Embora o termo “inovação” seja popular, a aplicação desse conceito é desafiadora. Na busca pela inovação, muitas pessoas e empresas inventam serviços e produtos que não têm nada de inovador de fato, criando apenas problemas ou serviços infrutíferos. Por isso, saber inovar, de verdade, é fundamental para o sucesso de um negócio.

Ao contrário do que muita gente pensa, para ser inovador, você não precisa necessariamente fazer grandes investimentos ou criar transformações radicais.

Por isso, é importante conhecer todos os tipos de inovação e como aplicá-los no seu modelo de negócio. Dessa forma, você consegue aplicar esse conceito tão importante na sua empresa.

Conceito de inovação

De uma forma mais simples, podemos definir inovação como a habilidade de explorar novas ideias com sucesso. Inovação está sempre associada a mudanças ou melhorias em algo que já existe, de maneira que essa transformação gere valor.

Dessa forma, o conceito de inovação pode ser observado quando um produto ou serviço passa por uma transformação que o torne único no mercado.

Igualmente, a utilização de produtos e serviços já existentes de forma diferenciada também pode ser considerada uma forma de inovação.

O que é ser inovador

Para ser um empreendedor inovador, você precisa estimular sua criatividade e buscar conhecimento técnico conforme sua área de atuação. Só assim você vai conseguir identificar oportunidades para criar serviços e produtos ou adaptar os já existentes para atender alguma demanda específica de mercado.

Nesse sentido, você precisa trabalhar com uma equipe inovadora. Estimule a criatividade e a participação de todos nos processos criativos da sua empresa. Algumas formas de estimular a criatividade da sua equipe são:

  • Identifique a habilidade natural de cada pessoa
  • Estabeleça premiações que valorizem os esforços de cada um
  • Estimule a apresentação de ideias novas, independente do cargo
  • Ofereça cursos de capacitação

Esses são alguns exemplos de como você pode estimular o processo de inovação na sua empresa, engajando sua equipe nesse processo.

Para que tudo seja feito com um propósito, é necessário ter em mente que tipo de inovação você deseja alcançar.

Tipos de inovação

O conceito de inovação pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, desde o funcionamento interno até o uso de novas tecnologias. Portanto, para tomar decisões corretas e precisas, defina qual tipo de inovação é prioridade pra você e seu negócio.

Inovação de produto

Quando um produto ou serviço é aprimorado se diferenciando de seus concorrentes. Assim, ainda que, mais tarde, outras empresas imitem esse produto, a empresa sempre será reconhecida como pioneira do mercado.

Inovação de processo

Quando a inovação ocorre nos processos de produção de um produto ou execução de um serviço, temos uma inovação de processo.

Normalmente, envolve decisões internas que podem resultar em benefícios para o consumidor final, como redução de preço, novas formas de comunicação ou agilidade no atendimento.

Inovação de modelo de negócio

A inovação de modelo de negócio ocorre quando a empresa apresenta seu produto ou serviço de uma forma diferente ao público. Após a pandemia do Covid-19, a inovação de modelo de negócio foi uma realidade para muitas empresas.

Foi nesse período que o Marketing Digital se mostrou ainda mais eficiente e indispensável, visto que muitas empresas precisaram adaptar seus negócios para o mundo digital, oferecendo novas formas de contato, de entrega e até de produção.

Inovação organizacional

A inovação organizacional se refere à forma como o trabalho é designado e dividido entre os funcionários, de modo a ter maior controle ou produtividade dos colaboradores. Ela pode ser feita na estrutura hierárquica da empresa ou até mesmo implementando diferentes metodologias, como a metodologia ágil.

Inovação e tecnologia

Sem dúvidas, o uso de tecnologias é indispensável em qualquer modelo de negócio que busca inovação. Conhecer novas ferramentas, estar presente nos ambientes virtuais e desenvolver programas adequados às suas necessidades é fundamental para empresas que buscam inovar.

Atualmente, diversos recursos estão disponíveis pra você inovar no seu negócio e buscar a transformação digital.

