Os processos que envolvem o fluxo de pagamentos de uma empresa exigem muitos cuidados na sua execução, já que erros podem gerar retrabalho para os gestores e até mesmo prejuízos para a empresa. Para evitar transtornos como esses, a digitalização dos arquivos de remessa e retorno proporciona segurança e agilidade para as operações entre banco e clientes, e esse é o papel do CNAB.

Quer saber mais sobre o CNAB? Continue a leitura!

O que é CNAB?

A sigla CNAB significa "Centro Nacional de automação bancária" e foi desenvolvido pela FEBRABAN para que os bancos e seus clientes troquem informações de forma automatizada sobre envios e recebimentos de pagamentos.

A troca de informações ocorre de forma online e leva poucos segundos para acontecer, tendo seu status atualizado pelo CNAB em tempo real, diminuindo o trabalho operacional da empresa.

Para que serve o CNAB?

O CNAB substitui processos manuais por digitais na produção de boletos bancários e serve para agilizar a comunicação entre as empresas e as instituições financeiras, além de manter o banco de dados das empresas atualizado a respeito dos seus recebimentos.

O CNAB ainda auxilia o fluxo de pagamentos da empresa, sendo responsável por organizar as informações referentes aos pagamentos feitos por ela e seus recebíveis, digitalizando uma atividade que teria de ser feita manualmente.

Quais os benefícios do CNAB?

O uso do CNAB garante uma série de benefícios, principalmente quando pensamos em segurança e integridade das informações. Afinal, como a troca de dados com as instituições segue padrões já determinados, a chance de você cometer algum engano em relação aos pagamentos recebidos e efetuados é mínima.

A automatização e abandono dos processos manuais também imprime precisão nos dados trocados, além de um ganho de produtividade e tempo por parte das empresas.

Qual a diferença entre CNAB 240 e 400?

De modo a atender as necessidades de diferentes tipos de instituição bancária, a FEBRABAN desenvolveu diversos modelos padrões de remessa e retorno para promover a troca de informações entre o banco e a empresa. Dentre eles, os mais conhecidos são o CNAB 240 e o CNAB 400.

CNAB 240

O CNAB 240 é o modelo mais utilizado pelas instituições financeiras e carrega um número maior de informações, que podem ser configuradas em 4 segmentos de 240 posições.

Além disso, engloba mais serviços relacionados aos boletos, como a inclusão de serviços de banco correspondente, de postagem de títulos pelos Correios, de agendamento para pagamentos de títulos e contas, custódia de cheques e protesto.

CNAB 400

O CNAB 400 possui uma quantidade menor de informações, sendo limitada a 400 posições e trabalha com uma carteira de cobrança simples e garantida.

Ao contrário do CNAB 240, não permite o serviço de banco correspondente, mas também oferece a possibilidade de postagem de títulos pelos correios e o serviço de protesto. Seu fluxo de informações é ágil e simplificado.

Layout de CNAB Banco Inter

O Inter disponibiliza a opção de troca de arquivos com layout CNAB 240 para a emissão de folhas de pagamento.

Os correntistas Inter têm à sua disposição as vantagens do CNAB 240 por meio do seu Internet Banking PJ e podem agendar datas e horários para os pagamentos de acordo com suas necessidades.

Não perca tempo e abra já sua conta PJ Inter para que sua empresa poss a aproveitar dos benefícios do CNAB 240!

Perguntas frequentes sobre CNAB

O que é um arquivo CNAB?

Um arquivo CNAB possibilita que os bancos e seus clientes troquem informações de forma automatizada sobre envios e recebimentos de pagamentos.

Para que serve o CNAB?

O CNAB substitui processos manuais por digitais na produção de boletos bancários e serve para agilizar a comunicação entre as empresas e as instituições financeiras.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe