O mundo do comércio eletrônico oferece uma vasta oportunidade para empresários de todos os segmentos. Uma rápida olhada nas estatísticas de e-Commerce mostra um crescimento sólido sem sinais de desaceleração.

E não é só o comércio eletrônico. Hoje, é praticamente um requisito que qualquer grande empresa possua presença no mundo virtual, e quem ainda não o faz, pode ser que esteja perdendo uma grande oportunidade, ficando atrás dos seus concorrentes.

Além disso, vender online pode proporcionar um caminho para o sucesso sem os riscos envolvidos na compra de uma propriedade ou na abertura de uma loja física, por exemplo.

Abaixo, condensamos todo o processo de iniciar seu negócio e criar sua presença online em algumas etapas, além de guias e recursos suplementares.

Lembre-se: dê um passo de cada vez e não tenha medo de voltar atrás e rever seu plano original enquanto aprende mais sobre o mercado no qual deseja fazer parte.

Vantagens de se vender pela internet

Em primeiro lugar, a venda online tem uma série de vantagens em relação à venda por métodos tradicionais, incluindo:

  1. Economia na instalação e nos custos operacionais: você não precisa alugar uma loja física, pagar assistentes de loja ou responder a muitas perguntas pré-venda;
  2. Redução dos custos de processamento de pedidos, pois os pedidos dos clientes podem entrar automaticamente em seu banco de dados de pedidos a partir do site;
  3. Maior alcance geográfico, aumentando assim as oportunidades de vendas;
  4. Mais disponibilidade, podendo abrir 24 horas por dia, sete dias por semana;
  5. Ser capaz de receber pagamentos mais rapidamente a partir de transações online;
  6. Melhorar as suas ofertas usando os dados coletados, rastreando as compras dos clientes;
  7. Utilizar sua loja online como catálogo para apresentar seus produtos aos clientes existentes.

Além disso, muitas empresas podem administrar sites piloto de comércio eletrônico sem investimento significativo.

Entretanto, a criação de uma loja online totalmente automatizada, feita sob medida para atender suas necessidades específicas, pode ser cara. Por isso, pesquise a solução que ofereça as vantagens mais interessantes para seu negócio e inicie de forma simples.

Passo a passo para começar a vender online

Escolha os produtos para vender na internet

Que produto você vai oferecer? Parece uma pergunta simples, mas alguns empreendedores não pensam bem sobre isso.

Afinal, seu produto pode estar mal definido, ou já pode ser oferecido por muitos outros no mercado. Portanto, concentre seus esforços para começar, e depois encontre seu nicho.

A amazon, por exemplo, começou apenas com livros usados antes de se tornar o império varejista global que é hoje.

Descubra o que lhe dá energia e procure diferenciais que façam com que potenciais clientes escolham seu negócio quando forem comprar.

Faça uma pesquisa do seu público-alvo

Entender qual é o público do seu negócio é extremamente importante quando o assunto é vender pela internet.

Afinal, você precisa saber qual é o perfil dessas pessoas, o que elas fazem, qual é a renda orçamentária, seus hábitos, principais canais de comunicação que elas acessam e quais tipos de produtos elas se interessam.

Tudo isso deverá ajudar na construção de estratégias para o seu negócio, principalmente na construção de projetos de marketing e vendas.

Portanto, faça uma pesquisa de mercado através de formulários, enquetes ou até mesmo contrate um profissional da área para ajudar na definição deste público.

As redes sociais oferecem muitas informações sobre o público do seu interesse, isto deverá ajudá-lo.

Analise a sua concorrência

Analisar seus concorrentes ajuda você a manter-se na vanguarda do que está trabalhando em seu nicho, identificar táticas de sucesso, novas tendências, e antecipar mudanças no mercado.

Além disso, também ajuda a definir suas mensagens, posicionamento e estratégia geral de negócios.

Afinal, como fazer uma análise competitiva? Aqui estão algumas dicas:

  1. Assine o blog de seus concorrentes;
  2. Compre um produto que eles vendem;
  3. Abandone um produto em seu carrinho de compras;
  4. Cadastre-se para seu boletim informativo;
  5. Siga-os nas mídias sociais.

Ao tomar estas medidas, certifique-se de documentar suas descobertas com notas sobre cada abordagem, pois você quer ser capaz de encontrar insights relevantes quando precisar.

Defina onde irá vender

Entraremos nisto com mais detalhes mais adiante, mas você precisará da plataforma de software certa para ter sucesso no mercado online.

Escolha uma plataforma de comércio eletrônico que se adeque especificamente as necessidades do seu negócio, e não necessariamente a mais popular.

Existem muitas boas opções e todas elas têm seus próprios pontos fortes e fracos.

