Em todo tempo, queremos novas conquistas! Um novo - ou mesmo o primeiro - veículo e uma nova moradia são sonhos que sempre queremos realizar. Porém poucos sabem que essas conquistas são possíveis com o consórcio, um modelo que pode ser bem mais simples sem apertar o bolso. 

Mas, afinal, como funciona o consórcio? O que é esse modelo? Será que é a melhor opção para mim?

Para responder essas perguntas viemos te explicar de uma vez que bicho é esse e mostrar histórias reais de quem usou o consórcio para realizar seus sonhos. Confira!

O que é consórcio?

Para começar a explicar o que é um consórcio, basta você entender que ele é um modelo de aquisição de bens ou serviços. Existe consórcio para veículos - de carro, moto ou mesmo caminhão -, para imóveis e também para serviços. Até aqui, tudo certo.

Como funciona?

Para entender como funciona, imagine um grupo de pessoas que pretende comprar um imóvel, um carro ou uma moto, mas não possuem dinheiro suficiente para fazer a compra à vista, por exemplo. Essas pessoas se unem e a cada mês elas contribuem com uma quantia. Quando somada, essa quantia é o que chamamos de carta de crédito.

É com a carta de crédito que os consorciados poderão adquirir o bem que tanto querem. A cada mês um ou mais consorciados podem ser comtemplados, de 3 formas.

Uma delas é o sorteio.

A contemplação ocorre por meio de um sorteio mensal, em que as pessoas sorteadas têm o direito de usar o dinheiro para comprar a casa ou o carro. Ou seja, é possível que assim que você entrar em um grupo de consórcio já possa ser rapidamente comtemplado. Isso vai depender da sua sorte!

Quais as outras 2 formas de contemplação?

Os lances são uma maneira de você não contar só com a sorte em um consórcio. Usando-os de forma inteligente, dá pra acelerar sua contemplação e, assim, realizar seu sonho bem mais rápido.

No lance fixo já temos um valor definido anteriormente e aqueles que optarem por lances fixos concorrem somente entre eles na hora do sorteio.

Já o lance livre você tem mais autonomia e dá pra escolher o valor que dará como lance. Nesse caso, quem tiver dado um lance maior, leva a contemplação.

E pra quem quer aumentar suas chances ainda mais, também dá pra combinar os dois: lance fixo e lance livre.

O ideal é que você tenha um planejamento financeiro. Assim, consegue ter uma noção maior de quais meses poderá aumentar o valor do lance e quais vai preferir contar só com a sorte mesmo.

Histórias reais

Pra te ajudar a tomar a melhor decisão, também trouxemos quem já fez o consórcio com a gente pra contar um pouquinho do que acharam:

“Me sinto no dever de informar que estou satisfeito com a parceria entre BAMAQ e Banco Inter, acerca da contratação das cartas de consórcio ocorrida em fevereiro. Para minha grata surpresa, a cota do consórcio de imóvel foi contemplada por sorteio na última assembleia do grupo, agora em maio. A BAMAQ entrou em contato imediatamente para comunicar e dar instruções.”

Olha só que legal, o Renato Facciolla fez o consórcio imobiliário e, em poucos meses, já foi contemplado. Isso que é sorte!

“Assim sendo, e visando manter estratégia previamente definida pela empresa, gostaria de solicitar cotação para contratação de mais uma cota de consórcio de imóvel.”

E com sua experiência foi super positiva, decidiu realizar outro consórcio para conquistar um novo imóvel. Muito bacana!

A Ana Luiza Alves também escolheu fazer um consórcio para a compra do seu carro novo

“Como a taxa de administração do banco Inter e da BAMAQ é super atrativa, então foi bem vantajoso fazer essa contração. Eu escolhi dar um lance pra acelerar um pouquinho o processo da contemplação. Fui contemplada já no primeiro mês. Fiz o processo de lances todo pelo site da BAMAQ, no portal online, após minha contratação pelo Inter. Então é bem simples, é bem intuitivo.”

A BAMAQ é a nossa parceira nos consórcios imobiliários e de automóveis. Juntos, tornamos o processo descomplicado para que você conquiste o bem que tanto queria.

“Quando finaliza a BAMAQ entra em contato com você, dando o resultado das assembleias quando você é contemplado. Agora já tô de carrinho novo!”

Viu só? Sem burocracia e com muita transparência, a gente te ajuda a realizar seus sonhos!

>>> Conheça também a nossa parceria com a MRV

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
3 dicas para acelerar a contemplação do consórcio

Conquiste seu carro ou moto antes do que imagina! ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funciona o consórcio imobiliário?

A modalidade pode ser uma opção para realizar o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais