estabelecidas as formas do divulgação de seu negócio, você deve estar se perguntando: “afinal, como fazer Growth Marketing?”. Confira as etapas para implementação desse método:

Product-Market Fit

Desenvolvida por Sean Ellis, para entender esse ponto, você deve fazer um questionário com seus clientes perguntando como eles se sentiriam se um certo produto deixasse de existir. Se mais de 40% responderem “muito decepcionado”, então você já tem um produto com bom Product-Makert Fit, ou seja, ele já tem boa aceitação.

Growth Hacks

Estude a possibilidade de uma melhoria no produto já existente. Pode ser um novo layout, uma nova forma de apresentação, adição de um elemento na experiência ou o uso de uma nova ferramenta de produção, por exemplo.

Escala e viralização

A melhor forma de fazer seu negócio crescer é fazendo com que os próprios usuários divulguem seu serviço. Você pode fazer isso garantindo bônus e vantagens para quem compartilhar um conteúdo, convidar novos usuários ou criar um programa de indicação.

Otimização e retenção

O objetivo de otimizar um produto é, justamente, reter (fidelizar) o seu cliente. Isso é feito através do feedback dos próprios clientes. Se, por exemplo, você tem um restaurante e recebeu uma avaliação negativa em um aplicativo de entregas, você pode entrar em contato com o cliente para saber o que deu errado e o que poderia ser feito para reverter a situação.

Dicas para aplicação do Growth Marketing

Então, como você pode aplicar as técnicas de Growth Marketing na sua empresa? Tenha uma boa comunicação interna e use ferramentas para monitorar os dados.

Mantenha uma boa comunicação entre as áreas

Na prática, você precisa fazer que a equipe conheça bem as metas e estratégias do seu negócio. Mantenha uma boa comunicação interna, clara e precisa.

Aposte em tecnologia

Utilize recursos tecnológicos, como heatmap, analytics e ferramentas de monitoramento das redes sociais.

Se a sua empresa ainda não utiliza esses recursos, você precisa investir em transformação digital para levar práticas modernas e inovadoras para a sua empresa.

Aposte em testes

Para fazer sua empresa crescer, é necessário criar estratégias integradas focando o longo prazo. Embora as ações de crescimento imediato sempre sejam bem-vindas, nenhum negócio sobrevive sem ações que levem em conta o longo prazo.

Portanto, não tenha medo de mudar e fazer testes. Só assim você vai descobrir qual o melhor caminho para o crescimento da sua empresa.

O inter simplifica

Que tal simplificar sua rotina pra focar no que realmente importa? Clique aqui e conheça os benefícios da conta PJ da Inter para o crescimento do seu negócio!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/9822793562404fb88164a0748a7aee73_microsoftteams-image-96.png
Izabella SouzaAnalista de Conteúdo

Jornalista entusiasta da música, da escrita e da missão de te informar e contextualizar sobre o que realmente importa!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Como abrir conta PJ no Inter?

Confira o passo a passo para abrir sua conta PJ Inter Empresas. ...

Leia mais
Para o empreendedor
Super App Inter Empresas: sua Conta PJ mais completa e na palma da mão

Conheça as funcionalidades do Super App para empresas que irá simplificar a gestão financeira do...

Leia mais
Para o empreendedor
O que é break even point e como calcular?

Também conhecido como "ponto de equilíbrio" o break even point é o momento em que...

Leia mais
Para o empreendedor
7 Dicas de Como Cobrar um Cliente Educadamente

7 dicas pra você abordar seu cliente sem trazer chateação....

Leia mais