No fim das contas, experimente algumas antes de se estabelecer em uma, afinal, será a ferramenta mais importante do seu novo negócio.

Não deixe de pesquisar em quais plataformas os seus concorrentes mais alcançam resultados e qual canal de compras o seu público-alvo está ativo, isso deverá ajudar na decisão.

Encontre bons fornecedores e organize a logística

Se estiver interessado em iniciar um negócio de comércio eletrônico online, você precisará encontrar fornecedores confiáveis e deve ter atenção aos preços que seus concorrentes estão aplicando.

Além disso, vale a pena fazer um relatório de vendas criando, a partir dele, uma projeção, de forma a alcançar 3 objetivos principais:

  • Evitar que seu dinheiro fique imobilizado em excesso de estoque, o que pode te dar menos liquidez para investimentos, projetos, marketing ou até menos capital-de-giro;
  • Impedir que o estoque extrapole sua capacidade;
  • Evitar a falta de produto que farão que você perca vendas.

Não é uma tarefa fácil, e existem diversos modelos matemáticos que podem te auxiliar nesses pontos.

Defina o preço dos seus produtos

Uma vez que você tenha uma compreensão firme do mercado, faça alguma reflexão sobre seu negócio.

Comece com seus custos. Anote todos os gastos de seu negócio. Seus custos geralmente se encaixarão em duas categorias: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos não sofrem variações, não importa quantos produtos você venda. Exemplos incluem aluguel, seguro, pagamento de empréstimos, internet e salários de possíveis funcionários, e eles não se não se afetam pelas vendas.

Já os custos variáveis mudam conforme a quantidade de produtos que você vende. Neles podem incluir os valores de embalagem, transporte, o tempo e o próprio custo de produtos vendidos.

Os principais parâmetros que definirão o preço dos seus produtos serão esses custos variáveis e também os valores ofertados por seus concorrentes, de forma a oferecer algo que faça sentido para seus clientes.

É essencial conhecer estes dados antes de montar sua estratégia de preços, porque se você não cobrir pelo menos seus custos e atingir o breakeven point, seu negócio fracassará!

Crie sua presença online

Você deve começar imediatamente a comercializar sua loja online para garantir um fluxo constante de clientes.

A melhor forma de marketing é uma abordagem multifacetada que inclui mídias sociais, boletins de e-mail, otimização de mecanismos de busca e publicidade paga.

Além disso, você também pode fazer promoções e cupons regularmente, como descontos de produtos, e até mesmo acordos diários ou acordos de grupo, se seu software de e-Commerce os suportar.

As mídias sociais como o Facebook são uma ótima maneira de divulgar seu nome, interagir com os clientes e vender pela internet.

Portanto, você deve criar uma página de negócios no Facebook e carregá-la com imagens e informações da empresa - com um link de volta para o seu site ou ambiente onde a venda seja concluída, é claro.

Instagram, TikTok e Pinterest também são meios populares de engajamento, e por um bônus adicional, você pode vender produtos de todas essas plataformas.

Defina os meios de pagamento

Agora é o momento de decidir a forma de pagamento aceita e como você, proprietário da empresa, os receberá.

Há várias opções online disponíveis para você. As mais populares incluem a aceitação de cartões de crédito, PayPal, Boleto e Pix. Priorize as empresas que aceitem todas esses métodos, em especial o PIX.

Além disso, diversos sistemas para criar sites, como a Wix ou a Shopify, já incluem seus próprios meios de pagamento, mas vale a pena pesquisar para selecionar aqueles que atendam a suas necessidades e que possuam as menores taxas.

Crie estratégia de divulgação para vender pela internet

Quando você estiver pronto para começar a promover seu negócio online, será necessário elaborar um planejamento de marketing.

Existem muitos métodos no mercado. Entretanto, quando se trata de aprender como vender pela internet, alguns são melhores do que outros, tendo em vista onde seu público se encontra, e qual será o custo para conquistar um novo cliente.

Aqui estão quatro métodos de marketing online que você pode utilizar para as vendas:

  1. Marketing em Mídias Sociais: Use as mídias sociais para criar e compartilhar conteúdo, se envolver com seu público-alvo e direcionar o tráfego para seu website para as vendas de terrenos;
  2. Divulgação direta: Alcance individual em empresas para lançar seus serviços;
  3. Publicidade paga: Anuncie em plataformas como Facebook, Instagram, Google, e YouTube para aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas;
  4. Marketing Influenciador: Fortaleça-se com um time de influenciadores para promover seus produtos diretamente para seus segmentos existentes.

Fidelize seus clientes

Para fidelizar os clientes, incentive as compras recorrentes com ofertas especiais, descontos ou regalias.

Você pode até considerar a criação de seu próprio programa de fidelidade.

Há muitos tipos diferentes como aqueles baseados em sistemas de pontos - o equivalente virtual do cartão perfurador.

Afinal, ao dar a seus clientes algum tipo de recompensa, você os faz sentir-se bem com as compras e o benefícios motivação a continuarem voltando.

Programas de fidelidade como estes ajudam seus clientes a se sentirem valorizados e apreciados, ao mesmo tempo em que fornecem dados valiosos sobre os clientes que você pode usar para melhorar sua experiência de cliente.

Dicas para atrair clientes

Invista em marketing de conteúdo

Atualmente, os consumidores esperam aprofundar seus conhecimento sobre os produtos, serviços e marcas que consomem através de websites e mídias sociais.

Portanto, as táticas de marketing de conteúdo orgânicas se tornaram populares para atrair e engajar clientes online.

O inbound marketing tem uma abordagem centrada no cliente, usando táticas para atrair clientes-alvo através de conteúdo estimulante, envolvente e útil.

Por outro lado, o marketing de saída usa táticas de "push" para colocar o marketing diretamente na frente dos consumidores, independentemente de eles acharem relevante ou não.

Uma ferramenta útil para o marketing orgânico é o site de negócios, para se beneficiar das palavras-chave que os clientes potenciais estão procurando.

Além disso, táticas como a criação de conteúdos em blogs e postagens completas, também fazem parte deste modelo de negócios para vender pela internet.

Conheça e aplique boas práticas de SEO

Em vez de pagar pela publicidade para que ela seja classificada nos resultados dos mecanismos de busca, a otimização dos mecanismos de busca (SEO) ajuda você a subir organicamente (gratuitamente) nos resultados de busca, sendo o principal deles o Google.

Um componente chave de SEO é conduzir uma pesquisa por palavras-chave para criar uma lista de palavras-chave de alto desempenho relacionadas a seus produtos ou serviços.

Desse modo, o SEO requer um investimento de tempo e esforço, diferentemente dos gastos diretos com publicidade.

Os tipos de SEO incluem:

  1. SEO na página é o conteúdo da página, que pode ser otimizado com o uso e busca de palavras-chave e de títulos que sigam os altos volumes de busca do google, bem como a intenção de busca dos consumidores ;
  2. SEO off-page é uma prática como a construção de links para construir sua autoridade;
  3. SEO técnico ajusta no que se refere ao desempenho de seu website, tal como aumentar a velocidade de carregamento (o Google gosta de websites rápidos). Em alguns casos é necessário utilizar desenvolvedores para solucionar esse tipo de demanda.

Anuncie nos mecanismos de busca e em outros sites

Já imaginou aparecer nas primeiras posições do Google quando alguém buscar por um produto que você vende? Ou ainda ter seu produto exposto no site de outras empresas?. Tudo isso é possível utilizando o Google Ads, ferramenta essencial para o Marketing Digital.

Para a Rede de Pesquisa do Google, o mais comum é escolher palavras-chave que possuam relação com seu negócio e criar anúncios, para que sua página apareça quando potenciais clientes forem buscar por esses termos. Já a rede de display é um conjunto de sites parceiros do Google que se associam para receber publicidade paga em suas páginas por meio do Google Ads.

Crie conteúdo relevante nas redes sociais

O principal objetivo do marketing de mídia social é aumentar o conhecimento da marca e estabelecer confiança com o público-alvo para gerar leads de clientes e direcionar tráfego ao website.

As plataformas populares de mídia sociais incluem:

  1. YouTube;
  2. Facebook;
  3. Messenger;
  4. Twitter;
  5. LinkedIn;
  6. Instagram;
  7. Snapchat;
  8. Pinterest;
  9. TikTok.

A maioria das plataformas de mídia social permite que você veicule anúncios em seu site, aumentando a conscientização quando você tem um público pequeno.

Cada plataforma de mídia social têm suas peculiaridades, e as pessoas as usam de diferentes formas, então é importante que você tenha esse conhecimento e faça postagens relevantes para seus seguidores.

Nada de ficar postando apenas ofertas, hein!? Ofereça conteúdos relevantes e que possam de fato ajudar no dia-a-dia desses potenciais clientes. Isso vai fazer com que você seja ouvido com mais frequência e atenção, inclusive quando for vender algo.

Crie anúncios nas redes sociais e YouTube

Apesar dos conteúdos nas redes sociais serem uma ótima estratégia para realizar vendas, é difícil conseguir resultados de forma rápida somente com elas.

Se você quiser agilidade, é válido testar e criar anúncios pagos nas redes sociais e também no YouTube, de forma que seus conteúdos publicitários apareçam enquanto as pessoas estão navegando por essas redes.