Uma das ferramentas desenvolvidas para atender à crescente demanda de clientes é o Big Data, que possibilita a compilação de dados em grandes volumes para rastrear e interpretar o comportamento dos clientes de uma empresa. Portanto, se você deseja lidar com um volume cada vez maior de informações, o desenvolvimento na área de Big Data é essencial.

Juntamente com Big Data, o Machine Learning é uma das inovações tecnológicas que vem sendo aplicada com sucesso em grandes empresas. Com ela, é possível identificar os padrões comportamentais das pessoas, otimizando o sistema de atendimento de uma empresa.

Devido ao crescente uso de dados digitais, especialistas logo perceberam a necessidade de criar um sistema eficiente e transparente de compartilhamento de informações. Com isso, a tecnologia conhecida como Blockchain também foi desenvolvida para facilitar o monitoramento de pedidos, pagamentos e outras transações financeiras, por exemplo.

Portanto, se você atua ou pretende atuar com pedidos e transações financeiras, fique atento à esta tecnologia como forma de garantir a segurança e transparência do processamento de dados.

Outro recurso que abriu muitas possibilidades de armazenamento e compartilhamento de arquivos foi a computação na nuvem. Se há alguns anos precisávamos nos preocupar com HD, pen drives e outras mídias para armazenar dados, hoje, a computação em nuvem oferece maneiras mais eficientes para guardar os processos digitais.

Outra inovação tecnológica cada vez mais presente nos lares é a Internet das Coisas. Televisão, geladeira ou assistentes virtuais são alguns exemplos de como podemos conectar objetos de uso rotineiro à internet. Isso trouxe novas possibilidades de negócios e de produção de serviços e produtos.

Esses são os principais exemplos de ferramentas para inovação digital.

Foco e impacto da inovação

Portanto, para aplicar o conceito de inovação em sua empresa, você precisa entender que existem técnicas específicas para isso. Essa transformação pode ser aplicada de quatro formas diferentes.

Inovação incremental

Trata-se de um aperfeiçoamento constante dos serviços e produtos já oferecidos. Um exemplo prático da inovação incremental seria o lançamento de um celular com uma câmera mais potente, ou até mesmo uma versão mais recente de um jogo de vídeo game.

Inovação de eficiência

Este tipo de inovação se dá quando a empresa desenvolve novas formas de trabalho. Pode ser o uso de um novo programa, de uma forma de agendamento ou de distribuir produtos. Muitas vezes, são novidades que o consumidor não fica sabendo, mas que geram ganho real para a empresa.

Inovação radical

Talvez, a inovação radical seja o tipo de inovação mais delicada que existe, pois requer muito estudo e planejamento de novos rumos. Uma mudança drástica na área de atuação ou de fornecimento do serviço, por exemplo, pode ser caracterizada como inovação radical.

Em muitos casos, é preferível nenhum tipo de inovação a um lançamento precipitado, com falhas e alto índice de rejeição. Portanto, a inovação radical precisa ser muito bem planejada.

Inovação disruptiva

Muito parecida com a inovação radical, a inovação disruptiva visa quebrar algum paradigma – normalmente ligado a produtos exclusivos para torná-los mais acessíveis ou práticos.

Portanto, para gerar inovação na sua empresa, entenda bem quais são os seus objetivos com isso e fique atento para causar transformações que realmente gerem resultados positivos para a sua empresa e clientes.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/9822793562404fb88164a0748a7aee73_microsoftteams-image-96.png
Izabella SouzaAnalista de Conteúdo

Jornalista entusiasta da música, da escrita e da missão de te informar e contextualizar sobre o que realmente importa!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
O que é break even point e como calcular?

Também conhecido como "ponto de equilíbrio" o break even point é o momento em que...

Leia mais
Para o empreendedor
Investimentos para empresas: valorize o dinheiro do seu negócio

Invista o dinheiro da sua empresas e alavanque os resultados do seu negócio...

Leia mais
Para o empreendedor
Como impulsionar a sua empresa com as APIs do Inter

Você sabe o que são APIs do Inter? Elas podem salvar o seu negócio....

Leia mais
Para o empreendedor
Planejamento financeiro empresarial: o que é e como fazer

Para a saúde da empresa é essencial que se saiba fazer o planejamento financeiro....

Leia mais