Quando o assunto é gestão financeira de um negócio, faz toda diferença saber o que é CNAB e para que ele serve. Essa ferramenta de automação oferece mais segurança e agilidade para as operações entre banco e clientes, favorecendo a performance dos seus recebíveis.

Continua a leitura para entender as vantagens do CNAB para o seu negócio e ainda qual modelo escolher!

 Homem negro trabalhando no computador acompanhando indicadores financeiros.
Entenda como o CNAB como contribuir para a gestão financeira do seu negócio

O que é CNAB?

O CNAB, sigla para "Centro Nacional de automação bancária", é uma ferramenta desenvolvida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Seu principal objetivo é permitir que os bancos e seus clientes possam trocar informações de forma automatizada sobre envios e recebimentos de pagamentos.

O processo é todo online e leva poucos segundos para ser finalizado. Além disso, o status da operação é atualizado pelo CNAB em tempo real, diminuindo o trabalho operacional da empresa.

Para que serve o CNAB?

O objetivo do CNAB é automatizar a emissão e a baixa de pagamentos de uma empresa, mantendo seu banco de dados constantemente atualizado. Nesse processo, existem basicamente duas etapas: envio do arquivo de remessa e o recebimento do arquivo de retorno.

O CNAB pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo a emissão de boletos uma das mais comuns. Para exemplificar, imagine que sua empresa precise quitar 20 boletos. Ela então cria um arquivo de remessa, seguindo o modelo que o banco aceita, e envia.

O banco valida o arquivo e, se não identificar erros, dá seguimento ao pagamento dos boletos. Uma vez homologados, ele gera o arquivo de retorno para sua empresa.

Através do CNAB, as informações financeiras são atualizadas automaticamente no sistema. Assim, o seu time financeiro pode visualizar que os 20 boletos foram pagos e que o valor foi debitado do caixa.

Vantagens do CNAB para as empresas

Com o CNAB, a empresa tem mais facilidade para controlar seu fluxo de caixa, ganhando em produtividade e eficiência. Outra vantagem de usar essa ferramenta é a possibilidade de integrar os dados com segurança, garantindo maior precisão no acompanhamento de entradas e saídas.

Tudo isso contribui para que o planejamento financeiro seja cumprido, contribuindo para que o negócio possa alcançar seus objetivos. 

Qual a diferença entre o CNAB 240 e 400?

Para atender diferentes necessidades, a FEBRABAN estabeleceu dois modelos de CNAB: 240 e 400.

O CNAB 400 possui uma quantidade menor de informações, limitadas a 400 posições. Esse layout trabalha com uma carteira de cobrança simples e garantida. Ele não permite o serviço de banco correspondente, mas oferece a possibilidade de postagem de títulos pelos correios e o serviço de protesto. Seu fluxo de informações é ágil e simplificado.

O CNAB 240, por sua vez, é o modelo mais utilizado pelas instituições financeiras. Ele carrega um número maior de informações que podem ser configuradas em 4 segmentos de 240 posições. Além das possibilidades do anterior, esse layout oferece serviços de banco correspondente, de agendamento para pagamento de títulos e de pagamentos de contas.

Qual layout escolher?

Para tomar essa decisão é preciso levar em consideração as necessidades da sua empresa, bem como característica e volume das transações realizadas. É igualmente importante conhecer as condições que a sua instituição bancária oferece, para assim escolher o melhor modelo para a sua empresa.

Layout de CNAB Inter

O Inter disponibiliza a opção de troca de arquivos com layout CNAB 240 e 400 para a emissão de folhas de pagamento ou boletos de cobrança.

Com a nossa Conta PJ, é possível aproveitar as vantagens desse modelo por meio do seu Internet Banking. Por lá também é possível agendar datas e horários para os pagamentos de acordo com suas necessidades.

Além disso, no nosso Portal do Desenvolvedor, clientes e parceiros têm acesso a uma seção na qual é possível realizar uma validação para apontar erros na composição do arquivo CNAB. Essa validação destaca ajustes sempre que necessário. A validação também simplifica as operações dos nossos clientes, pois o próprio cliente pode utilizar a plataforma e receber um feedback de forma instantânea.

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