Infelizmente, esse tipo de divulgação é pago, mas se bem feito, com anúncios chamativos e relevantes, eles podem trazer bons resultados para seus negócios. Para fazer anúncios no Facebook e Instagram, é necessário utilizar o Gerenciador de Anúncios, enquanto para o Tik Tok, deve-se usar o Tik Tok Ads Manager. Para o youtube, a ferramenta utilizada é o Google Ads.

Ademais, antes de gastar muito dinheiro com qualquer um deles, é válido estudar como cada um funciona, pois dependendo da forma que você seleciona seus públicos, no momento da criação das campanhas que irão veicular os anúncios, os resultados podem ser bem diferentes. Isso ocorre porque nessas plataformas é possível realizar diferentes tipos de segmentações de públicos, como de local, idade e interesses, ou até mesmo envolvimento com sua página ou perfil. Esses aspectos podem ser uma mudança de chave que trará sucesso, ou uma armadilha que te distanciará de seus objetivos.

Dicas para aumentar a taxa de conversão

Invista em páginas, fotos e vídeos bem feitos

Você já percebeu que quando vai em alguma loja ou restaurante mais bonito os produtos tendem a ser mais caros? E isso não significa necessariamente que eles são melhores,, mas mesmo assim, as pessoas ficam sucessíveis a gastar mais, porque julgam a loja pela vitrine. O mesmo pode ser aplicado para a sua presença online.

Isso quer dizer que, na maioria dos casos, é válido investir em páginas com belos designs, tirar fotos de produtos de forma profissional e gravar vídeos bem feitos para divulgar em anúncios ou dentro da própria loja. Esse tipo de investimento garante maior credibilidade e pode te dar liberdade para aumentar o ticket médio dos seus produtos.

Ofereça informações completas objetivas e transparentes

Os usuários não se convertem se não confiarem em sua marca ou não experimentarem fricção no processo.

Então, como você pode aumentar a confiança? Através do compartilhamento de informações completas, objetivas e transparentes.

Você pode usar várias táticas, incluindo garantias de devolução de dinheiro, atualizando o conteúdo de seu site regularmente, evitando links de spam, e tornando o site fácil de usar.

Se parecer que você não postou um blog em dois anos ou se houver muitos links quebrados - isso é fricção e cria desconfiança.

Além disso, você pode incluir bios de equipe para que seu público saiba de quem eles estão recebendo informações.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais podem ser usados em todos os canais, formatos e tipos de conteúdo que sua empresa produz para se relacionar com os consumidores, influenciando o aumento das taxas de conversão.

Por exemplo, é possível utilizar gatilhos mentais dentro das páginas de produtos de um comércio eletrônico para incentivar o comprador a fazer a compra imediata.

Uma maneira de fazer isso, por exemplo, é colocar um contador de tempo que indica que a oferta apresentada em breve estará esgotada.

Também é possível usar gatilhos mentais na produção de conteúdo, através do compartilhamento de notícias e lançamentos exclusivos.

Dicas para fidelizar seu cliente

Se preocupe com a experiência do cliente

As expectativas dos clientes hoje são mais altas do que nunca. E sabendo como é fácil para um cliente desertar para o concorrente mais próximo quando ele não consegue encontrar o que está procurando em seu site - ou em outro lugar ao longo da jornada - os riscos em torno da experiência do cliente são incrivelmente altos.

Tão alto que até mesmo uma experiência negativa pode fazer perdê-lo para toda a vida e potencialmente criar um efeito de ondulação que pode influenciar as percepções de outros também.

Por quê? Porque os clientes que tiveram uma experiência negativa são muito mais propensos a falar sobre isso, deixar uma má avaliação e compartilhar sua experiência com toda a sua rede.

Portanto, não deixe de criar estratégias para oferecer a melhor experiência ao vender pela internet.

Afinal, uma avaliação negativa e você pode ter grandes problemas para conseguir vender os seus produtos online.

Dessa forma, vale a pena chamar ou mandar um formulário para avaliar a experiência do cliente, enviar mensagens para filtrar os comentários negativos e entender o que pode ser melhorado.

Crie estratégias de recorrência

Não deixe de manter contato com o seu cliente, portanto, crie estratégias de recorrência, como o envio de e-mail automáticos com promoções, cupons, descontos, etc.

Tudo isso deverá ajudar a manter o seu público-alvo sempre próximo e comprando cada vez mais.

Além disso, não deixe de observar as principais estratégias de recorrência dos concorrentes e aplicar o que está dando certo no seu negócio.

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Izabella SouzaAnalista de Conteúdo

Jornalista entusiasta da música, da escrita e da missão de te informar e contextualizar sobre o que realmente importa!

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